Barragem de Alqueva

  • Criador do tópico helldanger1
  • Start date
H

helldanger1

Visitante
Barragem do Alqueva
alquevapa5.jpg


Localizado em pleno Alentejo, o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva tem influência directa quer nos concelhos abrangidos pela albufeira de Alqueva quer naqueles que beneficiam com a instalação de novos perímetros de rega.
São 19 os concelhos do Alto e Baixo Alentejo, nas margens direita e esquerda do Rio Guadiana abrangidos por este Empreendimento.
O Empreendimento desenvolve-se a partir da barragem de Alqueva, instalada no rio Guadiana, imediatamente a jusante da confluência do rio Degebe e a montante da confluência do rio Ardila.
A albufeira de Alqueva estende-se por 83 km ao longo dos concelhos de Moura, Portel, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Alandroal e terá uma capacidade total de 4 150 milhões de m3, sendo de 3 150 milhões de m3 o seu volume utilizável em exploração normal.

No tocante à pesca embarcada, deve-se ter cuidado com os fundos, pois os terrenos são planos, o que leva a que haja muitos baixios e outros obstáculos perigosos pouco profundos. Aqui, uma sonda assume um papel preponderante não só na procura de peixe mas também no conhecimento das profundidades.

Outro factor a ter em contra é a vegetação arbustiva não aquática submersa junto às margens, que, devido ao recente alagamento, ainda provoca a perda de material.

Como a barragem é um colosso em extensão, com profundidades de centenas de metros, são muitos os tipos de pesca a praticar.

mapaalquevawz5.jpg

cumpts
helldanger1
 
H

helldanger1

Visitante
Foz do rio Ardila com o Rio Guadiana!(Bacia da Barragem de Alqueva)
im002193os0.jpg
 
Topo