Portal Chamar Táxi

Arquivo de Notícias

Status
Não está aberto para novas respostas.

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Circos e entidades disputam animais em Brasília

Circos e organizações não-governamentais vão se enfrentar em Brasília, em 4 de Novembro, durante audiência pública no Congresso sobre a Lei do Circo, que proíbe animais em espectáculos. No cerne da disputa está a guarda de leões e outras espécies exóticas.

Caso a lei seja aprovada, o Ibama estima que serão abandonados, pelos circos, 140 felinos, para os quais não há abrigo. Por isso, o instituto está cadastrando entidades interessadas em actuarem como "centros mantenedores de fauna exótica" e defende a inclusão no projecto de um auxílio a elas.

"Precisamos de mais mantenedores e de um incentivo à sua criação, que poderia estar na própria Lei do Circo; se não, vai ser o caos", diz o coordenador de fauna do Ibama, João Pessoa Moreira.

Segundo ele, seriam necessárias 20 novas unidades, pois a capacidade de zoológicos e centros mantenedores, únicos autorizados a receber esses animais, "está esgotada".

Santuários

O projecto de lei 7291/06 dá três anos para os circos se adaptarem à proibição. Hoje, são dez mantenedores de animais exóticos, entre eles os afiliados ao projecto GAP (Protecção aos Grandes Primatas) e à Aserg (Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos), de São Paulo, que, segundo Moreira, não usam recursos públicos.

Essas entidades, bem como a WSPA (Sociedade Mundial de Protecção Animal), apoiam o projecto e acusam os circos de crueldade com os bichos. Os donos de circo afirmam, por sua vez, que as ONGs querem ficar com os animais para compor seus próprios santuários.

O presidente da UBCI (União Brasileira de Circos Itinerantes), Wlademir Spernega, do grupo Beto Carrero, calcula que haja 800 circos no país com animais --40 com não-nativos.

"As ONGs querem colocá-los em zoológicos particulares", diz. "Um elefante custa R$ 200 mil. O circo vai doar seu património?"

Maus-tratos

Para a presidente do Fórum Nacional de Protecção e Defesa Animal, Sónia Fonseca, "não há animal em circo sem crueldade". Ela diz que o adestramento inclui queimaduras para condicionar movimentos. Augusto Stevanovich, da sétima geração do Le Cirque, que teve animais apreendidos em Agosto, garante que não é assim. "Se pisar em uma chapa quente, o urso come você." Ele explica que o treinamento só envolve repetições.

Em dois anos, o Ibama fez duas apreensões por maus-tratos em circos: 24 animais do Le Cirque (que aguardam decisão do STJ), em Agosto, e sete do Circo Transcontinental, em 2006. E há 98 leões abandonados sob sua guarda.

A UBCI convocou seus 35 associados ao ato de Brasília, para o qual pretende levar elefantes. Já o GAP vai armar um circo sem animais, com espectáculos gratuitos, como parte da campanha "Circo sem animal é mais legal".

Animais em circo estão proibidos em cinco Estados -Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Pernambuco- e em 50 municípios (inclusive São Paulo). O projecto está na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Depois, vai para a Comissão de Constituição e Justiça e volta ao Senado.


.
 

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
24
Contentores para dejectos caninos

Marco de Canaveses resolve problemas

Contentores para dejectos caninos

A comunidade marcoense já poderá ter ao seu dispor, na cidade, contentores na via pública para colocar os dejectos de animais.





Tido como um problema de todas as cidades, os proprietários de animais caninos, já têm onde colocar os dejectos, sempre que passeiam o seu animal na via pública.
No seguimento da adopção de boas práticas ambientais – tal como sucede em vários locais do País – e tendo por objectivo disponibilizar aos donos de animais um mecanismo que permita a preservação do aspecto estético das ruas e dos passeios, a simplificação das tarefas de limpeza urbana, bem como, a cooperação da cidadania na conservação dos espaços públicos da nossa cidade, foram instalados contentores para a deposição de dejectos caninos nos seguintes locais: Alameda Miranda da Rocha (do Hospital) – dois contentores; Jardim Municipal – dois Contentores; Rua Amália Rodrigues – um Contentor; Avenida Avelino Ferreira Torres – um Contentor
Zona envolvente ao Parque Radical – dois Contentores; Zona envolvente à Escola EB 2,3 de Fornos – dois Contentores.
A cidade de Marco de Canaveses e os cidadãos agardecem a melhor colaboração e adesão a esta iniciativa, de forma, a dar mais um contributo para o ambiente do concelho marcoense.

