Avestruz
Classificação científica
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Struthioniformes Família: Struthionidae
Género:
Struthio Espécie:
S. camelus A Avestruz é uma ave não voadora originária da África. É a única espécie viva da família
Struthionidae, e do género,
Struthio. Pertence à ordem das Struthioniformes - aves não voadoras. Desta ordem também fazem parte a ema, originária da América do Sul e o emu e casuar, nativos da Austrália. As avestruzes são consideradas a maior espécie viva das Aves e seu nome científico vem do grego para "camelo pardo".
Descrição:
As avestruzes normalmente pesam entre 90 e 130 Kg, embora alguns avestruzes machos tenham sido registrados com pesos até 155 Kg. Na maturidade sexual, as avestruzes machos podem possuir entre 1,8 m e 2,7 m de altura, enquanto as fêmeas alcançam entre 1,7 m e 2 m. Durante o primeiro ano de vida crescem cerca de 25 cm por mês. Num ano um avestruz pesa cerca de 45 Kg.
Possui dimorfismo sexual: nos adultos, o macho tem plumagem preta e as pontas das asas são brancas, enquanto que a fêmea é cinza. O dimorfismo só se apresenta com um ano e meio de idade. As pequenas asas vestigiais são usadas por machos como exibição para fins de acasalamento.
As penas são macias e servem como isolante térmico e são bastante diferentes das penas rígidas de pássaros voadores. Possui duas garras em dois dos dedos das asas. As pernas fortes da avestruz não possuem penas. As suas patas têm dois dedos, sendo que apenas um tem unha enquanto o maior lembra um casco. O seu aparelho digestivo é semelhante ao dos ruminantes e os seus olhos, com as suas grossas sobrancelhas negras, são os maiores olhos dos animais terrestres.
Comportamento:
As avestruzes vivem em grupos nômades de 5 a 50 aves que frequentemente viajam juntos com outros animais ruminantes, tais como zebras e antílopes. Elas alimentam-se principalmente de sementes e outros produtos vegetais; ocasionalmente elas também comem animais como gafanhotos. Como não possuem dentes, engolem pedrinhas que ajudam a esmagar os alimentos engolidos no papo. Elas podem ficar sem água por muito tempo, vivendo exclusivamente da humidade das plantas consumidas. Entretanto, elas gostam de água e tomam banhos frequentemente. Com visão e audição aguçadas, elas podem detectar predadores tais como leões a uma grande distância.
Reprodução:
As avestruzes tornam-se sexualmente maduros entre 2 e os 4 anos de idade; as fêmeas amadurecem cerca de seis meses antes dos machos. A espécie é iterópara, com a estação de acasalamento começando em Março ou Abril e terminando um pouco antes de Setembro. O processo de acasalamento difere nas diferentes regiões geográficas. Machos territoriais tipicamente usarão assobios e outros sons para lutar por um harém de 2 a 5 fêmeas. O vencedor destas lutas cruzará com todas as fêmeas em uma área mas só formará uma ligação com uma, a fêmea dominante. A fêmea se abaixa no chão e é montada por trás pelo macho.
Avestruzes são ovíparos. As fêmeas porão seus ovos fertilizados num único ninho comunitário, um buraco escavado no chão e com 30 a 60 cm de profundidade. Ovos de avestruz podem pesar 1.4 kg e são os maiores ovos de uma espécie viva (e as maiores células únicas), embora eles sejam na verdade os menores em relação ao tamanho da ave. O ninho pode conter de 15 a 60 ovos, com um ovo médio tendo 15 cm de comprimento, 12 cm de largura, e peso de 1.4 kg. São brilhantes de esbranquecidos. Os ovos são chocados pelas fêmeas de dia e pelo macho à noite, aproveitando as cores diferentes dos dois sexos para melhor camuflagem. O período de gestação é de 35 a 45 dias.
A expectativa de vida é de 50 anos em média, podendo variar de 30 a 70 anos.