• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Avaria Frigorifico whirlpool

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
Boas,

Peço ajuda para a esta avaria:

Tenho um Frigorifico whirlpool NoFrost duas portas, inox com dispensador de água com 450 litros ARC 4209 IX AQUA combinado com (congelador) arca em cima e frigorífico em baixo, e o problema é que em cima congela normalmente e em baixo (frigorífico) não refresca nada.

Já alterei a temperatura para o frigorífico e nada, ou seja continua sem refrescar. Alguma dica?

Frigorifico duas portas inox com dispensador de água com 450 litros ARC 4209 IX AQUA - Whirlpool Portugal
 
Última edição:

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Pode ser excesso de gelo que se formou nas condutas e o frio que vem do evaporador não passar ,ou ventoinha que não esta a funcionar descongelamento automatico que avariou , experimentar desligar o frigorifico até ele descongelar totalmente o que pode demorar tempo com as portas abertas ,
Se forem condutas entupidas vai aparcer agua na parte debaixo , depois ligar novamente e ver como fica se voltar ão mesmo só chamar um tecnico para resolver o problema
 

undo

GF Prata
Entrou
Abr 27, 2008
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
verifica o termostato pois pode estar a ligar por pouco tempo e logo menos frio se tiveres jeito para trabalhos manuais vais ao termostato e fazes ligação direta (2 fios da mesma cor) e deixas uns 10 minutos depois desligas e vê se já tens frio onde queres caso tenhas é simples trocas o termostato abraço undo
 

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
Pode ser excesso de gelo que se formou nas condutas e o frio que vem do evaporador não passar ,ou ventoinha que não esta a funcionar descongelamento automatico que avariou , experimentar desligar o frigorifico até ele descongelar totalmente o que pode demorar tempo com as portas abertas ,
Se forem condutas entupidas vai aparcer agua na parte debaixo , depois ligar novamente e ver como fica se voltar ão mesmo só chamar um tecnico para resolver o problema

Boas, amigo gatusko

Por acaso na parte de baixo já me cai água coisa que nunca me fez isso, ainda andei a ver se descobria como desentupir as condutas mas não tive êxito (penso que só com o descongelamento) irei desligar o frigorífico da corrente electrifica e deixar as portas abertas para o descongelamento para despistar a possibilidade de serem as condutas obstruídas pelo gelo... darei noticias após esse despiste.

Obrg.
 

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
verifica o termostato pois pode estar a ligar por pouco tempo e logo menos frio se tiveres jeito para trabalhos manuais vais ao termostato e fazes ligação direta (2 fios da mesma cor) e deixas uns 10 minutos depois desligas e vê se já tens frio onde queres caso tenhas é simples trocas o termostato abraço undo

Obrigado pela dica amigo, mas este termostato é diferente dos que normalmente se usam num frigorífico normal, é muito parecido com um "íman redondo de uma coluna de som de carro" os fios não se consegue a ceder a eles... só consigo chegar ao "íman redondo" já tentei por ele noutra posição mas também não deu resultados.

Obrg.

Mais ideias agradeço....
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Pode ser excesso de gelo que se formou nas condutas e o frio que vem do evaporador não passar ,ou ventoinha que não esta a funcionar descongelamento automatico que avariou , experimentar desligar o frigorifico até ele descongelar totalmente o que pode demorar tempo com as portas abertas ,
Se forem condutas entupidas vai aparcer agua na parte debaixo , depois ligar novamente e ver como fica se voltar ão mesmo só chamar um tecnico para resolver o problema


Isto é o que normalmente acontece, não tem nada a ver com termostato.
 

adrianse12

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 25, 2006
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
se o interruptor da porta não desligar, acusa a porta aberta, pode ser a causa???
 

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
Isto é o que normalmente acontece, não tem nada a ver com termostato.

Ola boas,

Tem aqui uma opção nos controles de temperatura: "Fast cooling fridge, tradução: frigorifico de resfriamento rápido". nunca usei essa função... pergunto eu se usar essa função de temperatura será que descongelará por ventura o excesso de gelo nas condutas de refrigeração ?

Visto que o amigo Kokas diz que é o que normalmente acontece excesso de gelo nas condutas...
 
Última edição:

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
se o interruptor da porta não desligar, acusa a porta aberta, pode ser a causa???

Sim é verdade o que dizes amigo adrianse12 eu tive esse cuidado de verificar não só interruptor como as borrachas nas portas para não haver a possibilidade de fuga de refrigeração
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Ola boas,

Tem aqui uma opção nos controles de temperatura: "Fast cooling fridge, tradução: frigorifico de resfriamento rápido". nunca usei essa função... pergunto eu se usar essa função de temperatura será que descongelará por ventura o excesso de gelo nas condutas de refrigeração ?

Visto que o amigo Kokas diz que é o que normalmente acontece excesso de gelo nas condutas...


Não, a única coisa a fazer tal como já foi dito é deixar o frigorifico a descongelar para verificar se depois funciona bem, o que provávelmente irá acontecer, no entanto existe aí um problema que terá a ver com o circuito de descongelação.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boa noite

em primeiro lugar diria que as dicas dadas chegam para que o caso seja no minimo resolvido, adianto que deve deixar pelo menos a parte da referijaçao desligada e bem dito no tópico do companheiro gatusko c, a porta aberta isto para ser mais rápido e desapareçer toda a umidade que se encontra nas condutas pode demorar algum tempo e digo isto porquê:
depende do local onde se encontra o ap. e da temperatura que lá existe para aberviar um pouco, se o local é quente ou frio (umido)

tambem tem a ver c, o sensor de temperatura tem aver c, o pareçido a (IMAN OU MAGNETICO PAREÇIDO C, AS COLUNAS DE SOM MAS UM BOM BOCADO MAIS MINIATURA?CHAMADA SONDA)
NAO SEI SE ME FIS ENTENDER.
 

