• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Buzinar quando não deve pode dar multa. Eis os casos em que é permitido

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
naom_6541180f7cf9e.jpg


A buzina de um carro é uma ferramenta de comunicação importante durante a condução, mas existem regras que regulam o seu uso.






De acordo com o Código de Estrada português o principal objetivo da buzina é garantir a segurança rodoviária e evitar perturbações desnecessárias. Dessa forma, o 'apito' só deve ser utilizado em casos "excecionais".


Pode assim buzinar ("de forma breve") para alertar outros condutores ou peões em caso de "perigo iminente" ou "fora das localidades, para prevenir um condutor da intenção de o ultrapassar, assim como nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e lombas de visibilidade reduzida".


Não pode, contudo, utilizar a buzina sem motivo justificado ou de forma excessiva, por exemplo, para cumprimentar alguém ou quando um outro condutor estacionou de forma a bloquear o seu carro. Se o fizer, incorre numa multa que vai dos 60 aos 300 euros, uma vez que trata-se de uma "contraordenação leve".

IN:NM
 
Topo