Boa noite bebé, e sonhos felizes

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,454
Gostos Recebidos
166
O bebé adormece dificilmente. A meio da noite, esgotados por um longo dia de trabalho, o pai e a mãe são constantemente acordados pelo choro.

Esta situação acaba por constituir um problema para toda a família. Será possível fazer alguma coisa? As estatísticas demonstram que 25 a 30 por cento dos bebés entre 6 e 12 meses e que 20 a 40 por cento das crianças entre 2 e 3 anos têm este péssimo hábito de se transformarem em incómodo e inesperado despertador para os pais.
Na maior parte dos casos, as causas são banais e a correcção destas desagradáveis insónias podem ser resolvidas com certa facilidade.

Dorme bem...durante o dia

É uma situação perfeitamente normal durante as primeiras semanas, mesmo até cerca dos seis meses. É preciso dar tempo ao bebé para que ele adquira algumas referências. Durante a sua vida intra-uterina, o bebé mostrava-se extremamente calmo durante o dia e só se excitava à noite (entre as 21 horas e a meia-noite). Vai ser preciso dar-lhe algum tempo para modificar este ritmo.

Que fazer? Respeitando esse relógio biológico, ainda assim é possível ajudar o bebé a encontrar as suas referências. À noite, faça-o dormir na escuridão. Durante a sesta, não feche as janelas e não interrompa as actividades caseiras. A criança vai habituar-se aos ruídos normais de uma casa.

Quanto às refeições, respondendo embora às exigências do bebé, estabeleça rapidamente horários relativamente fixos (admitindo-se uma diferença de sensivelmente meia hora). Recorde-se que o leite materno é mais rapidamente digerido do que os leites comerciais. Neste caso, os despertares nocturnos podem ser muito mais frequentes.

Só adormece ao colo

É um hábito contraído desde a nascença. A mãe começou por embalar o bebé depois do biberão, antes de o deitar no berço. Eram só alguns minutos. Mas, agora o bebé já tem oito meses e não consegue adormecer sem ser embalado. E, à medida que vai crescendo, também o tempo que demora a adormecer vai aumentando. Já precisa de 20 a 60 minutos, quando aos três meses bastavam uns cinco.

Que fazer? O bebé deve aprender muito rapidamente a adormecer sozinho. Isto não significa que não se deva instituir todo um ritual para o deitar. Pelo contrário. A repetição quotidiana dos mesmos gestos acalma a criança para a noite que está começar.

À noite, a uma hora fixa, instale-o ainda acordado na sua cama, acaricie-lhe a cabeça durante alguns segundos, cante-lhe uma canção de embalar ou ponha a funcionar a caixinha de música e deixe-o adormecer sozinho.

Se tiver sido embalado por muito tempo, o bebé poderá ter necessidade de um objecto que o ajude a fazer a transição. Uma t-shirt usada pela mãe é suficiente para o acalmar.

sapo.
 
Topo