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
Não, a única coisa a fazer tal como já foi dito é deixar o frigorifico a descongelar para verificar se depois funciona bem, o que provávelmente irá acontecer, no entanto existe aí um problema que terá a ver com o circuito de descongelação.

Ora boas...

Bom, desliguei ontem da corrente electrifica o frigorífico e abri as portas, hoje constatei que o depósito (proteção) por cima do motor recebeu água ( onde este sempre este seco ) devo dizer que o frigorífico tem uns 3 anos e como ele é um "NoFrost" nunca o desliguei da ficha electrifica, limpando ele simplesmente com um pano meio umído sendo um NoFrost não ganhava gelo pensei eu não o desligar da electricidade até agora... lol

Deixei ele desligado ontem e continua desligado até amanha para ter a certeza que todo gelo derrete a ver se por ventura desobstruirá as condutas!!! Amanha darei noticias se resolveu o problema.

Obrg.
 

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
boa noite

em primeiro lugar diria que as dicas dadas chegam para que o caso seja no minimo resolvido, adianto que deve deixar pelo menos a parte da referijaçao desligada e bem dito no tópico do companheiro gatusko c, a porta aberta isto para ser mais rápido e desapareçer toda a umidade que se encontra nas condutas pode demorar algum tempo e digo isto porquê:
depende do local onde se encontra o ap. e da temperatura que lá existe para aberviar um pouco, se o local é quente ou frio (umido)

tambem tem a ver c, o sensor de temperatura tem aver c, o pareçido a (IMAN OU MAGNETICO PAREÇIDO C, AS COLUNAS DE SOM MAS UM BOM BOCADO MAIS MINIATURA?CHAMADA SONDA)
NAO SEI SE ME FIS ENTENDER.

Agradeço a dica amigo,

Estou a fazer os despistes por partes a ver se resolvo o problema, como pode ver em respostas atrás aos nossos amigos que me tentam ajudar, caso com o desligamento do frigorífico da corrente eléctrica não tenha sucesso partirei para novo despiste o (Iman ou Magnetico Parecido com os das Colunas de som mas um bocado mais miniatura) termostato. acho que é o que me falta fazer ao meu alcance... se não só um técnico mesmo!

Obrg.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

ora nem mais se nao resolver sem duvida que o melhor será uma pessoa indicada para o mesmo efeito e de confiança de preferençia c, estabeliçimento aberto ao publico em geral porque anda para aí muito boa gente que se fás entendido pega no ap, e leva depois deposita num centro de assistençia para orçamento depois entrega por escrito ou telefona, e o que quero dizer c, isto : sao dois a ganhar e só um a pagar.

penso que me fis entender.
 

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
Como prometido é devido, cá estou eu hoje a dar noticias do problema exposto sobre o frigorífico, já liguei ele á corrente electrifica, ainda é cedo para ver se o problema ficou resolvido pelo facto de ainda não ter dado tempo para o refrescamento do frigorífico, o barulho que ele está a fazer presumo que as ventoinhas de ventilação estão a funcionar agora teremos mesmo que esperar para dar tempo a ver se realmente a refrigeração circula nas condutas da parte de baixo do frigorífico.
 

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
Depois de 48 horas a deixar descongelar o frigorífico lá o liguei á corrente electrifica, de seguida esperei quase 24 horas depois para ver o comportamento dele, e não é que trabalha como gente grande... deu o seu trabalho mas lá ficou resolvido, ainda bem pois já estava a ver-me a chamar um técnico ou mesmo ter que comprar um novo uffffff....

Agradeço a todo o pessoal que viu o tópico mas em especial aos membros do nosso forum que se aprontaram logo em dar as suas preciosas ajudas para a resolução da causa!

:espi28:

Aquele abraço!
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Não quer dizer que o problema tenha ficado resolvido, por agora está, mas a médio prazo provavelmente o problema voltará a manifestar-se.
 

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
Não quer dizer que o problema tenha ficado resolvido, por agora está, mas a médio prazo provavelmente o problema voltará a manifestar-se.

Acredito que sim migo, pois também não fiquei totalmente convencido, mas vamos ver o decorrer do comportamento dele... mas já agora kokas que te leva a deduzir que "o problema voltará a manifestar-se"? Já tiveste algum problema idêntico?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Acredito que sim migo, pois também não fiquei totalmente convencido, mas vamos ver o decorrer do comportamento dele... mas já agora kokas que te leva a deduzir que "o problema voltará a manifestar-se"? Já tiveste algum problema idêntico?



Vários
, a experiencia diz-me isso, oxalá esteja enganado.
 

Roberto41

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 29, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
frigorifico

Boas,

Peço ajuda para a esta avaria:

Tenho um Frigorifico whirlpool total NoFrost duas portas, combinado com ( arca em cima e frigorífico em baixo, e o problema é que em cima nao ta congela normalmente e em baixo ta crinado gelo
Já alterei a temperatura para o frigorífico e nada, ou seja continua sem refrescar. Alguma dica?
 
Última edição:
Topo