Portal Chamar Táxi

Arquivo de Notícias

Status
Não está aberto para novas respostas.

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
Investigador japonês afirma ter ensinado baleia a "falar"

Investigador japonês afirma ter ensinado baleia a "falar"

Um investigador japonês da Universidade de Tokai diz ter conseguido ensinar uma baleia beluga a comunicar com os humanos.

Segundo o investigador, a baleia beluga Nack, do parque marinho Kamogawa Sea World, perto de Tóquio, conhece três "palavras": barbatana, óculos de mergulho e balde.

A baleia emite um som distinto para cada um dos três objectos, sendo inclusive capaz de escolher o objecto correcto sempre que o respectivo som lhe é reproduzido.

Tsukasa Murayama afirma que começou a treinar Nack após ter ficado insatisfeito com o sistema de sinais gestuais actualmente utilizado para comunicar com as baleias e os golfinhos.

«Sempre quis falar com as baleias, e quanto mais pensava nisso, apercebi-me que elas já comunicavam através do som», declarou à Reuters o professor da Universidade de Tokai.

«Foi por isso que pensei que podia treiná-las a nomear certos objectos utilizando sons que elas já fazem», acrescentou Murayama, que acalenta a esperança de um dia conseguir ensinar as baleias a expressar os seus sentimentos de uma forma que os humanos possam entender.






ciberia
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Grito do amor de uapiti faz mulher chamar xerife nos EUA

Um uapiti estava procurando uma fêmea para namorar, dando seus gritos de cortejo, quando uma moradora de Payson, Arizona (EUA), acreditou tratar-se de uma briga e chamou a polícia.

Assustada, a mulher ligou para o escritório do xerife da região de Gila e disse estar ouvindo gritos que pareciam ser de uma forte briga.

Não é a primeira vez que alguém confunde o som destes bichos com gritos humanos e chama as autoridades, informa a agência Associated Press. Os próprios policiais têm ouvido gritos de uapitis nos últimos dias. Sabendo do que se tratava, eles não chegaram a ir à residência da moradora.

O berro do animal é muito alto e serve tanto para atrair as fêmeas como para afastar outros machos para que ele possa cruzar.

A temporada de acasalamento dos uapitis vai até o começo de Outubro.


.
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Comissão Europeia propõe regulamento para melhorar condições de abate de animais



A Comissão Europeia adoptou hoje uma proposta de regulamento para melhorar as condições de abate de animais, com o objectivo de minimizar o seu sofrimento nos matadouros.

A proposta de regulamento, que actualiza a directiva (lei europeia) 93/119/CE, cria procedimentos normalizados para garantir o bem-estar dos animais e é de aplicação imediata após ser aprovado.

Os matadouros terão que avaliar regularmente a eficácia das suas técnicas para aturdir os animais, para além de designar um responsável pelo seu bem-estar.

Os matadores vão ter que assegurar formação e qualificação profissional dos funcionários, que passam a ter um certificado de competência com a validade de cinco anos, renovável mediante avaliação de organismos independentes. Está prevista uma derrogação para as instalações de pequenas dimensões.

Um dos requisitos é garantir que os animais adormecidos não acordem antes do abate, sendo definidos parâmetros mínimos de voltagem. O regulamento proposto pela Comissão Europeia abrange ainda os animais criados em aviário e explorações.

Segundo dados de Bruxelas, todos os anos são abatidos cerca de 360 milhões de porcos, ovelhas, cabras e bovinos, bem como milhares de milhões de aves, para obtenção de carne, nos matadouros da União Europeia.

A este número somam-se ainda 25 milhões de animais que são abatidos para aproveitamento da pele.




Público
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Touro sai em disparada, colide com carro e morre em NY

Os moradores do Queens, em Nova York, mal puderam acreditar no que viram.

Um jovem touro saiu correndo pelas ruas da cidade e assustou a população na quarta-feira (17).

Policiais foram chamados e tentaram cercá-lo com veículos, para impedir que fosse para as pistas repletas de automóveis. Amedrontado e fora de controle, o animal bateu e danificou um carro. Não se sabe quem é o dono do touro.

A perseguição ao animal durou várias horas e só terminou por volta das 22h.

Um dos policiais conseguiu laçar o touro e dominá-lo. Em seguida, ele foi levado para um abrigo municipal.

Richard Gentkes, porta-voz do centro de controle de animais da cidade, afirmou à Associated Press que o touro morreu menos de uma hora após chegar ao abrigo. Segundo ele, os veterinários não souberam dizer a causa da morte.


.
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Galinhas descendem dos dinossauros T-Rex

Cientistas descobriram que as galinhas descendem do temível dinossauro T-Rex.

A mesma descoberta representa também uma revolução na paleontologia, já que até agora os cientistas pensavam que as moléculas de proteína eram destruídas durante o processo de fossilização.

Uma investigação conjunta entre as universidades norte-americanas de Harvard e da Carolina do Norte descobriu que as galinhas descendem do mais temível dos dinossauros, o T-Rex.

A descoberta, publicada na edição desta semana da revista Science, é vista como a primeira evidência molecular de que as aves são os descendentes mais próximos dos dinossauros na era moderna.

Os investigadores conseguiram recuperar e analisar fibras de colágeno de um osso de Tiranossauro T-Rex com 68 milhões de euros e compararam a proteína com 21 espécies existentes na actualidade, sendo que o jacaré é o primo mais afastado do temível dinossauro.

Esta descoberta representa também uma revolução na paleontologia, já que até agora os cientistas pensavam que as moléculas de proteína eram destruídas durante o processo de fossilização.

Os investigadores acreditam que, a partir de agora, vai ser possível construir matrizes de evolução animal mais precisas, apesar de avisarem que a molécula de DNA ainda não sobreviveu à passagem do tempo, pelo menos à passagem de milhares de anos.

Através do estudo das sequências moleculares foi possível também descobrir que os elefantes são os descendentes directos dos mastodontes que viveram há 600 mil anos.

TSF
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Cão amputado ganha 'pata biônica'


Buldogue de 8 anos tem prótese que é utilizada para vítimas de atentados.
Cachorro perdeu a pata no ano passado após tratamento contra câncer.


0,,15533487-FMM,00.jpg


O amor do segurança Reg Walker por Coal, um buldogue de 8 anos, não tem limite. Pelo menos financeiro. Walker pagou 10 mil libras esterlinas, o equivalente a cerca de R$ 35 mil, para colocar uma prótese na pata dianteira esquerda do cão, amputada por conta de um câncer em 2007. (Foto: Reprodução/Dailymail.co.uk)


0,,15533489-FMM,00.jpg


Walker posa ao lado de Coal, o segundo animal a receber a moderna prótese feita com uma liga de titânio. A técnica, que tem sido testada com vítimas de atentados a bomba, permite que a tecidos da pele e o do osso 'grudem' na prótese, como um transplante. O desafio é evitar que a peça seja rejeitada pelo corpo. (Foto: Reprodução/Dailymail.co.uk)




G1
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Embarcação portuguesa capturou peixe de bico de grandes dimensões



Uma embarcação de pesca desportiva do porto de Sesimbra terá capturado um peixe de bico espadarte ou marlin que aparenta pesar cerca de meia tonelada.

No porto de Sesimbra aguarda-se a chegada do barco e, caso seja confirmado o peso do peixe, a embarcação poderá ter apanhado um dos maiores exemplares de sempre a nível europeu, segundo revelou fonte da autarquia local à agência Lusa.



Portugalmail
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Polícia sérvia encontra corpo de cavalo em duto no 12º andar


Ninguém sabe como ele foi parar lá. Nem os moradores, nem as autoridades.

Um mistério intriga a cidade de Prokuplje, na Sérvia. Os cidadãos se perguntam o que o corpo de um cavalo fazia na coluna de ventilação do 12º andar de um edifício.

A polícia foi chamada ao local após chamados de moradores que reclamavam de um cheiro estranho e forte, informa o site Ananova.

O prédio foi evacuado até a descoberta do animal, cujo corpo já estava em decomposição.



Folha Online
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Bode trabalha na polícia russa

bode.jpg


Um caso raro, em Murom, uma pequena cidade da Rússia, um bode de nome “Boris Boricovich” também faz parte do quadro policial . Como todos, ele tem o seu vencimento oficial e a sua refeição à conta do trabalho.

Vive na esquadra numa casinha de cão perto da estrebaria. No Inverno, é transferido para um local mais abrigado. Os deveres do bode são expulsar as moscas dos cavalos – explicou a esquadra policial, - o que é conseguido por meio do cheiro do bode. Além disso, também expulsa o mau espírito dos cavalos.

Antigamente diziam que, durante a noite vinham espíritos para estrebaria que espantavam os cavalos. E para expulsar os maus espíritos, os camponeses mantinham bodes na estrebaria. Assim, Boris, executa o seu trabalho de forma perfeita. Não há moscas e os cavalos estão calmos.

Há já três anos que o bode exerce o seu cargo e muito bem. Quando chegam delegações de outras cidades, todos querem ver bode.

(adaptado)


pravda.ru
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Movido para a secção de zoologia:right:

:naodigas::naodigas:
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Orangotango é o primeiro animal atingido por leite contaminado

China: Orangotango é o primeiro animal atingido por leite contaminado

Xangai (China), 25 set (EFE).- O escândalo do leite adulterado com melamina, que já causou problemas a mais de 53 mil crianças, se estendeu agora aos animais, após serem detectados cristais na urina de um orangotango que bebeu leite em pó de uma das marcas contaminadas, informou hoje o jornal "Shanghai Daily".

O animal, de 15 meses, tomava leite da marca Sanlu, a primeira na qual foi detectada melamina, porque seus cuidadores consideravam que era a melhor para a absorção do cálcio.

"Estes cristais mostram sinais incipientes de uma pedra", disse um dos veterinários que atendeu o orangotango após detectar uma cor amarela estranho na urina do animal, que vive no zôo da cidade chinesa de Hangzhou, no leste do país.

Segundo os cuidadores, estes animais gostam de leite e tanto o orangotango doente quanto seu irmão, que também passou por exame veterinário, costumavam tomar um "saco grande" todas as semanas.

O zôo já anunciou que enviará outros animais que tomaram leite Sanlu ao veterinário para um exame completo nos próximos dias.

O leite contaminado com melamina, substância química que engana os detectores de proteínas e que produz cálculos renais, já provocou a morte de quatro bebês na China.


EFE
trr/an
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
nova espécie de lagarto sem patas

Brasileiros descobrem nova espécie de lagarto sem patas na caatinga
Animal mede apenas 5 cm (sem a cauda) e consegue 'nadar' na areia.
Réptil integra leva de novas descobertas de bichos sem membros.


Enquanto o sertão não vira mar, uma espécie de lagarto sem patas, recém-descoberta na caatinga, tem de se contentar em nadar na areia mesmo. Essa é uma das características marcantes do Scriptosaura catimbau, réptil de apenas 5 cm de comprimento (sem contar a cauda) nativo do interior de Pernambuco. O bicho, descrito por dois pesquisadores brasileiros, faz parte de uma leva impressionante de novas espécies que estão aparecendo nas areias nordestinas.



0,,15554389-FMM,00.jpg
O escrivão (Scriptosaura catimbau) em seu ambiente natural



"Tudo indica que esses bichos hiperespecializados para a vida em terreno arenoso se diversificaram muito rapidamente, em uns 9 milhões de anos, com as espécies mais recentes tendo se diferenciado há 1 milhão ou 2 milhões de anos", contou ao G1 Miguel Trefaut Rodrigues, pesquisador do Departamento de Zoologia da USP e um dos responsáveis pela descoberta. Junto com sua colega Ednilza Maranhão dos Santos, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rodrigues publicou a descrição formal do S. catimbau -- ou "escrivão", como é conhecido pelos moradores da área onde vive -- na revista científica "Zootaxa".



Apesar da grande quantidade de bichos recentemente descobertos nas dunas nordestinas, o S. catimbau é tão diferente das demais que mereceu a denominação não só de uma espécie, mas de um gênero novo (o Scriptosaura; o gênero é a primeira parte do nome oficial de qualquer ser vivo, tal como o gênero Homo, ao qual pertence a nossa espécie, Homo sapiens).



Tanto o nome científico quanto o popular, aliás, são facilmente explicáveis. O réptil foi encontrado no Parque Nacional do Catimbau, e os rastros sinuosos que ele deixa na areia (visíveis na imagem abaixo) explicam o apelido de escrivão. "Na verdade, ele se desloca por ondulações uns três milímetros debaixo da areia, formando morrinhos. Depois que o bicho passa, esses morrinhos desabam, formando o rastro", conta Rodrigues. "Ele provavelmente também só se alimenta debaixo da terra", diz o pesquisador. Segundo Rodrigues, a alimentação do escrivão provavelmente é composta por pequenos invertebrados, como larvas de besouros e borboletas.



0,,15554418-FMM,00.jpg
O Parque Nacional do Catimbau, habitat da espécie em Pernambuco; abaixo, à esquerda, trilha deixada pelo réptil




A adaptação para "nadar" na areia e se enterrar é tão completa que restou ao bicho apenas vestígios modestíssimos -- dois filetes -- das patas de trás e nada das patas da frente. O resto da anatomia, no entanto, deixa claro que esse e os outros bichos do tipo chegaram a essa solução evolutiva de forma independente das cobras, com as quais eles se parecem muito superficialmente. Alguns dos primos do escrivão chegam mesmo a ter uma escama tapando os olhos, sendo completamente cegos, coisa que não se vê na nova espécie.



Criaturas desse tipo estão distribuídas de forma desigual pelos solos arenosos nordestinos, em especial por dunas do curso médio do rio São Francisco. É possível que houvesse há milhões de anos uma região arenosa muito maior, que foi sendo fragmentada pelo rio, por exemplo, o que teria estimulado a formação de novas espécies ao longo do tempo.





G1
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Aquário australiano faz massagem em tubarões

Um aquário em Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, tem o único spa para tubarões do mundo.
O maior predador do oceano não é temido pela bióloga marinha Alisson Edmunds, que também é a massagista.

"Parece estranho massagearmos tubarões, mas eles sofrem lesões musculares como nós, e a massagem funciona para todas da mesma forma", diz Edmunds.

A massagem é realizada em forma de rodízio. Uma vez por semana, cada um dos sete tubarões do aquário tem sua chance de relaxar e tirar as dores do corpo.

A parte mais difícil é levar o animal para a massagem. É preciso que pelo menos dois mergulhadores cheguem ao fundo da piscina e utilizem um saco plástico especial para carregar o animal para o tratamento.

Após a sessão de dez minutos, o tubarão nem parece o mesmo. Volta devagar e sem pestanejar para a piscina artificial.

Salvando vidas

A pele do tubarão tem a mesma textura de uma lixa. Por isso, os movimentos tem que ser feitos sempre da cabeça para o rabo.

"Uma massagem pode salvar a vida deles, como já aconteceu", afirma a bióloga.

Em 2001, um grupo de pesquisadores marinhos australianos encontrou um tubarão nadando em círculos na baía de Melbourne e resolveu levar o animal para o aquário.

Descobriram que Bella, como apelidaram a fêmea, tinha problemas musculares em uma das nadadeiras e poderia morrer se não fosse tratada.

Em outros aquários, tubarões que não se movimentam direito podem até ser sacrificados.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Português é detido com 200 canários na bagagem no aeroporto de Cumbica (SP)

Um português residente no Brasil foi preso por volta das 4h desta quinta-feira no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), ao tentar desembarcar com 200 canários vindos do Peru. As aves estavam em quatro gaiolas dentro de malas, junto com as roupas.

Segundo a SDA (Secretaria de Defesa Agro-pecuária), do Ministério da Saúde, 65 dos pássaros não suportaram a viagem e morreram. Os animais foram trazidos em um voo proveniente de Lima (Peru), pela companhia aérea Taca.

O canário --conhecido como canário da terra peruano-- é nocivo à fauna brasileira, segundo a SDA. A ave poria em risco de extinção a espécie nacional, pois esse tipo de canário costuma competir por território.

Os pássaros que sobreviveram serão levados de volta ao Peru em um voo que sairá do Brasil por volta das 18h desta quinta-feira.

O português ficou detido na Polícia Federal de Cumbica e deve responder por crime de introdução de animais exóticos em território nacional e maus-tratos aos animais.


.
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Ursos Polares - Drama no mar

pol_bearagsot312008.jpg


Lutando contra as ondas vários ursos polares enfrentam morte certa depois de se terem perdido no mar no Árctico.

Tanto quanto se apurou, trata-se um de um grupo de nove animais que mergulhou no oceano após o gelo flutuante onde estavam ter derretido. Foram descobertos por cientistas americanos que sobrevoavam o Alasca no mar Chukchi.

Os cientistas referem que o instinto dos animais os direccionou para Norte, quando a ilha mais próxima fica a 60 milhas a Sul, (1 milha=1,60934 km).

Contudo em resultado do aquecimento global, o gelo derreteu de tal forma, que seguindo uma rota para Norte, só encontrariam gelo a cerca de 400 milhas.

Embora os ursos polares sejam excelentes nadadores e haja conhecimento que um grupo conseguiu nadar cerca de 100 milhas, esta distância é de todo inatingível para os animais em questão.

A WWF (World Wide Fund for Nature) está a considerar solicitar o apoio do Governo dos EUA, no sentido de enviar um barco que pudesse resgatar alguns dos animais.

Fonte: netscape.com
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Lagartagis - Jardim de borboletas fecha ao público por falta de financiamento

Lagartagis mantém visitas educativas a crianças

Jardim de borboletas fecha ao público por falta de financiamento


Lagartagis.borboleta.jpg


Parte do trabalho no Lagartagis passava pela criação de borboletas

O Lagartagis, o zoo de borboletas mediterrânicas que funciona no Jardim Botânico de Lisboa, está fechado ao público. A falta de dinheiro obrigou a responsável a fechar o jardim, mantendo só as visitas educativas a crianças.

“Apesar do nosso esforço para levar este projecto para a frente, vimo-nos obrigados a tomar esta decisão, por dificuldades financeiras”, escreveu Patrícia Garcia Pereira num comentário no Borboletas na Web, o site onde se podem ver vídeos em directo das borboletas do Lagartagis.

O jardim “precisa pelo menos de três biólogos e um jardineiro a tempo inteiro, por isso é que não temos condições”, disse a bióloga ao PÚBLICO. Actualmente para além da Patrícia Garcia Pereira, só Ana Sofia Leitão, outra bióloga, é que está a trabalhar no jardim.

“Em 2007 tivemos um mecenas, que nos deixou de apoiar”, explica a bióloga. Hoje só têm o dinheiro que fazem com as visitas ao Lagartagis que é insuficiente para manter alguém a tempo inteiro.

“A investigação acabou. A prioridade é manter o Lagartagis, que é a coisa mais importante que fizemos”, explicou a bióloga que também é directora do Tagis, o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. O projecto do jardim teve origem na exposição Borboletas Através dos Tempos que esteve patente no Museu de História Natural.

“Precisamos da ajuda. (...) Trabalho voluntário, envio de lagartas, angariação de sócios, sugestões para obter apoios financeiros”, lê-se no mesmo comentário. As responsáveis têm procurado arranjar financiamento de origem privada e estatal, mas até agora não conseguiram nada.

“A nossa maior revolta é que se tivéssemos as condições de trabalho certas, a receita do Lagartagis seria suficiente”, diz Patrícia que acrescenta que não vão “de maneira nenhuma abandonar o projecto”.

Quem visita o Lagartagis pode ver borboletas de várias espécies, que na maioria são nacionais. O jardim proporciona visitas guiadas a crianças e "workshops" que ensinavam por exemplo, como fazer um jardim mediterrânico.

O espaço já recebeu 60 mil visitantes. Por trás havia uma estrutura de investigação em borboletas com alunos de mestrado.


PÚBLICO.PT / Nicolau Ferreira​
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Direcções-gerais de veterinária querem estratégia comum de vacinação

Açores: Direcções-gerais de veterinária de Espanha e Portugal querem estratégia comum de vacinação


Angra do Heroísmo, Açores, 27 Set (Lusa) - Os Directores-Gerais de Veterinária de Portugal e Espanha defenderam sexta-feira a necessidade de "uma abordagem comum na implementação de estratégias de vacinação dos bovinos contra a doença do serotipo 4 da língua azul".

No termo da 47ª Reunião Luso-Espanhola de Serviços Veterinários, que decorreu durante três dias em Angra do Heroísmo (Açores) os responsáveis veterinários defenderam "a apresentação à Comissão Europeia de uma estratégia comum no âmbito do financiamento comunitário".

De acordo com as conclusões do encontro, que reuniu cerca de três dezenas de responsáveis técnicos e políticos dos serviços veterinários dos dois países, "a evolução favorável do combate àquela doença comprova que a vacinação é a arma mais eficaz".

A estratégia, nomeadamente financeira, a adoptar para implementação no próximo ano será definida durante uma reunião bilateral a realizar em Outubro.

Os responsáveis portugueses e espanhóis preconizam "um reforço do debate científico que possibilite o estabelecimento de estratégias adequadas para acelerar a erradicação de doenças como a tuberculose, brucelose e leucose dos bovinos, bem como a brucelose dos pequenos ruminantes".

Os mesmos responsáveis reconheceram ainda que os programas de vacinação com a vacina RB51 e REV1 têm sido importantes ferramentas no controlo da brucelose.

Os técnicos sublinharam ainda a necessidade de ser implementado um programa de vigilância epidemiológica da fauna selvagem pelo facto de ser um dos reservatórios das doenças transmissíveis aos animais domésticos.

Na área da identificação animal acordaram num intercâmbio de informação sobre o desenvolvimento dos sistemas informáticos que suportam a movimentação animal.

Carlos Escribano, Director-geral dos Recursos Agrícolas e Ganaderos de Espanha, considerou "o combate à doença da língua azul como a tarefa mais importante em toda a Europa".

"Por esse facto pensamos que devemos apresentar à Comissão Europeia uma estratégia comum que passe pela vacinação massiva dos efectivos bovinos, como a melhor solução para a erradicação da doença que afecta vários estados da União", defendeu.

O Director-geral de Veterinária de Portugal, Carlos Agrela espera que a Comissão Europeia "aceite os pontos de vista" de portugueses e espanhóis "sobre uma estratégia de vacinação que provou ser eficaz nos últimos anos".

"Provámos que com uma estratégia de vacinação é possível erradicar a doença e por isso tem de existir um esforço na manutenção do esforço de financiamento destes programas", disse Carlos Agrela, adiantando que Portugal precisa de cinco milhões de doses de vacinas para aplicar num efectivo de cerca de um milhão de bovinos e três milhões de ovinos.

Nos Açores não existe qualquer registo de infecção de animais com a doença da língua azul, como também se desconhecem, no arquipélago, animais infectados com tuberculose, leucose, gripe das aves ou encefalopatia espongiforme (BSE ou doença das vacas loucas).

A brucelose, segundo Joaquim Pires, Director Regional do Desenvolvimento Agrário, é inexistente nos pequenos ruminantes - ovinos e caprinos - enquanto nos bovinos a prevalência na região é de 0,2 por cento.

"Neste momento quatro das ilhas - Corvo, Flores, Pico e Graciosa - são oficialmente indemnes, duas próximas de o ser - Faial e Santa Maria - e as restantes três - Terceira, São Jorge e São Miguel - com a possibilidade de o ser a curto prazo", acrescentou.

Os Açores desenvolvem desde 2001 o "Plano de Erradicação da Brucelose nos Açores - A Estratégia da Vacinação" (com a vacina RB51), período no qual efectuaram mais de 200 mil vacinas, que custaram mais de 300 mil euros, ao custo unitário de 1 euro e 50 cêntimos.

Com o apoio de fundos europeus, foi desenvolvido paralelamente um programa de abate de mais de 23 mil animais, que custou cerca de 28 milhões de euros.


JAS
Lusa/fim
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Italiano vende veneno de cobras na Bolívia

Há 20 anos, o italiano Antonio Bonaso começou uma criação de cobras com o conterrâneo Pablo Betella em um pedaço de floresta próximo a Santa Cruz, na Bolívia.
Hoje, ele cria cerca de cem cobras de três espécies diferentes. A empresa fundada por Bonaso e Betella, a Sicae, vende o veneno dos animais.

O dono do negócio conta que mantém as cobras em um sistema de semi-cativeiro, de forma a preservar o habitat o mais próximo do natural.

Com isso, não é necessário controlar factores como a humidade nem tampouco preocupar-se com a alimentação.

Ratos

Os ratos que são lançados para as cobras são criados na própria reserva.

A Sicae diz que estudos indicam que cobras muito manipuladas tendem a ter o veneno menos potente. Por isso, os animais da criação sofrem apenas de três a quatro extrações de veneno ao ano.

A peçonha mais popular é a extraída da víbora lachesis muta - usada para a fabricação de remédios homeopáticos na Argentina. De acordo com Betella, o veneno estimula o sistema imunológico.

Os funcionários da Sicae afirmam não ter medo das cobras, mas - para evitar contratempos - todos usam grossas botas de borracha e equipamentos especiais para extrair o veneno em segurança.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Cidade italiana 'investiga' fezes para multar donos de cães


Cidade italiana 'investiga' fezes para multar donos de cães

Projecto cria banco de DNA com o cadastro dos animais e seus donos.
'Vamos apelar para a genética', explica autoridade de Vercelli.

Da Reuters

0,,15579470-FMMP,00.jpg

Banco de DNA vai identificar os donos dos animais 'infratores' (Ilustração: Arte/G1)

As fezes de cachorro, que antes eram apenas um desconforto para os pedestres, agora podem também ser usadas como provas para multar os donos dos animais de estimação.

Uma cidade no norte da Itália planeia organizar um banco de DNA com o cadastro de todos os cachorros da cidade. Assim, especialistas podem fazer a análise laboratorial de fezes, cruzar o resultado com o arquivo de DNA e identificar quem é o dono do cão responsável por cada sujeira encontrada.

"Se placas e avisos não resolvem o problema, vamos apelar para a genética. Eu quero uma cidade limpa", diz Antonio Prencipe, responsável pelo meio ambiente em Vercelli, cidade com 45 mil habitantes.

Estima-se que cada teste de DNA custe o equivalente a R$ 35, valor que pode ser coberto pelas multas cobradas
.

G1​
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Associação Animal acusa circo de maus tratos a um elefante que terá desmaiado


viewimages.aspx

Um elefante do Circo Victor Hugo Cardinali terá colapsado enquanto o grupo estava acampado em Tavira. A denúncia foi feita por um membro da Associação Animal, que fotografou o incidente e terá sido depois obrigado a abandonar o local. O circo desmente a associação e afirma que o elefante estava a dormir e que se encontra bem de saúde.

Tudo aconteceu na manhã de ontem, quando um dos membros da Animal diz ter presenciado um dos três elefantes presentes em Tavira a colapsar e a ficar caído no chão, no mesmo local estaria também um leão “em claro mau estado”. Estes acontecimentos foram fotografados por essa testemunha que terá depois pedido auxílio para que fosse chamado um veterinário ao local. Segundo a mesma fonte, o pedido de ajuda foi ignorado e uma funcionária do circo Victor Hugo Cardinali obrigou o activista da Animal a afastar-se.

Miguel Coutinho, presidente da Animal, diz que “este caso é um sintoma do que se passa” e acrescenta: “os circos põe e dispõem destes animais”.

Contactada pelo PÚBLICO, Filomena Cardinali desmentiu o sucedido: “Nenhum elefante colapsou, o que aconteceu foi que dois estavam de pé e outro a dormir”. De acordo com Filomena Cardinali, uma mulher pode ter-se assustado ao ver um dos animais no chão, mas acrescenta que “não se passa nada". "Os animais estão em muito boas condições e são vistos sempre por veterinários”.

No entanto, Miguel Coutinho alerta que “só este ano já morreu um leão, um cavalo e um elefante” pertencentes ao mesmo circo. Para o presidente da associação “o Estado, que deve fiscalizar estes casos, encontra-se em negação”.

Entretanto, o circo Victor Hugo Cardinali deslocou-se de Tavira para a cidade de Faro. O PÚBLICO tentou contactar um responsável da Câmara Municipal de Faro (CMF) para saber em que condições estavam os animais, no momento da vistoria, obrigatória por lei para que um espectáculo deste género se possa fixar numa cidade. Ilda Alberto, da secretaria-geral da CMF, confirmou que “o circo recebeu autorização para actuar na cidade” e referiu que “a vistoria contém seis pontos”. Questionada se esses pontos se tratavam de ‘chamadas de atenção’, Ilda Alberto disse que sim mas que não podia revelar sobre o que se tratavam. O PÚBLICO tentou depois contactar Ana Correia, veterinária da CMF, para saber em que estado se encontravam os animais, nomeadamente o elefante que caiu no chão, mas esta não quis prestar declarações e remeteu qualquer informação para o gabinete de relações públicas da CMF. O PÚBLICO voltou a tentar, por várias vezes, entrar em contacto com algum responsável da Câmara mas sem sucesso.

Miguel Coutinho afirma que “não há um sítio no país onde um circo chegue e não haja queixas das pessoas” e defende que é “o princípio do vale-tudo que continua a vigorar no país”.

O presidente da Animal relembrou também vários incidentes envolvendo animais como os dois tigres que, no início do ano fugiram de um camião de transporte do Circo Chen abandonado numa estrada nacional na Azambuja e o tubarão do Circo Aquático Cardinali que morreu depois do reboque-aquário onde viajava ter sido destruído por um incêndio.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Dentista é atacado por pit bull em Pernambuco

Segundo polícia, homem teria chutado portão da casa em que estava o cão.
Vítima sofreu ferimentos nos braços e na cabeça, mas passa bem.

Um dentista de 28 anos foi atacado por um cão da raça pit bull no início da noite de domingo (28) no Recife (PE). A polícia investiga se três jovens teriam instigado o animal a atacar a vítima após ela ter tentado agredir o cão.

O caso foi registrado no final da noite na Delegacia de Santo Amaro. Segundo Flávio Morais, delegado de plantão que registrou o caso, o dentista, acompanhado de outros quatro amigos, andava pela Rua da Hora quando, ao passar em frente a uma casa, o cachorro começou a latir. "O homem disse que chutou a porta da casa para assustar o pit bull", afirmou o delegado. A partir desse ponto, Morais conta que as versões da vítima e dos suspeitos começam a divergir.

Segundo os suspeitos, além de chutar o portão, o dentista teria atirado uma pedra contra o pit bull. Como a casa é antiga, pertence à família há mais de 50 anos, o portão teria cedido e aberto. O cão então saiu e atacou a vítima.

Já na versão do dentista, após ele ter chutado o portão, os três rapazes que estavam na casa, dois deles irmãos, teriam aberto a porta do local para o cachorro atacar a vítima.

Pelo menos duas testemunhas presenciaram o dentista ser atacado pelo animal, mas, de acordo com o delegado, não teriam visto o que ocorreu momentos antes. “Nenhuma testemunha é idónea. As duas testemunhas oculares, que estavam no prédio ao lado da casa, têm laços com a vítima”, disse Morais.

O homem sofreu ferimentos nos braços e na cabeça e foi encaminhado para o hospital, onde recebeu alta ainda no domingo. Na manhã desta segunda-feira (29), ele passou por uma tomografia computadorizada.

O caso foi registrado como termo circunstanciado por lesão corporal. Os três suspeitos prestaram depoimento e foram liberados.


.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo