Câmara do Corvo quer instalar painéis solares para reduzir a dependência energética

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
O presidente da Câmara Municipal do Corvo quer adquirir 200 painéis solares domésticos para instalar nas moradias da ilha, a fim de reduzir a dependência energética em relação ao exterior.

O projecto permitiria substituir a utilização do gás doméstico (tipo bilha) pela energia solar, garante Manuel Rita. A iniciativa, que já foi apresentada às Secretarias Regionais da Economia e do Ambiente, representa um investimento de 300 mil euros e contempla a aquisição de 200 painéis solares, com dimensão de 90 centímetros por 1,80 metro, e a respectiva instalação.

Desta forma, a ilha do Corvo, com 400 habitantes, deixaria de estar tão dependente do exterior, em termos energéticos. “A ideia é reduzir a dependência de combustíveis fosseis no Corvo para apenas 20 a 25 por cento nos próximos seis a sete anos”, sublinhou.

Há mais de uma semana que não há gás butano na ilha devido às más condições meteorológicas nos Açores. O navio “Santa Iria”, que iria reabastecer o único revendedor de combustíveis na ilha, continua atracado no porto das Lajes das Flores. Desde terça-feira que não há gasolina ou gasóleo. Segundo Manuel Rita, além dos combustíveis falta leite, produtos frescos e fruta.

“Há sempre quem tenha uma garrafa de gás que possa disponibilizar ao vizinho”, explicou o autarca socialista, para quem os corvinos já se habituaram a conviver com a falta de bens essenciais durante o Inverno.

De qualquer forma, o autarca decidiu apostar nas energias renováveis para tentar reduzir a dependência destes habitantes em relação ao exterior.

“Já instalei painéis solares em casa da minha filha e ela nunca mais precisou de usar a bilha de gás para cozinhar, nem para aquecer a água”, sublinhou Manuel Rita, para quem esta solução poderá ser extensiva aos restantes fogos habitacionais da ilha.

O autarca do PS pretende também apostar na energia hídrica e instalar uma central que permita aproveitar a água para produção de energia eléctrica.
publico
 
Topo