• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

As Estrelas mais brilhantes do Céu Nocturno!

Status
Não está aberto para novas respostas.

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
​As constelações são grupos de estrelas. Em 1922, a União Astronómica Internacional estabeleceu 88 constelações que abrangem todo o céu, tanto no hemisfério norte como no sul. São essas constelações que são usadas pelos astrónomos.

As constelações podem dividir-se em:

– constelações boreais, fazem parte do hemisfério norte celeste;

– constelações austrais, fazem parte do hemisfério sul celeste;

– constelações equatoriais, fazem parte de uma faixa ao longo do equador celeste;

– constelações zodiacais, fazem parte de uma região próxima da linha da eclíptica.

Observando o céu nocturno, reparamos nas inúmeras estrelas, umas mais brilhantes do que outras. Algumas das estrelas mais brilhantes, são apenas um sistema de duas ou três estrelas, o que perante o observador, parece apenas uma estrela brilhante.

 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Sirius: A Estrela mais brilhante do Céu Nocturno!

Sirius é a estrela mais brilhante do céu nocturno. Pode ser observada na constelação do Cão Maior. Trata-se na realidade de duas estrelas: Sirius A e Sirius B (anã branca só possível de ser observada com auxílio de grandes telescópios). Situa-se a uma distância de 8,6 anos-luz da Terra. Essa proximidade contribui para que surja no céu nocturno como a mais brilhante estrela.
SpbLWo-i.jpg

Sirius tem um brilho cerca de 20 vezes superior ao do Sol. Existem muitas outras estrelas mais brilhantes, mas como estão muito mais longe parecem menos brilhantes vistas da Terra. Como é o caso de Rigel que é dezenas de milhares de vezes mais brilhante que o Sol, mas está a cerca de 800 anos-luz. Apesar de Rigel ser na realidade muito mais brilhante que Sirius, esta última está muito mais perto da Terra, fazendo com que surja no céu bem mais brilhante que Rigel.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Canopus: A Estrela mais brilhante do Hemisfério Sul

Canopus é a segunda estrela mais brilhante, situada na constelação de Carina. Situa-se a 310 anos-luz da Terra. O seu brilho é cerca de 15.000 vezes maior que o do Sol. Se levarmos em conta a enorme distância, podemos deduzir que é uma estrela muito mais brilhante do que a Sirius.
Daisy.jpg

Canopus é uma estrela supergigante branca-amarelada, sendo o seu diâmetro cerca de 65 vezes superior ao diametro do Sol. No hemisfério sul, é a estrela mais brilhante, sendo visível do Polo Sul até ao Meio-Oeste dos Estados Unidos e a costa africana do Mar Mediterrâneo.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Alfa Centauri: Estrela mais próxima do Sistema Solar

Situada na constelação de Centauro, a Alfa Centauro está a 4,4 anos-luz da Terra. O seu brilho deriva na realidade de um sistema de três estrelas: Alfa Centauri A e Alfa Centauri B, próximas uma da outra. A outra estrela deste sistema é a Proxima Centauri, mais afastada das outras duas estrelas. A Proxima Centauri está mais próxima da Terra, a uma distância de 4,2 anos-luz. Só possível a sua observação através de telescópios, pois trata-se de uma ténue estrela anã vermelha. Apesar de ser a estrela mais próxima da Terra (tirando o Sol), só foi descoberta em 1915, por o seu brilho ser muito fraco. Alfa Centauri só é visível no hemisfério sul.
1-1280px-Alpha_Beta_and_Proxima_Centauri1.jpg

Alpha Centauri (esquerda) e Beta Centauri (direita), com a posição de Proxima
Centauri indicada pelo círculo vermelho.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Arcturus

Arcturus, também conhecida como Arcturo ou Arturo, é a estrela alfa da constelação do Boieiro, sendo a estrela mais brilhante da sua constelação, e a quarta mais brilhante de todo o céu nocturno, vista a partir de um observador na Terra. Em termos de brilho, apenas Sirius, Canopus e Alfa de Centauro, ultrapassam Arcturus no céu nocturno.
275px-Arcturus_%28optical%29.png

Arcturus é uma estrela gigante alaranjada situada a cerca de 37 anos-luz da Terra. Tem um diâmetro cerca de 25 vezes maior que o diâmetro do Sol. Levando em conta a luz visível emitida pela estrela, Arcturus é 110 vezes mais luminosa que o Sol. Se levarmos em conta toda a energia emitida, Arcturus emite 180 vezes mais energia que o Sol.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Vega

Vega situa-se na constelação de Lira, sendo a quinta estrela mais brilhante do céu nocturno. Vega está relativamente próxima do Sistema Solar, sendo uma estrela branco-azulada relativamente jovem quando comparada com o nosso Sol.
500px-Vega_Spitzer.jpg

Vega situa-se a cerca de 25 anos-luz da Terra, e a sua luminosidade é cerca de 40 vezes mais de que o Sol. Tem mais do dobro da massa do nosso Sol e possui um diâmetro equatorial quase três vezes maior que o diâmetro do Sol. O diâmetro equatorial desta estrela é significativamente maior que o seu diâmetro polar. Vega já foi estrela Polar há 14.000 anos atrás, agora a sua posição foi ocupada pela estrela Polaris (que indica o norte). Mas no futuro, dentro de 12.000 anos, Vega irá ocupar a posição da estrela Polaris.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Capela

​Observada na constelação do Cocheiro, Capela situa-se a 42 anos-luz da Terra. Trata-se na realidade de um sistema de 4 estrelas, dividido em 2 pares de duas estrelas cada. Um dos pares é constituído por duas estrelas significativamente maiores que o nosso Sol (uma delas com um diâmetro 12 vezes maior que o do Sol, e a outra com um diâmetro 9 vezes maior que o do Sol), e o outro par é constituído por duas estrelas anã de fraca luminosidade e significativamente distantes do outro par.
estrela-capela.jpg
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Rigel: Supergigante Azul

Rigel pode ser observada na constelação de Órion, situada a cerca de 800 anos-luz da Terra. Na realidade, trata-se de um sistema de três estrelas, em que duas das estrelas são bastante menores e menos brilhantes que o seu elemento principal, uma estrela super gigante azul.
Rigel_sun_comparison.png

Comparação de tamanho entre Rigel e o Sol.

Esta gigantesca estrela tem aproximadamente uma massa equivalente a 20 massas solares e algumas dezenas de milhares de vezes mais brilhante que o Sol. O diâmetro de Rigel é aproximadamente 80 vezes superior ao diâmetro do Sol.











 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Prócion

​​Prócion é uma estrela dupla, e está situada a cerca de 11,4 anos-luz da Terra, que à escala astronómica podemos dizer que está relativamente próxima do nosso Sistema Solar. É constituída pela estrela principal designada por Prócion A, sendo provavelmente uma estrela subgigante branca, com cerca do dobro do diâmetro do nosso Sol, e cerca de sete vezes mais brilhante que este.
13329043_1764337283781430_1332930063_n.jpg

A companheira de Prócion A, designada por Prócion B, é uma estrela anã branca pouco brilhante. Dado o pouco brilho de Prócion B e de sua proximidade em relação à estrela principal, a resolução deste par de estrelas só é possível com recurso a grandes telescópios. Prócion pode ser observada na constelação do Cão Menor.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Achernar

​Estrela​ branca-azulada, Achernar situa-se a aproximadamente 144 anos-luz da Terra. A sua massa é de aproximadamente sete vezes a massa solar. O seu brilho é 1000 vezes mais brilhante do que o Sol, se levarmos em conta apenas a luz visível. Se levarmos em conta a totalidade de energia, então esta estrela emite mais de 3000 vezes energia que o Sol. Achernar situa-se na constelaçã do Erídano. Tem uma companheira, a Achernar B, mais pequena e menos luminosa.
Achernar.jpg

Achernar é uma estrela com uma velocidade de rotação muito rápida. Devido a isso esta é uma estrela achatada nos pólos. Seu diâmetro equatorial é pelo menos 50% superior ao diâmetro polar. Aliás esta é a estrela mais achatada actualmente conhecida. O diâmetro polar de Achernar é de aproximadamente 7,3 vezes o diâmetro do Sol, já que o seu diâmetro equatorial é de aproximadamente 11,4 vezes o do Sol. Devido à sua forma achatada, a temperatura à superfície desta estrela varia conforme a latitude.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
10
Betelgeuse: Supergigante Vermelha

Situada na constelação de Órion, esta supergigante vermelha está a cerca de 640 anos-luz da Terra. Betelgeuse é uma estrela de brilho variável. O diâmetro de Betelgeuse é cerca de 1000 vezes o diâmetro do Sol, e o brilho de cerca 100.000 vezes maior que o da nossa estrela. A sua massa é cerca de 20 vezes a massa do Sol.
betelgeuse_muralha_20151209-080704.jpg

Esta estrela gigantesca poderá estar próxima de explodir, ainda que quando tal acontecer
não causará danos na vida da Terra.
 
Última edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo