Portal Chamar Táxi

Arquivo de Notícias

Status
Não está aberto para novas respostas.

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Activistas protestam contra matança de 400 cangurus

Grupos que lutam pelo bem-estar dos animais organizaram um protesto neste sábado em uma base militar próximo de Canberra, capital da Austrália, depois que militares anunciaram que vão matar cerca de 400 cangurus.
As autoridades militares alegam que os marsupiais – que são símbolos da Austrália – estão ameaçando a fauna da região ao consumir em excesso o pasto.

Um porta-voz do exército da base militar de Belconnen disse que os cangurus estão provocando danos ambientais de grande proporção. Entre os animais ameaçados pela acção dos cangurus estariam lagartos e grilos.

Os militares chegaram a sugerir uma operação para realocação dos marsupiais, mas a ideia foi descartada devido ao alto custo envolvido.

Os cangurus serão caçados com dardos contendo tranquilizantes e receberão em seguida injecções letais. A base militar de Belconnen foi cercada por activistas, que protestam contra a decisão.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Orangotango escapa no zoológico de Los Angeles

Um orangotango macho fugiu da sua área no zoológico de Los Angeles, no Estado americano da Califórnia, na noite de sábado, depois de fazer um buraco na grade de seu cercado.
Bruno, o orangotango de 29 anos, circulou pelo zoológico por 20 minutos até ser recapturado. Cerca de três mil pessoas tiveram de ser retiradas do zoológico.

Os funcionários disseram que Bruno não chegou a passar pelas áreas públicas do zoológico e que ele foi rapidamente sedado, sem demonstrar agressividade.

Em vez de tentar fugir do zoológico, Bruno tentou se esconder em um local próximo ao seu cercado, afirma reportagem do jornal Los Angeles Times.

"Felizmente, nossa equipe treinou todos os nossos grandes macacos a permitirem procedimentos médicos, então o macaco permitiu que a funcionária injetasse anestésico nele e ele dormiu na hora", disse ao ABC News o diretor do zoológico, John Lewis.

"Eles o levaram para seu 'quarto' e tudo terminou em cerca de 20 minutos."

Em dezembro do ano passado, um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas quando um tigre escapou no zoológico de San Francisco, também na Califórnia.


.
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Vida selvagem em perda acentuada

Fonte: Página1 Rádi Renascença

Um estudo da Sociedade Zoológica de Londres indica que entre um quarto
e um terço da vida selvagem perdeu-se irremediavelmente desde a década
de 70.
O estudo revela que as espécies marinhas foram reduzidas
em 28%, as fluviais em 29% e as restantes em 25%.
Na opinião dos investigadores, a Terra está a atravessar
um dos episódios mais fortes de extinção da vida selvagem
e os autores responsabilizam por este facto o Homem, face
à sua acção sobre a Natureza, traduzida em poluição,
na agricultura, na expansão urbana e na pesca e caça excessivas.
O Índice Sobre a Vida Selvagem, da Sociedade Zoológica de Londres, em
parceria com Fundação Para a Vida Selvagem (World Wide Fund for Nature),
analisou mais de mil e quatrocentas espécies de peixes, anfíbios, répteis,
pássaros e mamíferos, concluindo que em média houve um declínio
de 27% em todas as espécies em apenas 37 anos, entre 1970 e 2005.
Os antílopes africanos, o peixe espada e o tubarão martelo estão entre os
mais ameaçados.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,643
Gostos Recebidos
134
A Última Vaca Algarvia

Uma anónima vaca, que devora o pouco verde deixado pelo casario de Vale da Telha, Aljezur, poderá bem ser a única que ficou na região.

A raça chegou a ocupar todos os pastos algarvios, mas hoje está extinta. Recenseados pelos serviços oficiais, restam 14 exemplares, todos no Alentejo.

O Observatório do Algarve (OA) foi descobrir há dias o que poderá bem ser o último exemplar do Algarve, pastando tranquilamente em liberdade, junto das “irmãs” de outras raças. Com um corno em baixo, o que deverá dever-se a algum acidente ou a uma luta, ao longo da sua existência, de mais de 20 anos.

A reportagem do OA não conseguiu falar com o pastor, "mestre Alberto", mas sabe que ele garante ter adquirido o animal há cerca de 20 anos, quando ainda havia nos campos algarvios um espólio genético considerável. E um técnico conhecedor garantiu que o animal pode mesmo pertencer à raça, considerada extinta no Algarve.

Ao que o OA apurou, o exemplar não fez parte dos dois estudos feitos até agora pela Direcção Regional de Agricultura do Algarve (DRAALG) em torno da recuperação da raça, o primeiro dos quais, em 2001/2002, implicou a recolha de sangue e o posterior estudo de ADN.

Desse primeiro estudo, resultou o recenseamento de 32 exemplares, todos já nos campos alentejanos. As produções algarvias renderam-se às espécies estrangeiras, charolesa e, sobretudo, limosine, raças de mais rápido crescimento e melhor carne, o que levou ao desaparecimento da algarvia... de todo o Algarve.

Apurada, segundo se crê, ao longo de mais de cinco mil anos, a raça algarvia foi vítima, nos anos 80, do economicismo agrícola, mas também da politica da União Europeia, que logo na pré-adesão, em 1983, acabou com os subsídios às raças autóctones.

Uma decisão que viria a ser contrariada mais recentemente, mas sem grandes efeitos: os 200 euros por cabeça que a actual politica de biodiversidade doméstica atribui a cada produtor que queira ter uma vaca algarvia na sua exploração, por ser considerada “particularmente ameaçada”, ainda não convenceu os produtores algarvios.

Desaparecida dos campos do Algarve entre as décadas de 70 e 80, a algarvia “era essencialmente uma raça de trabalho, embora também produzisse carne”, afirma Isabel Palmilha, técnica da DRALG, que há mais de uma década constitui grupos de trabalho para a salvar da extinção.

O sémen da esperança

Menos abonada de músculo, com os cornos mais abertos e pontiagudos e revestida por uma singular pelagem castanho-avermelhada, a vaca algarvia é uma derivação da raça alentejana, embora seja da mesma família, sublinha a técnica.

Sobre o extermínio, um outro técnico da DRAALG – que pediu o anonimato - não tem dúvidas em chamar os bois pelos nomes: “Foi um autêntico genocídio de uma raça, feito com a cumplicidade dos serviços regionais de agricultura à altura, na década de 80, nomeadamente a Intendência Pecuária do Algarve (IPA)”.

E o pior foi o desaparecimento dos bois: o último puro terá sido morto em 1984 no matadouro da Malveira. Contudo, o primeiro grupo de trabalho da DRAALG acabaria por detectar quatro machos com fenótipos (características visuais) semelhantes aos dos livros, em duas herdades alentejanas e comprá-los, recolhendo-lhes o sémen.

Esse, é agora o “líquido da esperança” para a preservação da raça. O projecto para o seu uso já está elaborado mas há seis meses que aguarda “luz verde” da Direcção Geral de Veterinária.

Ironizando, dir-se-ia que é uma questão de descendências: mais de 20 anos depois do genocídio da raça, que contou com a cumplicidade da então IPA, a sua descendente DRAALG apressa-se agora a salvar da extinção os pouquíssimos sobreviventes de uma raça que chegou a dominar a região.

“Apressa-se” é força de expressão. Como sublinhou um médico veterinário da mesma DRAALG, dos 32 exemplares recenseados em 2001 – com base no aspecto visual, mas também no estudo do ADN proporcionado pelas recolhas de sangue – restam apenas 14, o mais novo dos quais já com 10 anos. Os restantes morreram, a maioria de morte natural.

Será que o sémen congelado ainda vai a tempo de salvar a raça?



João Prudêncio
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Pesquisadores criam macaco com doença humana

Um grupo de pesquisadores dos EUA anunciou ontem ter conseguido criar macacos geneticamente alterados para contrair a doença de Huntington. Usando os animais em pesquisa, os cientistas pretendem compreender melhor essa doença neurológica hereditária sem cura para buscar novos tipos de tratamento.

O método para alterar o DNA dos animais está descrito num estudo no site da revista "Nature" (www.nature.com). Usando vírus geneticamente alterados para "infectar" óvulos, os cientistas conseguiram obter dois macacos portadores do gene causador a doença. Um deles, com dez meses, já está apresentando sintomas. Os macacos também carregam um gene que deixa sua pele fosforescente, a prova física de que o experimento deu certo.

A doença de Huntington faz um determinado subtipo de neurónios morrer precocemente. As pessoas já nascem com a mutação que causa o distúrbio, mas em geral ele só se manifesta na vida adulta. Os principais sintomas da doença são movimentos involuntários e a perda da capacidade cognitiva (memória e raciocínio) e do equilíbrio emocional.

Até agora, a biologia do mal de Huntington vinha sendo estudada sobretudo em camundongos, mas macacos têm o organismo mais parecido com o humano e devem oferecer um modelo experimental melhor.

