Bébés - As primeiras doenças

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
As primeiras doenças

Dar a primeira medicação ao bebé recém-nascido é sempre uma experiência que se reveste de muita ansiedade para os recentes papás.



Por norma, os primeiros cuidados de saúde com o bebé passam apenas por administrar algum colírio ou umas gotas otológicas ou nasais. Em casos mais graves, um antibiótico ou um antipirético. Pese embora sejam situações muito simples, os novos pais que não estão habituados a estes procedimentos sentem-se sempre muito desajeitados. Como pegar no bebé? Como ministrar-lhe as gotas oftálmicas se ele está sempre a mexer a cabeça de um lado para o outro?
A forma de segurar no bebé enquanto é pequenino é fácil pois ainda não oferece resistência e não terão de fazer qualquer esforço para que se mantenha quieto. Quanto for mais crescido, o bebé já não será tão passivo e terão de esforçar-se para o conseguir pois será muito mais activo. Contudo, na primeira vez, os pais não sabem por onde começar, pois apesar do bebé ainda ser muito tranquilo pode resistir energicamente agitando as mãozinhas e chorando desesperadamente.

Ministrar os primeiros medicamentos é sempre uma situação que pode enervar os adultos

Como aplicar as gotas

Os colírios são geralmente o primeiro teste. Para os aplicar bastará apenas um dos pais. Todavia, nas primeiras vezes, enquanto um aplica as gotas, o outro poderá segurar na cabecinha do bebé ou afastar-lhe as mãos. Para uma aplicação correcta deve puxar para baixo a pálpebra inferior e instilar as gotas no canto interno do olho. Se for preciso, e se ainda não confia na sua habilidade, outra pessoa pode suster-lhe a cabeça enquanto realiza a manobra. As gotas otológicas, podem aplicar-se mesmo enquanto o bebé está a dormir. Primeiro instilam-se num lado e a seguir mudando o bebé de postura - voltando-o cuidadosamente para o outro lado - instila as gotas no outro ouvido.
Aplicar as gotas ao bebé não necessita de força nem é difícil. A calma e a serenidade dos pais e alguma habilidade vão ajudar a concluir esta tarefa com êxito.
As gotas nasais para uma maior facilidade de aplicação requerem que pegue o bebé e o deite sobre o seu colo, apoiando-lhe a nuca com a sua mão de forma a que esteja um pouco inclinada para baixo. Depois deve aplicar as gotas numa narina, esperar uns segundos e aplicar na outra narina.

Habitualmente, é na aplicação dos colírios que os pais sentem maiores dificuldades na administração.


Manobras para os mais crescidinhos

Habitualmente, é na aplicação dos colírios que os pais sentem maiores dificuldades na administração. Se as manobras de aplicação podem ser fáceis com um bebé recém-nascido, com um bebé de 5 ou 6 meses, que se encontra numa fase muito activa, pode ser necessário a colaboração de outra pessoa. Todavia, se a mamã não tem outra pessoa em casa, pode optar por envolver a criança numa mantinha ou numa toalha para lhe imobilizar os braços e as perninhas. A mamã pode ainda tentar distrair a criança como seu brinquedo preferido e enquanto se encontra distraída, aplicar-lhe as gotas. Mesmo que não seja possível baixar-lhe a pálpebra, ou que abra os olhos, pode aplicar as gotas no ângulo interno do olho e esperar que o abra. Pode também realizar esta operação enquanto o bebé dorme.

A forma de segurar no bebé enquanto é pequenino é fácil pois ainda não oferece resistência e não terão de fazer qualquer esforço para que se mantenha quieto.

Antibióticos e antipiréticos

Habitualmente os medicamentos são aplicados por via oral. Uma das preocupações das mães começa no momento em que a criança cospe o medicamento e se nega a ingeri-lo. Muitas vezes, depois de uma luta com a colher, a mãe fica sem saber se a criança conseguiu ingerir a quantidade indicada. Dado que cuspiu várias vezes durante a toma, questiona-se se lhe deve ministrar uma outra dose, mesmo que mais reduzida.
Como as crianças pequenas têm muitas vezes dificuldade em aceitar os medicamentos devido ao sabor, pode dar o medicamento à criança através de uma seringa – sem agulha – posicionando-a directamente na boca, no sentido da bochecha. Esta zona, dado que possuimenos papilas gustativas é menos sensível ao gosto. Se lhe der o medicamente com a colher que o acompanha - doseadora - encoste-a ao lábio inferior e incline-a ligeiramente para que o medicamente escorregue lentamente. Tem sempre a opção de colocar o medicamento no biberão, juntando-lhe duas colheres de leite para que o sabor não seja tão acentuado.
Ministrar os primeiros medicamentos é sempre uma situação que pode enervar os adultos. Por isso, não o faça se estiver enervada. Respire fundo e não esqueça que tudo é uma questão de treino. No caso da toma de antibióticos, respeite sempre a prescrição do seu pediatra no que respeita a quantidades, horários e períodos. Mesmo que o seu bebé já lhe pareça totalmente curado, continue a dar-lhe o medicamento até completar o período prescrito pelo médico.

Muitas vezes, depois de uma luta com a colher, a mãe fica sem saber se a criança conseguiu ingerir a quantidade do medicamento indicada
 
Topo