Avança a recolha de óleos alimentares

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Avança a recolha de óleos alimentares


Vinte e cinco mil lares dos seis concelhos abrangidos pela empresa multimunicipal de tratamento de resíduos (Braval) vão receber, nos próximos meses, oleões para a recolha de óleo alimentar usado. É mais um passo dada na preservação ambiental e na recuperação de resíduos. Segundo o administrador delegado da Braval, "o óleo doméstico será destinado á produção de biodiesel, uma energia verde, logo amiga do ambiente". Ontem, em Vila Verde, foram entregues os primeiros 250 oleões. Pedro Machado revelou que "a radicalidade e inovação deste projecto está no facto de a Braval se deslocar à casa das pessoas para recolher os oleões cheios".

Em troca, as pessoas recebem um vazio, reiniciando-se todo o processo doméstico. Quando estiverem cheios, é pedido às famílias aderentes que utilizem um número grátis para marcar o dia da recolha. Para Pedro Machado, "este é um passo espectacular no desenvolvimento e crescimento da Braval porque vai alargar as competências no tratamento de resíduos".

Em Maio será inaugurada uma unidade de transformação de óleos com capacidade para tratar 1,75 milhões de litros de óleo por ano, modificados em biodiesel, a partir da recolha de 40 a 50 mil toneladas. Numa primeira fase, através de um processo de candidatura, foram escolhidos os concelhos de Vila Verde e de Braga, mas é intenção alargar a Terras de Bouro, Amares, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.


Pedro Antunes Pereira
Jornal de Noticias
 
Topo