As novas cobaias foram criadas pelo Centro Nacional Yerkes de Pesquisa em Primatas, da Universidade Emory, de Atlanta (EUA). Segundo a entidade, é a primeira vez que se altera o DNA de primatas para simular uma doença humana. A escolha do Huntington se deve ao fato de esta ser uma doença genética de origem relativamente simples, atribuível a mutações em um único gene.

"Espécies de roedores podem capturar algumas das características da doença, mas elas não têm sido satisfatórias em capturar realmente sua essência", diz Stuart Zola, chefe do Centro Yerkes. "Agora nós temos um primata não-humano geneticamente modificado que realmente apresenta os sinais clínicos que vemos nos pacientes [humanos]."

Segundo Zola, o sucesso da técnica pode abrir caminho para a criação de modelos animais mais complexos, que simulem problemas multifatoriais como os males de Parkinson e Alzheimer.

A doença de Huntington atinge até 7 em cada 100 mil pessoas, dependendo da população. Pessoas de ascendência europeia são mais propensas a contraí-la do que africanos e asiáticos. Apesar de não existir cura, há tratamentos que podem retardar um pouco a mortalidade de neurónios. Após aparecerem os primeiros sintomas, porém, os pacientes morrem em cerca de 15 anos.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Peixe-voador plana no ar por 45 segundos

Uma equipa do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar durante 45 segundos, no que pode ser o voo mais longo já gravado da espécie marinha.
A filmagem foi feita pela equipa de TV de um navio que estava se locomovendo a cerca de 30 km/h.

O peixe foi visto voando ao lado do navio, ocasionalmente encostando seu rabo na água quando perdia altitude.

De acordo com o Centro de Agricultura, Floresta e Pescaria em Ilhas Remotas do Japão, o tempo de 45 segundos bate o recorde do tempo anterior, de 42 segundos, registrado por um pesquisador americano nos anos 20, e deve estar próximo do limite físico do peixe, já que a respiração braquial é impossível no ar.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Papagaio perdido volta para casa após explicar onde vivia

Um papagaio doméstico que tinha se perdido no Japão foi devolvido a sua casa pela polícia depois de conseguir comunicar o nome de seu dono e onde ele vivia, informou hoje a agência local Kyodo.

As autoridades da Província de Chiba (centro) capturaram no dia 6 de Maio um papagaio cinza africano que foi levado posteriormente a uma clínica veterinária.

O papagaio repetia incessantemente o nome "Nakamura Yosuke-kun", que recebeu de seu dono, Yoshio Nakamura, e o endereço onde vivia, incluindo o número da residência, segundo as autoridades policiais que cuidaram do caso.

Os responsáveis da clínica veterinária informaram à polícia no último dia 19 que o papagaio tinha fornecido esses dados e, pouco depois, as autoridades localizaram Nakamura e lhe devolveram seu animal de estimação.

"Não estava preocupado porque [o papagaio] praticamente não voa. Além disso, ensinei a ele como dizer o nosso endereço", disse o dono às autoridades policiais.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Avestruz se apaixona por zebras em zoológico de Moscovo

Um avestruz, isolado há um mês na área das zebras e girafas do zoológico de Moscovo, na Rússia, se apaixonou pelas zebras.

Segundo o jornal "Moskovskiy Komsomolets", o animal se exibe para os quadrúpedes, a fim de fazer a "corte" para a escolhida do momento.

No começo, as zebras simplesmente ignoraram o avestruz, que todo dia elege uma delas para dirigir as suas investidas. Mas agora, cansadas de tanta ternura, as zebras resolveram espantá-lo a patadas.

Mesmo assim, o avestruz continua a procurá-las, para a preocupação dos guardas o zoológico, que temem que ele termine se machucando.
Quanto às girafas, elas morrem de medo do intruso e sempre ficam longe da ave.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Pelo menos 20 baleias mortas aparecem no Senegal

As carcaças de 20 baleias apareceram em uma praia de Dacar, no Senegal, no fim da noite de ontem e moradores da região disseram ter visto cerca de cem desses animais mortos perto da costa. Segundo testemunhas, as baleias foram chegando mais e mais perto da praia durante a noite. Na manhã de hoje, muitas delas estavam encalhadas. Um fotógrafo da Associated Press contou pelo menos 20 carcaças, cada uma delas do tamanho de um homem.


