• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Banco de Moçambique perspetiva "recuperação gradual" apesar de recuo no crescimento

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
27,424
Gostos Recebidos
1,029
Banco de Moçambique perspetiva "recuperação gradual" apesar de recuo no crescimento

img_900x508$2021_04_01_18_42_00_1026028.jpg


Produto Interno Bruto registou um crescimento real de 4,5% no segundo trimestre, após 3,2% nos primeiros três meses do ano, impulsionado pela industria extrativa.

O Banco de Moçambique mantém a perspetiva de "recuperação gradual" da economia, apesar de reconhecer que o crescimento económico caiu para metade no primeiro semestre do ano, face ao mesmo período de 2023.

"As perspetivas de curto prazo continuam a indicar uma recuperação gradual da economia, excluindo a produção de GNL [Gás Natural Liquefeito]", refere o relatório da Conjuntura Económica e Perspetivas de Inflação, deste mês e a que a Lusa teve esta sexta-feira acesso.

"Esta previsão é sustentada pela melhoria do desempenho da indústria extrativa e do setor terciário, com destaque para os setores do comércio e serviços, e de transportes e comunicações", lê-se ainda no documento.

O banco central acrescenta que o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique registou um crescimento real de 4,5% no segundo trimestre, após 3,2% nos primeiros três meses do ano, impulsionado pela industria extrativa.

"Em termos acumulados, o PIB cresceu 3,9 % no primeiro semestre de 2024, contra 6,2 % observados em igual período de 2023", observa o banco central.

As perspetivas de recuperação gradual da economia no curto prazo "são corroboradas pela evolução do Índice de Produção Industrial (PMI), que, pelo quarto mês consecutivo, sinaliza uma melhoria nas condições de funcionamento da economia", refere igualmente o relatório.

O índice PMI registou em agosto 50,9 pontos, o segundo valor mais alto desde julho do ano passado.

O PIB moçambicano deverá crescer para 1,536 biliões (milhões de milhões) de meticais (21.800 milhões de euros) em 2024, o que corresponde a um aumento, em termos percentuais, de 5,5%, na previsão oficial do Governo.


Correio da Manhã
 
Topo