Aspirador nao liga

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Ola a todos.

Tenho um aspirador que de um momento pro outro deixou de ligar. Utilizei-o normalmente num dia e no outro nada...
Abri-o e limpei-o bem. Vi os carvoes do motor e estavam ok. Vi o botao e ta ok. Andei a ver a placa eletronica e ao passar com a chave de fendas num dos componemtes eletronicos (do tamanho de um grao de arroz, retangular com corpo castanho) o aspirador liga. Refiz as soldas todas mas permaneceu igual.
Nao sei que componete é aquele e o que fazer para resolver esta situaçao.
Alguem me dá uma ideia de como resolver isto? Obrigado.
 

Diaby

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas, esse componente que falas pode ser um fusivel. Tenho experiência em electrónica e se dizes que quando passaste com a chave por cima ele ligou, muito provavelmente é isso, o fusivel está queimado.
podes substituir, para já, esse fusivel por um clip por exemplo (já meti um microondas a funcionar assim) ou um pedaço de fio não muito fino, soldados à placa electrónica
se entretanto resolver o teu problema, é melhor comprares um fusivel desses ou dos normais e adaptá-lo à placa
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Desde já obrigado pela rápida resposta :)

Só não percebi onde soldar o clipe soldo nesse tal sítio o a outra ponta onde soldo?

O problema é que se retirar a chave ele para de funcionar mas se mantiver a chave em cima ele funciona bem... Com o clipe ou fio dará pra remediar?

Obrigado.
 

Diaby

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Exactamente...esse é mesmo o sintoma do fusivel queimado.
Soldas o clip ou o fio no mesmo sitio onde está esse componente e experimentas a ligar. Se funciona com a chave também tem que funcionar assim.
Ou em alternativa contratas alguém para segurar na chave enquanto tás a aspirar :Espi06:
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
:D acho que ninguém ia aceitar com medo de ficar lá agarrado! :D

Ok soldo as duas pontas nesse sítio?
Amanhã já testo e dou novidades.
Depois tenho de comprar um igual pra substituir? Como sei a amperagem ou algo assim? Aquilo é minúsculo não tem qualquer letra/referência...
 

Diaby

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
A questão de substitui-lo é mais por uma questão de segurança. O fusivel está lá para proteger todo o circuito da placa electrónica que o segue. Se lá deixares ficar o clip/fio e se por algum motivo voltares a ter esse problema, a placa electrónica já não vai ter a protecção do fusivel e possivelmente vai queimar mais qualquer coisa no aspirador.
Portanto convém substituir.
Não conhecendo o modelo e consumo de aspirador, penso que 5A poderá ser suficiente, no entanto se quiseres comprar de 10A também não deve haver problema.
Depois diz qualquer coisa

cumps
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Hoje soldei um fio entre os dois pontos e nada :( não funcionou. Agora ao passar a chave também nada faz..
Retirei um fusivel de uma fonte de computador que tinha aqui soledi com dois fios as pontas e nada... Medi com o multimetro sendo um fusivel assim com os fios já tenho medida zeros mas nada funciona :s agora já não liga com a chave :s o que poderá ser?
Obrigado.
 

Diaby

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas
Podes ter queimado sem querer outro componente.
Podes tirar uma foto para ver o resultado final da soldadura? Para ver se com imagem se descobre mais qualquer coisa
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
engano post repetido
 
Última edição:

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Bem hoje estive de volta daquilo e depois de várias tentativas sem querer parti a pista :s veio agarrada à solda é o que dá não ter grande experiência nisto e ser só um curioso nesta matéria :s
Bem tinha aqui o aspirador da minha mãe, antigo sem as modernices destas placas eletrônicas. Abri-o por curiosidade para ver as ligações e não tinha placa eletrônica. Desenhei o esquema e fiz a ligação neste sem a placa eletrônica e funcionou bem. Coloquei uma peça amarela de dois pernos quadrada que diz 250v porque no velhote tem essa peça mas branca que por sinal está estourada nem sei como o aspirador funciona... Pra remediar isto serve, apenas o regulador de intensidade min e max e o piloto de depósito cheio não fica funcional. Agora tenho é a dúvida esta tal peça amarela é necessária? Posso fazer a ligação definitiva e fica seguro assim?
Obrigado :)
 

Diaby

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Ainda podes reparar a pista com um fio soldado onde ela estava. Por aí não há problema.
Em relação à peça amarela que falas não sei de que se trata, talvez um transformador, não sei...só vendo.
Se achas que está funcional e desenrasca fecha e tá bom :)
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Mas onde a pista estava agora está plástico :s
A peça amarela que falo é assim:

img.alibaba.com/photo/875230111/safety_capacitor_x2_275v_noise_suppression_capacitor.jpg
 
Última edição:

Diaby

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 5, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Mas onde a pista estava agora está plástico :s
A peça amarela que falo é assim:

img.alibaba.com/photo/875230111/safety_capacitor_x2_275v_noise_suppression_capacitor.jpg

Ainda assim, não há problema...basta interligares as extremidades onde a pista estava com um fio, se for necessário soldas o fio nos componentes onde a pista ia ligar.
Essa peça amarela é um condensador que provavelmente está no inicio do circuito para eliminar/reduzir o ruído da corrente eléctrica.
O outro estava estourado porque talvez tivesse levado com um pico de energia e não se aguentou.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Mas onde a pista estava agora está plástico :s
A peça amarela que falo é assim:

img.alibaba.com/photo/875230111/safety_capacitor_x2_275v_noise_suppression_capacitor.jpg
é bom que coloques o condensador. para os condensadores desse tipo, há uma margem de erro de +/- 20% e pode alterar com o tempo e calor, por isso, procura um com o valor acima de 400. voltes.
pode não ser para evitar ruídos mas fazer parte do circuito electrónico.
 

Rey400

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
277
Gostos Recebidos
0
Já fiz a montagem com ligação sem a placa eletrônica e funciona muito bem. :)
Espero que aguente :)
Obrigado pelas ajudas. :)
 
Topo