Portal Chamar Táxi

Beatriz da Conceição recebe prémio carreira Amália Rodrigues

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Beatriz da Conceição recebe prémio carreira Amália Rodrigues

A fadista Beatriz da Conceição, 68 anos, receberá em Maio o prémio de carreira Amália Rodrigues, pelo percurso de mais de 40 anos dedicado ao fado, revelou o júri.

Depois de um ano de interregno, a Fundação Amália Rodrigues retoma este ano a atribuição de prémios que distinguem os melhores intérpretes, instrumentistas e divulgadores de fado. Nesta terceira edição, cuja cerimónia de entrega decorrerá a 21 de Maio em Sintra, Beatriz da Conceição será distinguida por ser uma fadista que «marcou a diferença em termos de interpretação do fado».

«Criou um estilo próprio e teve sempre muito cuidado na escolha do repertório que cantou», sublinhou o júri, citando os poemas de Rui Manuel, João Dias e José Carlos Ary dos Santos, que Beatriz da Conceição interpretou.

Natural do Porto, Beatriz da Conceição, que passou também pelo teatro de revista, é conhecida pelas interpretações de fados como «Eu corpo» (Ary dos Santos), «Ovelha Negra» (João Dias) e «Lisboa da cor da ponte» (César de Oliveira). Foi para ela que Ary dos Santos, com Fernando Tordo, escreveu o «Fado da Bia», por conta do diminutivo familiar de Beatriz da Conceição.

Este ano, os prémios Amália Rodrigues serão reduzidos de 18 para apenas sete categorias, para imprimir uma maior valorização do galardão no meio do fado. Assim, além do prémio carreira, este ano serão distinguidas o melhor instrumentista, intérprete, compositor/poeta, revelação, álbum e ensaio/divulgação, sem haver separação entre feminino e masculino.

Entre os vencedores, o júri adiantou ainda que o violista Carlos Manuel Proença, de 40 anos, foi eleito o melhor instrumentista. Filho da fadista Maria Amélia Proença, o músico tem-se feito notar à viola sobretudo ao lado de Camané, apesar de já ter acompanhado, entre outros, Carlos do Carmo, Pedro Moutinho, Aldina Duarte e Mísia.

Presidido por Fernando Machado Soares, o júri desta terceira edição integra Nelson Tereso e Américo Lourenço (Fundação Amália Rodrigues), a pianista Gabriela Canavilhas, o jornalista Nuno Lopes e o fadista e produtor Hélder Moutinho. Os prémios serão entregues a 21 de Maio numa cerimónia no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.




Fonte:Lusa
 
Topo