'Boom' de investimento em energia solar no Japão

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
'Boom' de investimento em energia solar no Japão

solar_nrel_2.jpg


Depois da tragédia da central nuclear de Fukushima em 2011, com consequentes quebras de energia em quase todas as grandes cidades japoneses, o Japão começou a investir em força em energias renováveis.

Segundo um relatório da consultora IHS, as instalações de energia solar fotovoltaica cresceram 270 por cento no primeiro semestre deste ano, levando a país a ultrapassar a Alemanha no maior mercado do setor, em termos de receita, em 2013.

Se é verdade que o Japão deverá instalar menos gigawatts que a China – que deve ser o maior mercado em instalações – os altos preços dos sistemas no país garantirão a sua posição.

Há alguns anos, menos de um por cento da energia do país vinha de fontes renováveis.

Em 2013, os painéis solares instalados no Japão terão uma potência equivalente a sete reatores nucleares. “O país deverá instalar 15 mil milhões de euros em sistemas em 2013, contra 8,2 mil milhões em 2012”, avança o relatório. No mesmo período, o mercado global apenas cresceu quatro por cento.

Recentemente, foi inaugurada uma quinta solar de 26,5 gigawatts, com capacidade para alimentar 900 casas, numa fábrica abandonada. Os campos de golfe dos anos 80 também estão na mira das autoridades japoneses, segundo a revista Fortune.


PER / Green Savers
 
Topo