Biocombustível culpado pela alta dos preços

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Um relatório confidencial do Banco Mundial culpa os biocombustíveis pelo aumento do preço dos alimentos em cerca de 75%. Este documento coloca também em causa as afirmações dos EUA que estes apenas contribuíam em 3% dos aumento dos valores.

A produção de biocombustíveis é responsável por 75% do aumento dos preços dos alimentos desde 2002, de acordo com um relatório interno do Banco Mundial a que o jornal britânico "The Guardian" teve acesso.

O economista Don Mitchell, autor do relatório, analisou mensalmente a subida dos preços dos alimentos e concluiu que "sem a alta dos biocombustíveis, as reservas mundiais de trigo e milho não teriam descido de forma tão considerável".

Explica que o impacto no preços dos alimentos deve-se a vários factores. Primeiro que os biocombustíveis desviaram cereais destinados ao consumo humano, para serem refinados, um outro factor é a especulação que o mercados dos novos combustíveis gerou.

De acordo com o relatório, os preços dos alimentos subiram, 140% desde 2002 e têm sido apresentadas várias razões que conduziram a esta escalada. O mais comum é a subida do preço do petróleo e a seca em regiões produtoras, como a Austrália, mas estas só explicam 15% do aumento, frisa o documento.

Para o autor, a produção de biocombustíveis é assim o principal factor, responsável por 75% da subida de preços. No entanto, o documento sublinha que biocombustíveis fabricados com outras matérias-primas, com o o derivado da cana-de-açúcar, produzido no Brasil, não tiveram um impacto tão grande nos preços.

Segundo fontes citadas pelo jornal britânico, o relatório foi concluído em Abril, mas não foi publicado até agora para evitar um conflito com a Casa Branca, que afirma que o impacto dos novos combustíveis nos preços dos alimentos limita-se a 3%. George W. Bush atribui a subida dos preços fundamentalmente ao aumento da procura de alimentos na China e na Índia.

Fonte:JN:espi28:
 
Topo