• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atestado médico passado no estrangeiro - Função Pública

PKA

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 22, 2020
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Gostaria de saber se alguém tem experiência nesta situação e pode ajudar.

Este ano vou fazer uma cirurgia de ambulatório nos EUA. Vou pedir um atestado para os dias necessários para a recuperação.

As minhas dúvidas são as seguintes:

- a legislação de trabalho em funções públicas diz que o atestado tem de ser visado pelo "consulado da área". É o consulado português lá? Ou o consulado dos EUA cá? Como a seguir à cirurgia regresso a Portugal e não vou ter nenhum consulado português próximo (se for o caso do consulado português), isso pode ser tratado em Portugal? Tipo via MNE ou PGR?

- como um atestado médico é um documento particular, precisa de alguma formalidade pública para ser visado pelo consulado (tipo ir à Ordem dos Médicos de lá ou ao notário)? Já agora ser visado significa o quê? (legalizar eu sei o que é mas só se aplica a documentos oficiais que eu saiba)
 
Topo