As dores de crescimento existem mesmo?

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
300x210



Existem, mas passam.

Convencionou-se chamar «dores de crescimento» a um quadro clínico que existe mesmo. Mas não é o crescimento que o provoca. Estima-se que 15 por cento das crianças apresente esse quadro a certa altura do desenvolvimento, entre os três e os 12 anos.

As dores surgem nas duas pernas, não são localizadas, ou seja, a criança diz que lhe doem as pernas mas não conseguem especificar bem onde. Por vezes, passam a mão ao longo perna, para explicar que dói em todo lado. Frequentemente as dores surgem ao final do dia, muitas vezes ao princípio da noite. Se no resto do dia a criança faz as suas actividades normais, sem se queixar, se continua a comer bem, se não tem mais sintomas, é quase certo que se trata de dores de crescimento.

As causas destes episódios não são bem conhecidas, mas sabe-se que são benignos e acabam por desaparecer. Fazer uma massagem ou aplicar calor costumam ser medidas suficientes para aliviar a dor. Mas vale a pena conversar com o pediatra, pois pode justificar-se a administração de analgésicos.
 
Topo