Marco de Canaveses. Contentores para deposição de dejectos estará à disposição de comunidade


Fonte: o primeiro de janeiro
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
:espi28: Acho muito bem que se tomem destas medidas!! Mas a medida devia ser abrangente a outras cidades.
Da última vez que passeei na baixa do Porto, por exemplo, tinha de caminhar a olhar para o chão ou sujeitava-me a levar um "presentinho" nos pés. Os próprios donos dos animais, quando os levam a passear pela cidade (nas aldeias não há tanto esse problema), devem tomar consciência que é necessário recolher os dejectos das vias públicas e jardins!! :right:
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Pinguins pegam avião e estrada para voltar ao mar

Dois meses e meio após serem resgatados no litoral baiano, 409 pinguins devem ser soltos no mar hoje, no Rio Grande do Sul. Desde Julho, cerca de 600 dessas aves chegaram ao nordeste brasileiro levadas por correntes marítimas desde a Patagónia.

Depois de cinco horas de avião (da Força Aérea Brasileira) e mais uma hora e meia em caminhão, a viagem dos pinguins deve terminar em Rio Grande (RS). Eles serão acompanhados por técnicos do IMA, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e do IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, na sigla em inglês).

Os pinguins devem ser devolvidos ao mar no fim da tarde de hoje. "Se não estiverem muito stressados e o tempo colaborar, serão liberados. Caso contrário, suspenderemos a operação até sábado (4)", disse a veterinária do IMA Raquel Veloso.

O IMA abrigava 472 pinguins até ontem (2). As 63 aves que ficaram em Salvador não têm condições de serem liberadas na natureza, segundo Veloso. "Podem morrer de hipotermia, terem dificuldades de caçar e outros problemas."

Inicialmente, o transporte dos pinguins seria feito na quarta-feira (1º), mas o avião da FAB apresentou problemas técnicos. Técnicos do IMA seleccionaram ontem 79 pinguins que tinham condições de se juntar aos 330 que já seriam transportados.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Filhote de jibóia Jujuzinho terá baptizado amanhã no Instituto Butantan

Jujuzinho foi o nome escolhido pelo público para o filhote de jibóia que virou símbolo da inauguração do berçário de cobras do Instituto Butantan (SP).

O nome recebeu 56 dos 1.137 votos do concurso.

No sábado (4), dia de São Francisco de Assis (protector dos animais), haverá a "cerimónia de baptizado", às 10h.

Os visitantes serão os "padrinhos" e receberão uma certidão de baptismo da jibóia. Eles poderão degustar um bolo em formato especial, com a foto da cobra.

Inaugurado no fim de Setembro, o berçário de cobras terá seis filhotes em exposição. Além de Jujuzinho, poderão ser vistos pelo público duas cascavéis, duas jararacas e uma suaçubóia.

Jujuzinho faz parte da segunda ninhada de um casal de jibóias que está no local desde 1995.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Ibama apreende 78 aves silvestres no Piauí

O Ibama apreendeu 78 aves silvestres no Piauí, entre papagaios e periquitos Os animais estavam em um ónibus que ia de Urucuí, no Estado, para Juazeiro do Norte, no Ceará.

De acordo com o instituto, a apreensão ocorreu na cidade de Picos, após uma denúncia anónima. O homem que portava os animais foi preso e deverá pagar multa de R$ 39 mil --a empresa dona do ónibus foi multada pelo mesmo valor.

Os 69 papagaios e nove periquitos vão ficar no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/PI), em Teresina, até que tenham condições de serem reintroduzidos na natureza.


.
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Canja de galinha faz sucesso entre pandas estressados na China


Animais ficaram nervosos após visita de 30 mil pessoas a zoológico.
Sopa feita com frango ajuda a acalmar e melhora alimentação dos bichos.

0,,15625284-FMM,00.jpg



Até os pandas precisam de canja de galinha de vez em quando. É o que descobriu o Zoológico de Wuhan, no centro da China, que está ministrando a dois membros da espécie a sopinha duas vezes por semana para reduzir o estresse e melhorar sua nutrição. Xiwang e Weiwei, ambos com três anos de idade e cujos nomes querem dizer "Esperança" e "Grandeza", ficaram cansados e estressados depois do começo do Dia Nacional, feriado chinês que dura uma semana. Mais de 30 mil pessoas passaram pelo zôo, gritando e tentando chamar a atenção dos bichos, o que os deixou inquietos.




G1
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Menino invade zoológico na Austrália e mata vários animais


Os pais de um menino de 7 anos de idade que invadiu um zoológico australiano e alimentou o crocodilo do local com uma série de pequenos animais devem ser processados, depois de a polícia ter dito que o garoto é jovem demais para ser responsabilizado.

Uma tartaruga, quatro lagartos de língua azul, dois lagartos barbudos, dois lagartos "diabo espinhento" e uma lagarta gigante fêmea de 1,8 metro de comprimento foram dados ao crocodilo de águas salgadas chamado Terry, um animal de 200 quilos e 3 metros de comprimento.

Imagens de câmeras de segurança do Centro de Répteis Alice Springs mostraram o sorridente menino matando, com um pedaço de pau, um outro pequeno lagarto de língua azul e mais dois outros animais durante os 30 minutos de ataque no zoológico, na manhã de quarta-feira.

"O fato de um garoto de 7 anos conseguir destruir tanta coisa em tão pouco tempo é inacreditável. Nos meus dias, ele levaria uma boa surra", afirmou à Reuters, por telefone, Rex Neindorf, diretor do centro.

"A polícia o encontrou. No entanto, segundo as leis do Território do Norte, ele não pode ser responsabilizado porque tem menos de 10 anos de idade."

Segundo Neindorf, muitos dos animais dados ao crocodilo eram raros ou encontravam-se em sua fase adulta, e haverá dificuldades para substituí-los.

Ninguém conhecia o garoto no zoológico. E o menino ficou em silêncio quando questionado sobre os motivos de sua ação.

Neindorf disse que estuda a possibilidade de processar os pais do garoto, que poderia ter sido devorado por Terry quando dava os outros animais ao crocodilo desde uma pequena plataforma existente dentro da jaula do réptil.

"Vamos estudar a possibilidade de processar os pais, que deveriam evitar que ele fizesse esse tipo de coisa", afirmou.



noticias.msn
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Dia Mundial dos Animais

Dia do Animal


Foto@LUSA/Pedro Pina

Os cães e os gatos salvaram Fernanda Dias. Quando «Silvesta» entrou lá em casa, acabaram as tromboses e depressões que consumiam esta viúva na terceira idade, que actualmente passa a maioria do tempo fora de portas. Fernanda cuida dos seus animais, dos de amigos que trabalham todo o dia e dos abandonados nas ruas.

Sapo

:espi28:
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Cães e gatos, esses grandes terapeutas

Cães e gatos, esses grandes terapeutas

202ae6a712154adc8c7b5875886d598e.jpg

"Os animais representam uma fonte inesgotável de afecto, mobilidade e saúde", afirma a geriontologista Maria João Quintela

A estimulação sensorial e motora que os animais proporcionam aos seniores é um dos benefícios salientados pelos médicos especialistas em terceira idade. Celebra-se este sábado o Dia Internacional do Animal.

Os cães e os gatos salvaram-na. Quando "Silvesta" entrou lá em casa, acabaram as tromboses e depressões que consumiam Fernanda Dias, uma viúva na terceira idade que actualmente passa a maioria do tempo fora de portas.

"Sinto-me melhor de saúde desde que me dedico aos animais. Nos primeiros dez anos que fiquei viúva estive muito mal", lembra nos seus 69 anos, enumerando as tromboses, dores musculares e depressões que a solidão lhe causou.

Fernanda diz que acorda todos os dias motivada pela sua "missão" para com os animais. Cuida dos seus, dos de amigos que trabalham todo o dia, dos abandonados nas ruas e ainda de um que o dono foi forçado a deixar em casa quando teve de ir para um lar de idosos.

"Quase não paro em casa. A minha vida é um corrupio. Acordo às sete, caminho várias horas por dia para passear os bichos, volto a sair depois do almoço e só volto a casa lá para as oito da noite", conta.

"Os animais representam uma fonte inesgotável de afecto, mobilidade e saúde. Movimentam-se mas não falam, logo obrigam-nos a entendê-los, estimulando a nossa audição ou o tacto e também a memória dos sentidos", afirma a geriontologista Maria João Quintela.

Procurar o gato que está atrás do sofá, baixar-se para dar o alimento, passear o cão na rua ou levá-lo ao veterinário são pequenos gestos que podem ser estimulantes para quem sente o corpo cansado e pouca motivação para a vida.

Maria João Quintela explica que a memória, que se vai perdendo com o passar dos anos, pode ser reavivada pela simples obrigação da lembrança das horas de dar comida ao cão, do recordar com um amigo das façanhas do gato.

"Os animais são um agente estimulante da atenção", defende a médica, criticando o facto de a maioria dos lares de idosos portugueses não estar preparados para receber os animais de estimação ou permitir a sua visita esporádica aos donos.

"Ir para uma instituição implica separar-se de tudo: dos vizinhos e tarecos até à roupa, e ainda em alguns casos dos animais de estimação. A entrada num lar é como um deserto que os idosos atravessam, numa altura em que estão frágeis", conta a geriontologista.

Depois da mudança que os animais trouxeram à sua vida, Fernanda Dias não hesita em dizer que todos os lares deviam ter um animal para ajudar os idosos a viver e lembra a dor de um amigo que deixou ao seu cuidado o animal de estimação que teve de abandonar quando foi para o lar.

"Vou lá todos os dias a casa e dou-lhe de comer. O cão ficou lá sozinho. É certo que tem um quintal onde está todo o dia, mas precisa de passear e de alguma companhia", conta.

O lar da Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo, é um dos que promove o contacto dos idosos com animais: cavalos, pássaros e cabras são visitados diariamente pelos idosos que ali vivem e pelos de outras instituições das povoações mais próximas.

"Os benefícios são imensos. Não vemos aquele olhar, típico dos lares, de quem espera pela morte. Há uma interacção das pessoas com os animais, comentam o que observam, dão palha aos burros e procuram animais que viram no dia anterior e acharam graça", conta um dos responsáveis pela quinta, Pedro Faria.

