- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,588
- Gostos Recebidos
- 1,117

A bebida mais popular no mundo inteiro é contraindicada para quem sofre de insónias, osteoporose avançada, irritações no estômago ou hipersensibilidade à cafeína. Para os demais, pode ser até mesmo um bálsamo, como revela a publicação Super Interessante.
Inúmeras pesquisas apontam os benefícios da bebida para a saúde: promovendo uma ótima função cardiovascular, ajudando a prevenir o mal de Alzheimer e reduz o nível de açúcar no sangue, combatendo ainda a diabetes.
Um estudo divulgado pela Faculdade de Medicina Jikei, em Tóquio, sugere que o consumo regular de café previne contra as doenças do coração. Os investigadores japoneses descrevem o café como o “próximo vinho vermelho”, em referência aos polifenóis da bebida de Baco, reconhecidamente benéficos para as artérias. Segundo os cientistas, os principais ácidos fenólicos do café, o cafeico e o ferúlico, auxiliam o retorno do colesterol para o fígado. Isso aumenta o nível de HDL, o chamado bom colesterol. A experiência foi realizada num grupo de voluntários saudáveis, cujas amostras de sangue foram analisadas antes do consumo de café ou de água e 30 minutos depois, num estudo cruzado.
O café também está associado a um menor risco de desenvolver a doença de Alzheimer. A investigação mais recente, que da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, foi realizada em ratos idosos. Os cientistas deram aos roedores o equivalente a cinco xícaras de café por dia, durante dois meses. Após esse período, os bichos apresentaram uma redução de quase 50% nos níveis da proteína beta-amiloide – em grande quantidade, essas proteínas depositam-se ao redor e no interior dos neurónios, provocando a perda significativa da memória.
“Até agora, as pesquisas limitaram-se a medir a quantidade dos marcadores da doença, como é o caso da proteína beta-amiloide”, disse Gary Arendash, líder do estudo. “Adiamos os testes com seres humanos porque ainda não há verbas suficientes, mas a ideia é estudar os efeitos da cafeína, e não só a do café, em pacientes com Alzheimer.”
Quem pode tomar?
Pesquisas sugerem que a cafeína interfere na absorção do cálcio e, por isso, o consumo deve ser evitado por quem sofre de osteoporose ou quer prevenir a doença.
Bebida ‘milagrosa’
Estes são alguns dos muitos benefícios que o café pode trazer para a sua saúde, segundo estudos da Faculdade de Medicina de Harvard.
Cancro
Consumidores habituais de café correm um risco 50% menor de desenvolver tumores do cólon, da mama e retais.
Diabetes
A bebida contém substâncias que reduzem o teor de açúcar no sangue.
Doença de Parkinson
Pesquisas recentes chegaram à conclusão de que a cafeína previne contra o mal de Parkinson, quando consumida por homens. Relativamente às mulheres, os estudos não são conclusivos.
IN:NM