Crianças entraram na água, tentando espantar as outras baleias que se aproximavam da praia. Pescadores amarraram um cabo em um dos animais encalhados e usaram um barco para "guinchá-los" até o mar. Quando muitas baleias já haviam morrido, crianças usaram as carcaças para brincar como escorregadores. Alguns moradores cortaram pedaços dos animais, para usar a gordura como óleo de massagem. Não havia comentários oficiais sobre o fato. Os habitantes da região afirmaram nunca ter presenciado algo do tipo.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Activistas querem reconhecimento de chimpanzé como 'gente'

Activistas pelos direitos de animais em Viena, na Áustria, estão levando um caso para a Corte Europeia de Direitos Humanos, em Estrasburgo, na França, pedindo o reconhecimento do chimpanzé Matthew “Hiasl” Pan como “pessoa”.
Hiasl vive em um abrigo para animais em Viena que está à beira da falência, mas um benfeitor ofereceu uma doação financeira com a condição de que o chimpanzé tivesse um guardião legal que decidisse sobre o dinheiro - levando em conta os interesses do animal.

De acordo com as leis austríacas, no entanto, apenas uma pessoa tem direito de ter um guardião legal, o que levou o abrigo a entrar com um processo de reconhecimento do status do chimpanzé como pessoa em 2006.

Segundo o Abrigo de Animais de Viena (VGT na sigla em alemão), o caso foi rejeitado em todas as instâncias jurídicas austríacas “por questões técnicas”, e agora eles entraram com apelo na Corte Europeia.

‘Sequestro’

Segundo o abrigo, Hiasl foi “sequestrado” aos dez meses de idade em Serra Leoa por traficantes de animais que pretendiam vendê-lo a um laboratório farmacêutico na Áustria, mas foi salvo no aeroporto, junto a outros 11 chimpanzés filhotes, já que seus captores não tinham os documentos necessários para sua entrada no país.

Ele foi entregue aos cuidados do Abrigo de Animais de Viena e viveu, um tempo, na casa de uma de suas funcionárias, que o criou junto a sua família. Outros nove chimpanzés foram entregues ao zoológico de Viena e morreram pouco depois. Mas Hiasl ainda vive, aos 26 anos, no abrigo.

Por conta das dificuldades financeiras, o abrigo está ameaçado e Hiasl pode perder sua casa, a menos que, segundo os activistas, consiga receber a doação. Em cativeiro, ele pode viver até 60 anos.

A disputa jurídica pelo reconhecimento do status de Hiasl como pessoa começou em 2006, quando o doador fez a oferta da ajuda financeira ao chimpanzé.

Os activistas pedem que a corte europeia anule as decisões anteriores. Um dos responsáveis pelo processo, Martin Balluch, disse que eles têm as declarações de quatro especialistas de renome internacional no campo do direito constitucional, filosofia do direito, antropologia e biologia.

Eles alegam que Hiasl cresceu em meio a humanos e socializa com humanos. Eles também alegam que os chimpanzés dividem 99,4% dos genes humanos e fazem parte da família biológica dos “homos”, que poderiam ser considerados “pessoas”.

Para evidenciar essa proximidade genética, eles chegam a usar o argumento de que, em teoria, um chimpanzé poderia se reproduzir com um humano e ter filhos férteis (especialmente se fosse um chimpanzé macho com uma mulher).

Os activistas temem que, se o abrigo for à falência, Hiasl seja vendido ou morto, por razões económicas. Eles afirmam que querem apenas o reconhecimento dos direitos básicos de Hiasl como pessoa, e que não pretendem buscar outros direitos, como o de voto, por exemplo.


.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
Pandas escapam milagrosamente ao terramoto que abalou a China

Pandas escapam milagrosamente ao terramoto que abalou a China

O grande terramoto que abalou Sichuan, na China, fez um grande número de mortos, não se sabe ao certo quantos, mas sabe-se já que foram algumas dezenas de milhar, além de muitos feridos e milhões de desalojados.

Apesar do epicentro da catástrofe ter sido nas proximidades da região onde se situam os parque nacionais nos quais se procede à protecção e criação de pandas gigantes em cativeiro, sabe-se que todos os animais parecem ter milagrosamente passado incólumes à tragédia, mesmo as crias que estavam nos centros e que foram transferidas para outros locais.

Durante alguns dias, foi impossível saber o que tinha acontecido, já que as comunicações com a zona afectada não existiam, as estradas estavam cortadas e não havia possibilidade de chegar aos centros. No entanto, a grande maioria dos técnicos que estão nas instalações a cuidar dos animais, vive dentro da área dos parques, e logo que se recompuseram do susto deitaram mãos à obra, transportando as crias, em segurança, para edificações mais fortes, com medo que as réplicas que se seguiram ao sismo pudessem provocar derrocadas e pôr em risco o trabalho de dezenas de anos.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
Número de animais conhecidos cai drasticamente

Número de animais conhecidos cai drasticamente

Segundo uma parceria entre a Sociedade de Zoologia de Londres e o Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF), que deu origem ao Índice Planeta Vivo (Living Planet Índex),
estima-se que, só nos últimos 37 anos, o número total de animais a viver em liberdade caiu mais de 25%.

Muitos têm sido os motivos para esta verdadeira hecatombe das espécies conhecidas, entre as que desapareceram, as que estão cada vez mais vulneráveis e aquelas cujas populações entraram num declínio que levará inevitavelmente à extinção, dentro de poucas décadas ou até anos.

As alterações climáticas, a devastação de florestas, a poluição dos rios e a caça furtiva são os principais motivos apontados para este verdadeiro desastre que, em poucos anos, percorreu o mundo inteiro, mas a situação tem-se tornado mais grave com o desmatamento de grandes áreas de florestas em torno da Linha do Equador, América do Sul, Ásia e África, onde a biodiversidade tem sofrido os maiores ataque e, consequentemente, as maiores perdas.

Mas não é só em terra que a situação é grave, também nos mares e rios o desrespeito pelo equilíbrio das espécies se tem feito sentir. O facto de se ter feito dos oceanos verdadeiras lixeiras daquilo que os humanos produziram em excesso, nomeadamente armas, produtos químicos, metais pesados, e mesmo os detritos arrastados pelos rios, muitos deles também contaminados por fertilizantes químicos e lixos industriais, tem conduzido verdadeiramente à destruição das espécies marinhas, desde os recifes aos peixes e mamíferos marinhos. Não devemos esquecer também a pesca em excesso, que levou a que muitas espécies de peixes sofressem danos irrecuperáveis.

Este estudo foi divulgado pouco antes da Convenção sobre Biodiversidade, que teve lugar em Bona no dia 19 de Maio.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
1.226 espécies de aves em risco de extinção

1.226 espécies de aves em risco de extinção

Um em cada oito pássaros está em vias de extinção, o que equivale a 1.226 espécies no mundo, segundo a última lista vermelha da União Mundial para a Natureza (UICN), apresentada em Bona.

A última actualização da lista vermelha da UICN revela «pela primeira vez o impacto do aquecimento climático nos pássaros», afirmou Jane Smart, responsável do programa das espécies daquele organismo na convenção da ONU sobre a biodiversidade.

Smart apontou também a desflorestação ligada ao desenvolvimento dos agrocarburantes, informa a Lusa.

Na Austrália, a espécie 'Stipiturus mallee' apresenta um declínio tão rápido e o seu habitat está actualmente tão fragilizado que um único incêndio de mato seria catastrófico, segundo a União.

Nas Galápagos, a 'nesomimus trifasciatus' (na foto), uma ave da família 'mimidae' cuja espécie apenas tem actualmente cerca de 60 indivíduos, está sujeita a desaparecer, vítima de qualquer que seja a mudança climática extrema que ocorra, acrescenta o especialista.

A desflorestação da Nova-Guiné, que se deve à explosão da procura de óleo de palma, ameaça a espécie de uma ave de rapina, o 'accipiter princeps'.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Biólogos nicaraguenses descobrem nova espécie de salamandra

Um grupo de biólogos nicaraguenses afirma ter descoberto uma nova espécie de salamandra que vive no vulcão Maderas, na ilha de Ometepe, situada no Grande Lago da Nicarágua (sul).

"Podemos considerar a partir de agora que estamos diante da presença de uma nova espécie de grande potencial endémico para a ilha de Ometepe", declarou Silvia Robleto, da equipe de pesquisa, ao jornal "Nuevo Diario".

Trata-se de um anfíbio com cauda e patas achatadas, em forma de lagartixa, do gênero bolitoglossa.

O estudo foi realizado sob a supervisão do Instituto de Pesquisas Económicas e Sociais (UNIES), em coordenação com a Universidade Autónoma da Nicarágua (UNAN).

Os dados da descoberta foram enviados ao departamento de Herpetologia do Museu de História Nacional Senckenberg, em Frankfurt, na Alemanha, especializado no estudo de répteis e anfíbios.


.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
Noticias

Costa Rica tem recorde de nascimentos de tartarugas-de-couro

isgebzc91230508130514photo00.jpg


Pelo menos 886 tartarugas-de-couro já nasceram na praia Junquillal, do Pacífico costa-riquenho, nesta temporada, graças à proteção de jovens da comunidade, que espantam os predadores e protegem os ovos, informou o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), nesta quinta-feira.
PUBLICIDADE

"Nesta última temporada, Junquillal foi, provavelmente, a mais importante praia de desova secundária de tartarugas-de-couro na América Central, devido, não apenas à quantidade de ninhos detectados, mas ao sucesso no número de nascimentos de tartaruguinhas", afirmou Gabriel Francia, coordenador do Programa de Conservação de Tartarugas-de-Couro do Pacífico, do WWF.

O mérito é do grupo de seis jovens, membros do programa, que todas as noites patrulham os quase 6 km da praia de Junquillal, em busca de tartarugas marinhas que tenham saído para desovar.

Quando as encontram, registram a hora em que saíram do mar, as condições ambientais e da maré e o lugar em que saíram, entre outros detalhes. Depois que voltam para a água, eles retiram os ovos do ninho e os levam para um viveiro, onde estarão a salvo de predadores e do saque dos humanos.

A tartaruga-de-couro (dermochelys coriacea) é a maior do mundo. Mede quase dois metros e pode pesar até 650 kg. Está em sério risco de extinção, principalmente, por causa do saque aos ninhos.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Teste de DNA revela traição entre gorilas de zoo na Suíça

Um teste de paternidade realizado com os gorilas do zoológico suíço da Basileia revelou que uma das crias não é filhote do chefe do grupo, uma situação "quase inacreditável, que transgride as regras em vigor entre esses animais", segundo os funcionários do centro.

Kisoro, um macho dominante de 17 anos, não é o pai de Chelewa. O filhote de dois anos e meio é fruto de Viatu, um jovem gorila de nove anos --que, pelo jeito, conquistou uma das fêmeas do grupo.

Nas comunidades de gorilas, apenas os machos de no mínimo 12 anos podem se acasalar.

O zoo realizou o teste de DNA com o objectivo de completar os dados sobre os nascimentos em cativeiro na Suíça.

Foi a atitude da mãe, Wima --que sempre mostrou uma certa inclinação pelos outros machos do grupo--, que fez aumentar as dúvidas sobre a paternidade de Chelewa, acrescentou a porta-voz do zoo de Basileia, Tania Dietrich.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Pássaro proibido da Bíblia é nomeado ave nacional de Israel

Nesta quinta-feira, Israel nomeou a poupa (Upupa epops) sua ave nacional. O pássaro, conhecido mundialmente como hoopoe --ou duchifat em hebreu--, é descrito no Antigo Testamento (Levítico 11:19 e Deuteronômio 14:18) como alimento "sujo" e proibido para os judeus.

O presidente Shimon Peres declarou que a ave foi a campeã em um concurso que coincide com o aniversário de 60 anos do Estado de Israel, localizado na rota de aves migratórias entre a Europa e a África.

Cerca de 155 mil pessoas votaram. A poupa ganhou de outras espécies como o bulbul da mancha amarela (Pycnonotus goiavier) e o Cinnyris oseus, conhecido como palestine sunbird.

O Livro de Levítico lista a poupa no grupo de pássaros como a águia, o falcão e o pelicano, consideradas "abominações", indignas de servirem de alimento.

Os animais da espécie têm de 25 a 30 centímetros de comprimento, com envergadura que chega a quase 50 centímetro.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Mãe rinoceronte ataca filmadora que registrava filhote

Dois rinocerontes de uma das espécies mais raras do mundo foram filmados pela primeira vez por uma câmara de vídeo instalada nas selvas do Parque Nacional Ujung Kulong, em Java, na Indonésia.

Mas ao ver a câmara, a fêmea, que estava acompanhada pelo filhote, atacou a câmera, que voou longe.

Os rinocerontes-de-java correm risco de extinção. Estima-se que restam apenas entre 60 e 70 animais da espécie na natureza.

Um porta-voz do grupo ambientalista WWF diz que as imagens capturadas pela câmara dão uma ideia do comportamento dos animais no habitat natural.

Stephen Hogg, que projectou as câmaras e também é membro do WWF, afirma que o ataque do rinoceronte contra a câmara foi inesperado.

"Usamos câmaras que funcionam com luz infravermelha justamente para não assustar os animais quando o sistema é activado", contou Hogg.

Os rinocerontes-de-java podem ser encontrados em apenas dois lugares. Um deles é o Parque Nacional Ujung Kulong, que fica na ilha. O parque abriga 90% da população total da espécie.


.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
Parlamentar peruano acusado de matar cão a tiro

Parlamentar peruano acusado de matar cão a tiro

Segundo uma sua vizinha, o parlamentar peruano Miro Ruiz terá atingido com três tiros o cão dela, um Schnauzer de nome Matias, o que lhe veio a provocar a morte.
Este desentendimento com o cão de Wendoly Cardenas pode estar relacionado com o facto de o político fazer criação de patos e o cão assustar as aves.

Argumentando que tem testemunhas que confirmam a sua versão dos factos, Wendoly Cardenas já apresentou uma queixa contra o parlamentar, que se diz inocente e nunca ter usado uma arma para nada, muito menos para abater um cão.

A verdade é que este caso tem agitado a comunidade política peruana, tendo já havido intervenções importantes contra Miro Ruiz, quer do primeiro-ministro, quer do líder do seu próprio partido. O político vai mesmo ser alvo de uma investigação por parte do conselho de ética do congresso, que pretende apurar rapidamente a verdade dos factos e, a ser verdade o que se diz, fazer com que o parlamentar seja punido.
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Paredes de Coura: Cavalos abatidos ilegalmente

Fonte: Rádio Renascença

Doze cavalos selvagens foram abatidos
a tiro de caçadeira na área
de paisagem protegida de Corno de
Bico, entre os concelhos de Paredes
de Coura e Arcos de Valdevez. É a
primeira vez que este tipo de abate
ocorre em Paredes de Coura.
O presidente da Câmara de Paredes
de Coura, Pereira Júnior, admite
que esta possa ser a resposta dos
proprietários dos terrenos, cansados
dos prejuízos provocados pelos
cavalos selvagens. O autarca diz
que há muito que vem alertando
as autoridades competentes para o
problema, mas até agora nada foi
feito.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
Rinoceronte mais raro do mundo filmado a atacar câmara de vídeo

Rinoceronte mais raro do mundo filmado a atacar câmara de vídeo

8d8b798b4ad07c7a24d3747ccb079eff.jpeg


As imagens foram captadas no Parque Nacional de Ujung Kulon, na ilha indonésia de Java, e mostram um rinoceronte de Java a atacar uma câmara de vídeo por sentir que esta ameaçava a cria, informou a WWF na quinta-feira.

«É muito raro vislumbrar um rinoceronte de Java no interior da floresta tropical» afirmou à AP Adhi Rachmat Hariyadi, responsável do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) pelo projecto de Ujung Kulon, acrescentando que a câmara não ficou danificada e foi recolocada no dia seguinte.

Desde que começaram a operar há um mês, as cinco câmaras de infravermelhos conseguiram registar duas imagens de um rinoceronte de Java (Rhinoceros sondaicus) fêmea e da sua cria, adiantou Hariyadi.

Estima-se que existam actualmente cerca de 70 rinocerontes de Java na natureza, dos quais 60 vivem no Parque Nacional de Ujung Kulon na ilha indonésia de Java e os restantes no Vietname.

A WWF teme que os rinocerontes de Java daquele parque possam vir a ser dizimados por uma doença ou catástrofe natural e, por isso, planeia transferi-los para outra parte da Indonésia na esperança que eles se reproduzam.

Os rinocerontes de Java chegaram a habitar uma área que se estendia do norte da Índia até à actual Indonésia, passando por Myanmar, Camboja, Laos, Vietname e Malásia.

No entanto, a destruição do seu habitat natural e a caça ilegal pelo valioso corno utilizado na medicina tradicional chinesa fizeram com que o seu actual estado de conservação seja considerado como estando "em perigo crítico".




Fonte:A.P
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Ursos "mendigos" pedem comida a motoristas na Rússia

Assim como os mendigos nos semáforos, uma família de ursos do norte da ilha de Sakhalin, no extremo oriente da Rússia, desenvolveu o hábito de pedir comida aos motoristas que passam por uma estrada, informou a agência Itar-Tass.

Segundo a agência, trata-se de uma família com um casal de ursos, de cerca de 700 kg cada um, e dois filhotes.

Os ursos estão a alguns quilómetros da cidade de Nogliki, ao longo de uma estrada, e tentam parar os automóveis para pedir comida.

De acordo com especialistas, apesar da abundância de alimentos na floresta, os ursos estão viciados em pedir. Uma das hipóteses é que algum motorista tenha lançado comida para eles alguma vez e assim os animais tenham se habituado a pedir alimento, em vez de procurá-lo.

A guarda civil preocupa-se com a segurança das pessoas que passam pela estrada, já que a caça ao urso é proibida na ilha e a espécie se multiplicou.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Jibóia em cativeiro tem 31 filhotes na Costa Rica

Uma cobra mantida em cativeiro no Inbio (Instituto Nacional de Biodiversidade) da Costa Rica teve 31 filhotes no último sábado (31). Cada um mede cerca de meio metro.