Além de fomentar a parte motora, este responsável considera que o contacto com os animais é como regressar às origens: "Mitos dos utentes viveram toda a vida no campo e agora podem estar outra vez em contacto com a natureza, com as galinhas, os cavalos ou as cabras".

Os animais podem ainda ser uma arma contra o isolamento social. As clínicas veterinárias são muitas vezes um local de encontro e de partilha de experiências, especialmente para os que têm mais tempo disponível.

"Aqui à clínica vêm dezenas de idosos, especialmente mulheres. Muitos desabafam e procuram também alguma atenção. Para a maioria dos donos que vivem sózinhos, os animais são como se fosse um filho", afirma a veterinária Ana Marques.

Tal como as crianças, os animais são também um pretexto para meter conversa: "Tenho conhecido muita gente por causa dos meus cães. Cruzamo-nos diariamente com outros donos e os seus animais, e gosto daquele bocadinho de conversa", confessa Fernanda Dias.


Com Lusa
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
A marcha sexual dos atuns vermelhos

A marcha sexual dos atuns vermelhos


235


Estudo sobre fluxos migratórios pode contribuir para redução da pesca intensiva

Os atuns vermelhos jovens do Atlântico e do Mediterrâneo viajam longas distâncias antes de se tornarem adultos nas suas águas natais para se reproduzirem, revelou sexta-feira uma investigação que poderá contribuir para a redução da pesca intensiva, noticia a Lusa.

Peritos norte-americanos descobriram que os atuns vermelhos maiores, pescados para efeitos comerciais ao largo da América do Norte, são geralmente peixes de águas locais, enquanto os mais pequenos, procurados por pescadores desportivos, vêm do Mediterrâneo.

Os fluxos migratórios, segundo os cientistas, poderiam explicar a pesca intensiva, sobretudo no Mediterrâneo.

«Se os jovens atuns vermelhos nascidos nas águas do Atlântico, na América do Norte, emigram para o Mediterrâneo, a pesca intensiva constatada no Mediterrâneo faz com que poucos deles se tornem adultos nas suas águas natais», defendeu David Secor, investigador da Universidade de Maryland e principal autor do estudo, publicado na revista Science.

A comissão internacional para a protecção da espécie no Atlântico reúne-se em Novembro, em Marrocos, para discutir a diminuição de reservas de peixe e melhores meios de garantir a sua pesca preservando-a.


IOL
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Dia Mundial do Animal

Dia Mundial do AnimalHoje, dia 4 de Outubro, comemora-se mais um Dia Mundial do Animal. Este dia foi escolhido por coincidir com a data em que se assinala a morte (em 1226) de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.

Segundo os escritos da altura este homem, que mais tarde veio a ser santificado pela igreja católica, adorava animais, chegando mesmo a adquirir alguns para mais tarde os libertar. As comemorações do dia do animal remontam ao início do século XX.

Hoje, cerca de 100 anos após a primeira comemoração do Dia Mundial do Animal, este dia é comemorado um pouco em todo o mundo e em todas as línguas.

Vão ser realizados colóquios, palestras, debates e muito mais. Os animais TODOS, dos maiores aos mais pequemos, dos insectos aos grandes mamíferos marinhos, bem precisam. Só assim se pode abrir uma janela para que as crianças que vão nascer em meados do século ainda possam ver, sem ser só em fotografias ou filmes, urso polares, bisontes americanos, orangotangos e muitas outras espécies ameaçadas.



AnimaisClix​
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Após viajar 1.400 km, cão reencontra família com outro pet

Foi uma longa e cansativa jornada. Mas Pepper conseguiu retornar aos carinhos e cuidados de sua família, nos Estados Unidos --mesmo que os Carter já tivessem adoptado outro cão em sua ausência.

O golden retriever de sete anos havia desaparecido na cidade de Atlanta (Geórgia) dois dias antes do Natal passado, enquanto os donos passavam férias no México. Pensando que o cachorro jamais voltaria, eles adoptaram outro cão da mesma raça, que também havia se perdido e foi parar na carrocinha.

Nove meses depois, segundo o "Atlanta Journal-Constitution", a mãe, Liz Carter recebeu uma ligação: haviam encontrado Pepper. Ele estava em St. Petersburg, na Florida, a quase 700 km de distância.

A identificação foi possível porque o golden retriever tem um microchip implantado sob sua pele, que forneceu os dados a um veterinário que resolveu checar se o cão possuía o dispositivo.

Dois dias depois da ligação, Liz foi até a Florida e resgatou o cachorro, que percorreu novamente --desta vez, de carro-- todos os quase 700 km.

Em casa, toda a família se uniu novamente. Mesmo com um novo amigo, Pepper continuou como antes. "Ele rouba sapatos e os coloca exactamente no mesmo lugar em que costumava deixá-los", disse Liz ao jornal.


.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
FARO:veterinários desmentem crueldade em Rodeo

FARO:veterinários desmentem crueldade em Rodeo

Dois veterinários hoje ouvidos como testemunhas no Tribunal de Faro garantiram que o espectáculo de "rodeo" realizado há um mês em Estói não teve elementos de crueldade para os animais, ao contrário do que é alegado pela associação ANIMAL.

Os clínicos foram ouvidos no âmbito de um processo cível que hoje foi julgado, na sequência do alegado desrespeito de uma providência cautelar interposta pela associação de protecção dos animais, que na altura conseguiu a proibição judicial para o espectáculo.

Em defesa da realização do espectáculo, a Associação Portuguesa de Rodeo (APR) e a Junta de Freguesia de Estói argumentam que o que se passou na arena na noite de 06 de Setembro nada teve a ver com os pressupostos da providência cautelar aceite pelo Tribunal de Faro, pelo que – alegam – o evento era legal.

No início do julgamento, durante o qual será decidido se os promotores infringiram a proibição, foram ouvidas testemunhas arroladas pela Junta de Freguesia de Estói, organizadora do espectáculo, no âmbito da Feira do Cavalo.

Os dois médicos veterinários – um dos quais na altura em serviço para a Câmara de Faro – garantiram em tribunal que naquele sábado não assistiram a qualquer das artes de "rodeo" alegadas na providência cautelar, nomeadamente laçamentos de animais.

Ambos relataram que o espectáculo consistiu apenas em montar cavalos selvagens e touros e não em laçamentos ou manietações de animais com recurso à força.

"Não foi inflingida dor aos animais", sustentou o médico veterinário Luís Pedro Pereira, asseverando que o sofrimento a que bois e cavalos estiveram sujeitos no espectáculo foi inferior ao que ocorre em qualquer espectáculo equestre com cavalos mansos.

Por outro lado, o clínico assegurou que as cordas que seguravam os animais não estavam suficientemente apertadas para causar dor ao animal.

A opinião foi secundada pela veterinária Ana Cristina Correia, da Câmara Municipal de Faro, que acompanhou os militares da GNR de serviço naquela noite no espectáculo.

Garantindo que profissionalmente acompanhou os animais e analisou a documentação de cada um, salientou que não foram usadas esporas ou outros objectos susceptíveis de causar sofrimento.

Na sessão de hoje foi também ouvido o presidente da APR – e promotor do espectáculo -, José Manuel Carvalho, apesar de o advogado que representa a ANIMAL ter pedido a sua exclusão como testemunha, por alegadamente ser parte do processo, pedido que foi indeferido pelo juiz, Segundo José Manuel Carvalho, a tipologia de espectáculo foi alterada para que não se verificassem os pressupostos da providência cautelar, acabando por se tornar uma simples montagem de cavalos e touros, que foi integrada na competição nacional da modalidade.

Segundo José Manuel Carvalho, as autoridades locais apenas colocaram obstáculos à realização do evento caso fosse feito nos moldes descritos na providência cautelar apresentada pela ANIMAL.

De acordo com a associação, os "rodeos" são espectáculos cruéis, que não respeitam os animais, razão pela qual decidiram apresentar uma providência cautelar ao Tribunal de Faro, que decretou a sua proibição.

Caso o juiz considere que a providência cautelar foi desrespeitada, a Junta de Freguesia de Estói terá que pagar uma multa de 30 mil euros, de acordo com o pedido da ANIMAL, embora a autarquia alegue que esse valor não vai além dos 15 mil euros.

O juiz não agendou a leitura da sentença para esta acção, por alegado desrespeito da providência cautelar, que complementa a acção principal, a desenrolar nos próximos meses, em que a autarquia é acusada de infligir crueldade aos animais.

As testemunhas arroladas pela associação ANIMAL foram ouvidas separadamente.



barlavento
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Gato volta a miar após tratamento de R$ 38 mil

Jean Kelly tem uma verdadeira adoração por Cadbury. E ficou muito preocupada quando o gato perdeu a voz repentinamente.

O felino de 13 anos que mora em Olney, Buckinghamshire (Inglaterra), desenvolveu uma rara condição: paralisia laringiana. Ele precisaria de um tratamento caro. E foi o que sua dona fez.

O gato passou por duas cirurgias, no valor de R$ 19 mil, informa o "Daily Telegraph". À conta somaram-se um período na UTI, seis dias com suprimento de oxigénio, quatro meses de cuidados de enfermagem e visitas ao veterinário. Total: o equivalente a R$ 38 mil.

O seguro pagou parte da conta (R$ 23 mil) e Jean teve de arcar com o restante. Para isso, juntou suas economias e adiou planos de férias na África.

Mas a dona está feliz: Cadbury está de novo em casa, ocupando seu lugar predilecto no jardim coberto e miando do jeito que gosta.


.
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
:shy_4_02: O que algumas pessoas não fazem pelos animais!! Bolas!:shy_4_02:
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Mosquito perigoso está sem controlo

Dengue: Transmissão do vírus é inevitável e uma questão de tempo.

A população dos mosquitos que causam as doenças da dengue e a febre amarela está a alastrar-se pela ilha da Madeira de forma alarmante. Especialistas dizem que é uma questão de tempo até chegar ao Continente – através de produtos importados por via aérea ou marítima – e surgirem os primeiros casos de pessoas infectadas. É uma questão de dias ou de meses.

Por enquanto, não há registo da doença porque os insectos não têm o vírus, mas basta entrar no País uma pessoa infectada, por exemplo vinda de um país da América Latina, como o Brasil, onde surgem epidemias, para dar origem a casos de infecção não controlados na Madeira ou no Continente.

Os mosquitos aedes aegypti surgiram há três anos na freguesia de Santa Luzia, no Funchal, Madeira. Rapidamente se espalharam pelos concelhos de Machico e Câmara de Lobos.

HélderSpínola, presidente da associaçãoambientalista Quercus,dizaoCM queoaparecimento da doença é inevitável."Osmosquitos terão vindo em algum produto fresco, planta – foram importadas palmeiras doBrasil – ou nos pneus dos barcos, onde fica água estagnada, local ideal para a reprodução das larvas. Terão vindo insectos ou ovos que depois eclodiram.Para já, não há notícia da doença, mas basta vir do Brasil uma pessoa infectada e ser picada por um mosquito para que o mesmo insecto infecte outras pessoas."

Hélder Spínola é crítico à fiscalização alfandegária: "Nos aeroportos não há grande controlo. As autoridades preocupam-se com o tráfico de drogas e armas e não com a passagem de um produto que possa estar contaminado. Só quando surgirem casos graves é que serão activados procedimentos especiais." As autoridades madeirenses já procederam a desinfestações, mas problemas financeiros e burocráticos com o Tribunal de Contas terão interrompido novas intervenções químicas nas cidades atingidas pelos aedes aegypti.

AUTORIDADES PROMETEM FISCALIZAÇÃO

O director-geral da Saúde, Francisco George, afirmou ao CM que a situação ainda "não é alarmante" e que as autoridades estão "muito atentas" ao caso na Madeira. Estão previstas acções de fiscalização junto dos meios de transporte marítimos e aéreos, caso haja agravamento da situação. Quanto a um impedimento da entrada do mosquito no Continente, aquele responsável disse: "As medidas de combate passam pela redução da população dos mosquitos, com intervenções químicas e bacteriológicas [insecticidas e larvicidas] e pela inexistência de águas estagnadas nos pratos de vasos, latas [onde as fêmeas reproduzem]. As companhias marítimas e aéreas estão atentas à necessidade de não transportar nada que possa conter os mosquitos, ovos ou larvas em águas estagnadas."

AUTARCA DE PORTIMÃO ESTÁ PREOCUPADO

O presidente da Câmara de Portimão está preocupado. "Os contactos que fiz [ontem] não me deixam tranquilo", disse Manuel da Luz, a propósito da carreira marítima semanal que desde Julho liga a cidade algarvia à capital da Madeira. Segundo o autarca, que tomou conhecimento do perigo através do nosso jornal, "não há prevenção, sendo apenas possível identificar um eventual portador da doença". Para um caso desses existe já uma sala de quarentena no porto, mas nada pode evitar a chegada do mosquito. Cerca de 15 mil pessoas já fizeram a viagem e está previsto um segundo ferry para 2009.

APONTAMENTOS

PICADA INFECCIOSA

A dengue transmite-se pela picadela de um mosquito infectado. Não é transmissível de pessoa para pessoa.

CASOS EM PORTUGAL

Portugal regista uma média de quinze casos por ano de pessoas infectadas pelo vírus da dengue. Não houve mortes.

SINTOMAS

Os sintomas surgem três a 14 dias após a picada do mosquito infectado: febre, náuseas, vómitos, dores nos ossos e possibilidade de hemorragias.

Correio da Manhã
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Disparei sobre uma coelha prenha só por prazer

coel_hunter.jpg


Nunca percebi os caçadores. Melhor, nunca percebi o que leva um ser humano a pegar numa arma de fogo e a disparar sobre animais que não representam uma ameaça, não estão alerta para este tipo de perigo (pois o caçador que usa armas de fogo para matar por prazer, não é um predador que tenha evoluído com a presa). Ou seja, nenhum animal desenvolveu defesas naturais contra a cobardia dum caçador.

Matar apenas por prazer? Mas nunca passou pela cabeça aos caçadores que os animais tem uma vida própria, que acasalam, emprenham, dão à luz as crias, tem de alimentá-las e criá-las, vivem em grupos e estabelecem redes sociais? Que prazer tem uma pessoa em matar uma coelha prenha de meia dúzia de coelhinhos que morrem com ela no momento em que leva o tiro? Ou e deixar as crias morrerem à fome?

Que noção tem esta gente da natureza, do ecossistema, da vida? Milhões de anos de evolução das espécies que sobreviveram fizeram de qualquer animal que hoje viva, um verdadeiro milagre de engenharia que ultrapassa o âmbito do nosso conhecimento actual, mas não nos impede de admirar esse facto.

