Portal Chamar Táxi

Notícias Avião pesado de combate a fogos 'Canadair' avaria no Douro. É o segundo esta semana

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
54,049
Gostos Recebidos
1,518
Avião pesado de combate a fogos 'Canadair' avaria no Douro. É o segundo esta semana

img_932x621uu2025-08-01-15-30-47-2226480.jpg


Autoridade de Proteção Civil confirma avaria. Avião estará sem potência para levantar voo e regressar ao combate aos fogos.

Um avião pesado de combate a fogos 'Canadair' avariou, na tarde deste domingo, na zona do Douro. Fonte oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) confirmou ao CM a ocorrência, acrescentando que a mesma ocorreu "no Teatro de Operações do combate ao fogo de Siralhelhos, no distrito de Vila Real".

"Confirmamos que o Canadair amarou, por razões ainda não apuradas. Mas o mesmo estava a operar em parelha, por isso há mais um avião deste tipo disponível no dispositivo de combate a fogos", revelou a mesma fonte.

O CM soube, junto de outras fontes da Proteção Civil, que o 'Canadair' terá amarado por "ter perdido potência para levantar voo, e regressar ao combate aos fogos".

Recorde-se que na quinta-feira, outro avião do mesmo tipo amarou, devido a avaria técnica, quando participava no combate ao incêndio em Penafiel. A amaragem decorreu na zona de Entre-os-Rios, devido a uma avaria técnica enquanto fazia o reabastecimento.

Portugal apenas tem dois destes 'Canadair' contratados para a época de incêndios. Quando na quinta-feira um deles avariou, foi acionado um avião de reserva previsto no contrato, de forma a que o dispositivo mantivesse uma parelha operacional. Com a avaria deste domingo, o País fica apenas com um avião bombardeiro pesado 'Canadair'.

Correio da Manhã
 
Topo