Eva é uma jibóia de um metro e meio que vive com dois machos --um deles chamado Adão. Ainda não se sabe quem é o pai dos filhotes, nascidos de 33 ovos (dois não vingaram).

O número é o maior já obtido no Inbio, que trabalha para a preservação de diversas espécies. Segundo especialistas do instituto, o número é considerado alto para um animal que vive em cativeiro, devido a condições diferenciadas de temperatura e humidade.

A incubação durou cinco meses. Por enquanto, os filhotes não estão sendo alimentados. Eles devem trocar de pele pela primeira vez quando completarem um mês de vida.

Dez das crias já estão sendo expostas no parque mantido pela entidade.

A Costa Rica tem 139 espécies de cobras vivendo em seu território.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Gato recém-nascido é resgatado com aspirador de pó na Escócia

Equipas de resgate usaram um aspirador de pó para retirar um gato de apenas seis horas de vida que havia ficado preso em um cano de esgoto.
Os bombeiros usaram uma câmara para localizar o gatinho e colocaram uma meia no bocal do aspirador para conseguir pegá-lo.

O resgate foi chamado para o local, uma casa na cidade de Dunbar, na Escócia, na madrugada desta segunda-feira.

Acredita-se que a mãe do gatinho tenha se escondido atrás da pia da cozinha para dar à luz os filhotes.


.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
1
Esperança renasce para ursos nas Astúrias

Esperança renasce para ursos nas Astúrias

Quando se temia pela sua sobrevivência e já poucos esperavam que os ursos pardos das Astúrias nunca iriam sozinhos ter a capacidade de recuperar as suas populações, as notícias não podiam ser melhores. Desde que, em 2004, uma fêmea deu à luz e as suas crias conseguiram sobreviver, esta pequena comunidade tem sido monitorizada em permanência. Até agora, pouco mais tinha acontecido, mas este ano há pelo menos duas fêmeas prenhas, o que pode inverter a tendência de desaparecimento da espécie nesta zona particular de Espanha, o Vale dos Ursos.

Estima-se que neste momento existam cerca de 130 destes animais a viver em liberdade em duas comunidades distintas na Cordilheira Cantábrica, a Ocidental e a Oriental, a primeira de maior dimensão, com cerca de 100 animais, e a segunda onde se encontram os restantes. Tem havido por parte das autoridades uma tentativa de criar condições para que essas duas comunidades se juntem, o que poderia potenciar ainda mais os nascimentos e também evitar alguns problemas de consanguinidade, que são mais prováveis se os dois grupos estiverem divididos, principalmente o grupo menor, do qual estas duas fêmeas fazem parte.

Nos últimos anos, o número de animais tem subido significativamente, estima-se que cerca de 7%, muito por causa do empenhamento das autoridades, mas também das populações que se sentem parte da solução do problema e que orgulhosamente se mostram protectoras desta espécie.

Também o íbis-eremita premeia empenho das autoridades espanholas

Também esta semana se veio a saber que uma espécie rara de íbis, o íbis-eremita, nidificou em Espanha com sucesso, Parque Natural de Breña, cerca de 500 anos depois de o ter feito pela última vez.

O íbis-eremita tem nidificado, nos últimos anos, em apenas quatro colónias destas aves em Marrocos, no Parque Nacional de Souss-Massa, onde no total podem ser encontradas pouco mais de duas centenas de aves. Nos últimos anos, tem estado a ser estudada uma quinta possível colónia destas aves, com menos de uma dezena de animais, que se encontra na Síria e que se julgava ter já desaparecido completamente. Neste momento, a preocupação é saber se os indivíduos deste pequeníssimo grupo se encontram em condições de se reproduzir, ou se são apenas o que resta de uma antes florescente comunidade que, por motivos pouco conhecidos, sofreu um declínio dramático em apenas 20 anos.

Este acontecimento em Espanha vem premiar o empenhamento dos sucessivos governos, que muito investiram na protecção das espécies animais. Nomeadamente, criaram-se parques, assegurando-se em permanência a manutenção nessas áreas de pessoal especializado para acompanhar muitas espécies em perigo e, mais do que isso, foram investidas avultadas verbas na promoção de condições, na educação das populações e em meios humanos. Estas medidas começaram já a dar frutos, com o aparente sucesso na reprodução de linces, com muitas outras aves, com os ursos e agora com a nidificação do íbis-eremita em solo espanhol.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo