Portal Chamar Táxi

BD: Marvel escolhe Daniel Maia em concurso internacional

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
BD: Marvel escolhe Daniel Maia em concurso internacional

O ilustrador português Daniel Maia vai colaborar este ano com a editora norte-americana Marvel Comics, depois de ter sido escolhido num concurso internacional de caça talentos conduzido pelo editor CB Cebulski.

Em declarações à agência Lusa, Daniel Maia disse hoje que está já a trabalhar num argumento de Brian Reed para uma BD protagonizada por Miss Marvel, uma super-heroína criada pela editora norte-americana, uma das mais importantea da nona arte nos Estados Unidos.

O concurso internacional para a escolha de novos desenhadores decorreu ao longo dos últimos meses, com o editor e argumentista da Marvel CB Cebulski a percorrer vários países da Europa, entre os quais Portugal, à procura de novos desenhadores.

Foi numa passagem em Novembro pelo Fórum Fantástico, em Lisboa, que Daniel Maia entregou o seu portfólio a Cebulski, mas sem grandes esperanças de ser contactado.

Daniel Maia, 30 anos, está já representado nos Estados Unidos, através da Art & Comic International, onde já fez alguns trabalhos dispersos de banda desenhada.

Inclusivé já tinha colaborado antes com a Marvel, mas os trabalhos nunca chegaram a ser publicados.

«Fiquei um bocadinho surpreendido por ter sido escolhido, mas já estou a trabalhar na história», disse Daniel Maia, o único português escolhido neste concurso, ao lado de desenhadores de França, Espanha, Canadá e sobretudo Itália.

Miss Marvel, publicada primeira vez em 1968, integra os Vingadores e X-Men e é uma espécie de rival da Wonder Woman, criada pela DC Comics, outra editora de BD norte-americana.

Esta não é a primeira vez que Daniel Maia desenha a super-heroína.

Em 2006, Daniel Maia já tinha sido abordado pela Marvel para fazer esta personagem, mas o trabalho nunca chegou a ser concretizado.

«Ao longo da minha vida têm surgido percalços e acidentes de percurso que fazem com que algumas coisas tenham sido descontinuadas, mas desta vez vai correr bem», disse Daniel Maia, desenhador e ilustrador desde o início dos anos 1990.

Escolhido pela Marvel, Daniel Maia junta-se assim a uma série de autores portugueses que nos últimos anos têm colaborado com esta e com outras editoras norte-americanas de «comics», entre os quais Miguel Montenegro, Eliseu Gouveia, João Lemos e Nuno Alves.

Apesar de não ter nada publicado em álbum em Portugal, Daniel Maia é autor de vários trabalhos de ilustração e banda desenhada, tendo publicado em fanzines e na imprensa portuguesa.

Daniel Maia começou por ser auto-ditacta até ter aperfeiçoado a técnica em cursos na Gulbenkian e na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

É autor de bandas desenhadas como «Hunter», «Punisher», «Terra infirma» e «Pão-de-law», uma super-heroína portuguesa cuja história espera publicar este ano em edição de autor.

Integra ainda o Estúdio Hydra com Miguel Félix, João Mendonça e Cláudia Dias.


Diário Digital / Lusa
 
Topo