• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Boia salva-vidas portuguesa destacada em prémio internacional de inovação

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,479
Gostos Recebidos
366

O evento de inovação tecnológica decorre de 5 a 8 de janeiro, em Las Vegas.​



1668810329769.png


A U SAFE, uma boia salva-vidas controlada de forma remota, está nomeada para o CES Innovation Awards 2023, na categoria ‘Segurança Humana’. O aparelho, inteiramente inventado, desenvolvido e fabricado em Portugal, distingue-se entre mais de 2.100 candidaturas, conforme foi anunciado na quarta-feira, no estado norte-americano de Nova Iorque. Este evento de inovação tecnológica decorre de 5 a 8 de janeiro, em Las Vegas.






“Desenvolvida pela empresa portuguesa Noras Performance, com o objetivo humanitário de preencher a lacuna existente nos meios de salvamento no mar, a U SAFE é uma boia autopropulsionada, controlada remotamente, projetada para ser um ‘robot aquático’ rápido e preciso, capaz de alcançar, de forma eficaz, uma pessoa em perigo”, elenca a entidade, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.


Segundo a nota, “a mais importante vantagem da U SAFE reside na capacidade de possibilitar resgates nas condições mais adversas, com o mar agitado ou zonas rochosas, evitando que tanto o socorrista como a embarcação corram perigo”, sendo, por isso, já usada em várias marinhas e guardas costeiras do mundo.


A boia foi “concebida para uma utilização simples e intuitiva, de forma a permitir que qualquer pessoa, mesmo sem treino prévio, realize um resgate, lançando a boia a partir de terra, de embarcações ou de meios aéreos”, detalha o comunicado.


Jorge Noras, CEO e fundador da Noras Performance, esclareceu que este é “um marco muito importante para a U SAFE”, depois de ter sido reconhecida “em 2019 como o melhor produto na Indústria Naval Mundial”.


“Após sermos reconhecidos em 2019 como o melhor produto na Indústria Naval Mundial, é uma grande honra e um marco muito importante para a U SAFE sermos agora considerados como um dos melhores Produtos Tecnológicos para a Segurança Humana. Temos muito orgulho em ajudar a resolver problemas do mundo real, utilizando tecnologia avançada para desenvolver soluções simples com aplicações globais. A U SAFE provou ser uma solução extremamente fiável com um histórico operacional notável”, salientou.


Este produto português, que está a despertar grande interesse a nível internacional, estará em exibição no Booth 9863, Hall Robotics, de 5 a 8 de janeiro em Las Vegas.


nm
 
Topo