• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bens de partilha

chaufer

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2009
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Olá gostava de saber se por ex:pode um pai vender ou dar uma casa a um filho com tudo escriturado,essa casa ao seu falecimento entra ou nao para partilha .Obrigado
ps.havendo obviamente mais filhos
 

atlas1017

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2009
Mensagens
145
Gostos Recebidos
0
A resposta...

Caro membro,

A sua exposição engloba duas questões:
a) pode o pai vender ou doar uma casa a um filho?
b) em caso afirmativo, a casa entra nas partilhas?

Resposta à pergunta referida em a):
Sim, os pais podem vender ou doar casas aos filhos. Todavia, no caso das vendas, e se existirem mais filhos, estes terão de o consentir. Sem o consentimento, a venda pode ser anulada no prazo de um ano a contar da data em que os restantes filhos tiveram conhecimento da venda (cfr. artº 877º, nº 1, do CC). E sim, podem doar livremente casas aos filhos.

Resposta à pergunta referida em b):
Depende. Se a casa tiver sido vendida pelos pais aos filhos, então não entra nas partilhas (nem faria algum sentido que entrasse... então o filho compra a casa como uma pessoa qualquer, paga o preço da compra aos pais e depois ainda era prejudicado na herança? Entregava o dinheiro da compra e ainda lhe descontavam na herança? Pagava a casa 2 vezes?).
Se a casa tiver sido doada, o seu valor é contabilizado nas partilhas, salvo se os pais tiverem expressamente dito o contrário no acto da doação.
Esta é uma visão reduzida e simples, porque o tema é demasiado complexo para ser respondido aqui.

Cumprimentos,
 
Topo