As crianças e a água

square

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2009
Mensagens
672
Gostos Recebidos
0

Porque é que é tão importante vigiar a hidratação das crianças?


As crianças ficam mais facilmente desidratadas porque:


- O rácio entre a área de superfície e a massa corporal é maior do que nos adultos, por isso perdem mais água por evaporação;
- A capacidade de transpiração das crianças e a sua função renal é menos desenvolvida;
- As crianças têm menor sensação de sede.

Durante as férias os pais devem estar atentos e lembrar-se das situações de maior risco de desidratação:


- O aumento da actividade física;
- Altitudes elevadas (montanha, serra)
- Ambientes secos;
- Temperatura ambiente elevada;
- Em caso de febre ou diarreia.


Vantagens de beber água


As crianças devem brincar muito para serem saudáveis. Sabe-se hoje que níveis reduzidos de actividade física são fortemente prejudiciais à saúde, especialmente na fase de crescimento. Uma hidratação desadequada pode provocar a sensação de cansaço, níveis de atenção mais reduzidos, conduzindo à resistência da prática desportiva.
Numa altura em que a obesidade infantil está na ordem do dia, a preferência pelo consumo de água pode ajudar no controlo de peso. Especialistas sugerem que a desidratação pode estimular a preferência por uma alimentação rica em gorduras, como mecanismo compensatório, já que a gordura é o nutriente que gera a maior quantidade de água quando metabolizada pelo organismo.
Assim, uma dieta rica em gordura pode ser um mecanismo compensatório para gerir um consumo de água inferior ao recomendado.


Quais as consequências da desidratação?

A desidratação é também um factor de risco para problemas dentários, uma vez que limita a produção de saliva. E a saliva tem um papel essencial numa boa saúde oral nomeadamente:

- Neutraliza a acidez provocada pelas bactérias;
- Lubrifica as membranas da boca;
- Contém naturalmente alguns minerais que poderão permitir o
- Desenvolvimento dos dentes;
- E contem agentes anti-bacterianos que inibem o crescimento de bactérias nocivas para a saúde da boca.

A falta de ingestão de água é uma das mais frequentes causas de obstipação crónica, também conhecida como «prisão de ventre». Mas uma medida tão simples como aumentar o consumo de água é suficiente.

Uma boa hidratação previne infecções urinárias e problemas de incontinência. As infecções urinárias são situações perigosas nas crianças, podendo provocar lesões nos rins nos casos mais graves. Estas situações podem ainda originar perda de urina durante o sono em crianças mais crescidas. E se o consumo de água durante o dia não for suficiente, a incontinência pode agravar-se, reduzindo a capacidade de controlo da bexiga.
A água melhora a atenção e a concentração, seja dos adultos, seja das crianças. Atenção aos sintomas! Enjoo, dor de cabeça, cansaço, atenção e capacidade de concentração reduzidas podem indicar desidratação. Estudos recentes indicam que uma ligeira desidratação de apenas 1% é suficiente para prejudicar o desempenho cognitivo do seu filho.


Porquê beber água?

O corpo humano é maioritariamente formado por água. Mas o corpo não é um reservatório estanque: constantemente perde água ao longo do dia, através da urina, das fezes, do suor e de outras perdas insensíveis. E estas perdas têm de ser repostas para que o equilíbrio se mantenha. É verdade que a água é água, mas mais importante ainda é que a água seja de qualidade. Isto é particularmente importante durante as férias, sobretudo se viajar para fora.


Ingestão adequada: Litros/dia

Grupo etário:...............................mulher...............homem

1 - 3 anos.................................... 0.9....................0.9
4 - 8 anos.....................................1.2....................1.2
9 - 13 anos...................................1.6.....................1.8
14 - 18 anos..................................1.8....................2.6
> 19 anos......................................2.2....................3.0

Gravidez........................................2.3
Lactentes......................................3.1
 
Última edição:
Topo