• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

As maiores descobertas de grandes cientistas da história -» Marie Curie

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Marie Curie (1867 - 1934)

cientistas_famosos_2.jpg

Você já reparou que em praticamente todas as listas dos cientistas mais famosos do mundo, Marie Curie figura como uma das únicas mulheres? Isso é porque seu contributo para o mundo da física foi tão importante que ela conseguiu driblar as figuras masculinas da época e chegou a receber duas vezes o Prêmio Nobel, sendo a primeira pessoa a conquistar tal feito.

Nascida Marya Sklodowska Curie, na Polônia, filha de um professor de física e matemática e uma pianista, Marie assumiu a escrita francesa do nome quando conseguiu mudar-se para Paris, depois de formada em medicina (em uma universidade polonesa clandestina que aceitava mulheres) para estudar na famosa Sorbonne.

Quando tinha vinte e oito anos conheceu Pierre Curie, que trabalhava em pesquisas elétricas e magnéticas, foi com ele que ganhou o seu primeiro Nobel, pela descoberta de dois elementos químicos: o polônio e o rádio.

Depois da morte do marido, tragicamente morto em um atropelamento, Marie conseguiu a atenção da comunidade científica. Em 1911, com quarenta e quatro anos, ganhou o seu segundo Nobel pelos estudos relacionados à radioatividade (até então ninguém havia usado esse termo), foi nomeada diretora do Instituto de Rádio de Paris e fundou o Instituto Curie. Também foi a primeira mulher a lecionar na Sorbonne.
 
Topo