BMW quer usar calor e sol para reduzir consumo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
BMW quer usar calor e sol para reduzir consumo

A BMW trabalha numa série de novas tecnologias visando a aumentar a eficiência energética e diminuir as emissões de seus veículos. Entre as áreas exploradas, está o uso da energia solar e a recuperação do calor dissipado pelo motor e escapamento.

Os engenheiros da BMW lembram que mesmo os motores mais eficientes só conseguem converter cerca de um terço da energia potencial do combustível em trabalho mecânico. Os dois terços restantes são perdidos em forma de calor que, em tese, poderia ser parcialmente em energia eléctrica.

A conversão de calor em electricidade já foi usada pela NASA em voos espaciais mas, até agora, não foi utilizada em automóveis. A ideia dos técnicos da BMW é incorporar um conversor termoeléctrico no escapamento, com capacidade de geração de até 1000 watts. Essa energia pode ser associada à gerada pelo sistema de recuperação de energia nas engrenagens, que já é usado em alguns modelos da fábrica, para aumentar a aceleração do veículo, reduzindo o consumo em até 5%.

A BMW também estuda a utilização de painéis solares que, nas condições da Europa Central podem gerar até 200 watts de electricidade por metro quadrado. Os painéis podem ser instalados no tecto ou outras superfícies do carro. Segundo os engenheiros, um quilowatt hora de electricidade produzida pelo sol pode ajudar a reduzir o consumo de combustível em até 0,3 litros por quilómetro.

JM


Autoestrada
 
Topo