E perante isto, o máximo que os caçadores conseguem fazer é apontar de forma traiçoeira e disparar, usando de resto uma tecnologia que duvido tivessem miolos para a ter concebido?

Ora, citando uma amiga minha que é especialista em insultos, o que me apetece mesmo fazer aos caçadores "é esfregar-lhes com peixe cru e atirá-los para uma jaula de ursos esfomeados".

Fonte: acores.com
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Fêmea virgem de tubarão tem filhotes em aquário dos Estados Unidos


Animal pertence à espécie Carcharhinus limbatus.
Testes de DNA comprovaram 'não-paternidade' do bicho.



Cientistas acabam de comprovar o estranho fenômeno do nascimento virgem -- filhotes que nasceram sem fecundação do óvulo -- na espécie de tubarão Carcharhinus limbatus. Em artigo na revista científica "The Journal of Fish Biology", eles relatam testes de DNA num filhote da espécie nascido no Centro de Ciências Marinhas e Aquário da Virgínia (EUA). O bichinho não possui material genético oriundo do pai. Não se sabe exatamente como esse fenômeno, bastante raro em vertebrados, veio a ocorrer.

0,,15670934-FMM,00.jpg

Nascimento sem fecundação é inusitado entre vertebrados (Foto: Matthew D. Potenski/AP)​




G1
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
UICN:Lista Vermelha cada vez mais negra

UICN:Lista Vermelha cada vez mais negra

O último relatório da UICN, apresentado no Congresso Mundial da organização, em Barcelona, que decorre até 14 de Outubro e onde se reúnem cerca de oito mil delegados, veio mais uma vez chamar a atenção para a perda de muita da biodiversidade do planeta e acrescentar mais alguns nomes à sua lista de espécies em perigo.

Das 5487 espécies de mamíferos já descritas, 1141 correm algum tipo de perigo que as pode levar à extinção. Dessas, 188 estão já no último patamar de risco, Perigo Crítico (CR). No entanto, a nível mundial, cerca de metade dos mamíferos viram as suas populações entrar em declínio nos últimos anos.

Do maior mamífero do mundo, a baleia-azul, aos pequenos morcegos-nariz-de-porco-de-kitty, passando por algumas espécies de focas, pelo lince-ibérico ou mesmo pelo diabo-da-tasmânia, estes por causas naturais, ou mesmos pelos símios asiáticos, 80% dos quais correm risco de desaparecimento em virtude do desmatamento acelerado das florestas, muitas são as espécies que urge conhecer melhor e proteger, para que seja possível travar, não só o crescimento da lista da UICN, como o seu desaparecimento para sempre.

Mas não são só os mamíferos que estão em perigo, muitas das espécies de anfíbios e répteis estão muito ameaçadas e algumas vão desaparecer mesmo antes de poderem ser descritas, já que todos os anos têm sido encontradas novas espécies que se encontram muito fragilizadas e com poucos exemplares conhecidos.

Também as aves e os insectos correm riscos. Para muitos deles, a esperança de recuperação são muito baixas e outras já nem foram avistadas nos últimos anos.

Para que se perceba a dimensão desta crise da biodiversidade, deverá dizer-se que estão descritas 44838 espécies de seres vivos e que, dessas, 16928 encontram-se ameaçadas e correm alguma forma risco de desaparecimento. E o pior é que todos os anos a lista tem vindo a aumentar.

Mas não são feitos apenas de más notícias estes relatórios da UICN. Algumas espécies parecem estar a recuperar, entre elas o elefante-africano, o bisonte-europeu, ou mesmo o furão-de patas-negras, originário do continente americano. Estes resultados vêm provar que, tomadas algumas medidas, algumas bem simples, é possível travar o desaparecimento das espécies e devolver esperança ao futuro da biodiversidade planetária.




animaisclix
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
Lince-ibérico morre electrocutado

Lince-ibérico morre electrocutado

Um lince-ibérico morreu electrocutado, enquanto brincava a subir um poste onde se encontrava instalada uma máquina de filmar para monitorizar os animais que se encontram de quarentena, antes de se juntarem ao resto dos animais em cativeiro.

Segundo os responsáveis do Centro de Reprodução de La Olivilla, onde aconteceu o acidente, o lince terá cortado os cabos de alimentação eléctrica da câmara, o que terá dado origem à electrocussão.

O animal, uma fêmea com pouco mais de três anos, nascida e monitorizada em liberdade desde 2005, tinha sido recentemente capturada para fazer parte do grupo de animais seleccionados para reprodução em cativeiro, evitando assim a extinção da espécie.

Os programas de reprodução em cativeiro do lince-ibérico têm obtido grande sucesso nos três centros existentes em Espanha e, brevemente, também Portugal vai receber o primeiro centro de recuperação desta espécie.




animaisclix
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
Pinguins de volta a casa

Pinguins de volta a casa

Depois de, durante o passado mês de Agosto, muitos pinguins terem arrojado à costa em diversos locais do estado de Santa Catarina, cerca de centena e meia deles foram agora devolvidos ao seu ambiente natural, numa corrente marítima favorável, para que possam tranquilamente voltar para casa, na zona do Estreito de Magalhães, Patagónia ou outro local onde se sintam em casa.

Quando foram resgatados, os cerca de trezentos e cinquenta animais estavam cobertos de óleo, magros, desidratados e alguns apresentavam mesmo fracturas ósseas. Durante o tempo que mediou até à sua libertação foram limpos, tratados e alimentados, estando agora este primeiro grupo já preparado para enfrentar todos os desafios que o oceano lhes possa trazer.

Um segundo grupo, ligeiramente maior, vai ser libertado dentro de mais algum tempo, já que necessitam de mais acompanhamento por o seu estado ainda não permitir serem largados com garantias de sucesso.

Cerca de três dezenas de animais acabaram por não resistir aos ferimentos, ou às grandes quantidades de óleo ingeridas enquanto derivaram pelo mar, até serem recolhidos na costa.

Muitos animais, não se sabe exactamente quantos, perderam a vida no mar, por não terem conseguido sobreviver até serem salvos ou por simplesmente nunca terem dado à costa.

A libertação deste primeiro grupo vem provar que, com o empenho de voluntários e profissionais, é possível fazer frente e minimizar as consequências de acontecimentos destes, que de vez em quando acontecem um pouco por todo o mundo, na rota dos grandes navios comerciais.




animaisclix
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Excesso de coelhos ameaça ilha onde Mandela ficou preso

A prisão da Ilha de Robben, na África do Sul, onde o ex-presidente Nelson Mandela ficou preso, será fechada por duas semanas para o abate de coelhos que ameaçam o local. Os coelhos são tão numerosos que estão causando danos à vegetação da ilha e aos prédios históricos, segundo as autoridades sul-africanas.

"A actual população [de coelhos] é tão grande que ameaça danificar de forma permanente a frágil vegetação da ilha, e também significa uma ameaça grave a outras espécies da fauna local", afirmou o director-executivo interino do Museu da Ilha de Robben, Seeland Naidoo.

Actualmente, a Ilha de Robben, considerada património mundial pela ONU e localizado na costa da Cidade do Cabo, é uma das atracções turísticas mais populares do país.

Segundo o jornal sul-africano "Cape Times", Naidoo acrescentou que não resta alternativa a não ser adoptar um programa de abate "humano" ao lado dos grupos locais que defendem o bem-estar animal. Depois do abate, no início de Novembro, será iniciado um programa de esterilização para manter uma população de coelhos pequena na ilha.

Mandela foi condenado à prisão em 1964 por militar contra o apartheid, passando 18 anos de seus 27 anos de prisão na ilha. Ele foi libertado em 1990 e, quatro anos depois, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Mandela ganhou reconhecimento internacional por sua luta pela reconciliação entre brancos e negros de seu país.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Pónei bêbado é resgatado de piscina na Inglaterra

Um pónei que ficou bêbado por ter comido maçãs fermentadas em excesso foi resgatado depois de cair dentro de uma piscina em Newquay, no sul da Inglaterra.
O pónei Fat Boy fugiu do estábulo Trenance Riding e invadiu o jardim de Sarah Penhaligon para alcançar as frutas que haviam caído das árvores.

No entanto, algumas delas estavam no chão há muito tempo e já tinham começado a fermentar e produzir álcool, o que deixou o animal desorientado.

A proprietária da casa conta que foi acordada de madrugada pelo barulho do animal, que já havia caído dentro da piscina.

Ela chamou os bombeiros e a equipa conseguiu retirar o pónei da água sem lesões.

"Quando olhei para fora e vi esse animal enorme pensei que a Besta de Bodmin estivesse dentro da piscina. Só quando olhei de perto vi que era um cavalo", disse Penhaligon.

"Não sabia o que fazer, para quem você liga quando tem um cavalo dentro da sua piscina?", afirmou.

Segundo uma porta-voz do estábulo, é comum que cavalos fiquem desorientados por comer muitas maçãs fermentadas.

"Parece que ele estava procurando por maçãs no jardim e caiu quando pisou na lona que cobria a piscina", disse a porta-voz.

"Depois que ele foi retirado da água, Fat Boy foi examinado por uma equipa de veterinários e está bem", afirmou.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
'Baby boom' de diabos-da-tasmânia traz esperança para a espécie

Os zoológicos da Austrália estão comemorando a histórica marca de 34 nascimentos de filhotes de diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii), espécie do país ameaçada de extinção por causa de uma misteriosa epidemia de câncer facial. Os bebés podem ser essenciais como reprodutores de cativeiro caso a doença, que já pode ter matado até 50% da população da espécie, avance ainda mais no habitat natural dos bichos. O marsupial carnívoro, famoso por sua ferocidade, é um dos membros mais conhecidos da fauna australiana.


.


Tex, que vive no Zôo Taronga, em Sydney
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo