Códigos e vocábulos em CB

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
Alguns códigos e vocábulos utilizados em CB e radioamador.
 

diaz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 30, 2007
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Ora viva ...

Pelo menos e se anteriormente denunciei os tópicos (post´s) que haviam sido plagiados do meu site ( pelo marcoense) , este tópico "Códigos e vocábulos em CB" contém um ficheiro WORD txt.doc. sobre A LINGUAGEM DA CB ( termos ) tendo o mesmo referência à sua origem como sendo da ESTAÇÃO DE CB GAVIÃO ( h**p://gaviao.radiocb.com ) .
Tudo se torna simples quando é claro. O seu a seu dono .

Estarei disponível para mais e melhores esclarecimentos sobre a Banda do cidadão, se solicitado .

Bem Hajam
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Amigo diaz, se abrir o referido documento e ir ate ao fundo do mesmo vera que faz referencia ao autor do mesmo assim como ao local de onde foi retirado, o mesmo não aconteceu em outros postes mas neste a referencia esta la.
 

carlos pimentel

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
olá a todos montei um cb tti880 na minha caravana mas ainda não o utilizei, podem me dar umas dicas para começar sem fazer asneiras pois sou novato nestas andanças de radio, e já agora o radio será bom, obrigado
 

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
podem me dar umas dicas para começar sem fazer asneiras

Transmitir pelo radio seja CB ou outro, implica que temos um interlocutor e possivelmente vários ouvintes, que a todo o momento podem intervir na sua conversa. Assim, devemos ter o máximo cuidado em não usar termos imorais nem manter contactos com pessoas de baixo nível verbal. Digo-lhe de passagem que em CB ha pessoas que conseguem separar o trigo do joio e garanto-lhe que ha muito joio nesta e noutras bandas.
Assim, e para que o amigo comece com o pé direito, Não ligue aos códigos nem aos caloes.. Isso vai-se aprendendo.
Para intervir num QSO (contacto ja em curso)
Escute um pouco do QSO para se inteirar do caminho a dar no momento da sua intervenção. Deixe sempre um intervalo antes de carregar no PTT para dar oportunidade de alguém colocar um break (pedido de intervenção).
Principalmente trate com o seu interlocutor como se fosse seu superior, mesmo que se trate de uma criança. Trate com todos os que voce escuta no seu TX/RX com o mesmo respeito que você gostaria que eles o tratassem .

Isto é o básico.
Se alguém o tratar mal ou for desagradável, chame-o à atenção mas evite confrontos verbais e não alimente polémicas desnecessárias. É degradante ouvir certas conversas nos canais 34 lsb e adjacentes, por pessoas bem conhecidas que dizem serem macanudos. De facto nao passam de vermes com inteligência justo suficiente, para apertar o PTT e delirar à frente de um micro, vociferando à torto e a direito, meia dúzia de palavras sem nexo, mas só assim conseguem pensar que são os maiores. Fique trankilo sempre que alguém o sobre-modular intencionalmente.
Acima de tudo respeite-se a si mesmo para que os outros o respeitem.

Para iniciar um QSO
Antes de mais nada, procure um canal livre. em todos os que tem à sua disposição.
Vá ao canal de chamada (11AM) ou onde se encontram os macanudos a monte (34LSB) ou se tiver altos (27555Mhz USB) faça o seu convite para o canal que reparou livre e lá , continue o seu QSO, se alguém acedeu em conversar consigo. Se ninguém apareceu, não desista e repita a operação.

Nota:
Repare que estes aparelhos também são utilizados por pessoas que se deslocam. Camionistas e outros condutores de longo curso.
Quando passamos a um QSO num determinado canal, não se admire se for sobre-modulado por um desses utilizadores.
À medida que o QSO deles avança e se aproximam, podem não se aperceber que sobre-modulam o seu. Isso não impede de terem a cortesia de mudarem de canal, mas pode muito bem ser você a propor-se de o fazer.

Coisa importante é que nunca mas nunca se coloque a modular com alguém logo a seguir, no canal adjacente a um canal ocupado.

Eis o básico para ser um bom operador de radio CB.

Se assim fizer, vai ver que não tarda a ter gosto por comunicar com os verdadeiros radio-operadores da frequência 27Mhz.



73/51
 
Última edição:

tomatinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 17, 2009
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Como já tinha dito algures noutro tópico, a CB já não é o que era (infelizmente), seja devido a "pessoas" que por lá andam, seja a sistemas como o PLC (uma praga) que nos impedem de comunicar nestas bandas. E o PLC não afecta apenas o CB, mas também o radioamadorismo nas bandas baixas (HF).

73 deste amante das radiocomunicações :espi28:
 

lopesdavid

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 9, 2011
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Costumo usar o CB quando vou de camião com o meu pai!mas em laterais ás vezes as vocês não funcionam bem! não sei porque alguém sabe?
 

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Costumo usar o CB quando vou de camião com o meu pai!mas em laterais ás vezes as vocês não funcionam bem! não sei porque alguém sabe?

Quando se refere a Vocês penso que quer dizer as pessoas....
Se assim é.........
Sei...loll

Porque hoje em dia a liberdade do outro, continua onde acaba a minha...... :shy_4_02:

Explico-me:


Quando vejo que alguém pode, por palavras ou atos, deportar-me para uma discussão, onde sei que a base desta, contradiz a minha ideologia ou forma de estar na vida, a qual respeita o bom senso, e por isso a liberdade de outrem, considero que esse alguém abusa do direito à sua liberdade.

Por outras palavras:
Quando em família, sou obrigado a fazer QRT, para poupar os tímpanos da minha esposa e filhos, à descarada desfaçatez com que alguns OMs, (não é só na CB ) "papoteiam" na frequência, isso implica que não tenho a liberdade de poder estar nessa frequência......

Bom... diremos que a CB não é como dantes mas é mentira. A radio CB, tal como o radio-amadorismo estão bem melhor que antes. Passei por lá para saber e poder afirmar.
As pessoas é que são outras, embora que algumas sejam as mesmas.
O problema é o abuso pois desde há algum tempo a esta parte, anda tudo "à vontade do freguês". E como o freguês está habituado a "pegar e não pagar".....
Pegar e não pagar, quer dizer ROUBAR.
Roubar é o que essa espécie de gente faz na CB e no radio-amadorismo de onde deveriam estar banidos. Digo que roubam pois roubam a paciência e o tempo de quem pretende encontrar alguém com o qual possa fazer um QSO com letra grande.

Moral da historia: (se há uma)

A CB mudou sim mas para melhor.... (40 + SSB) Antes era proibido e fomos nós que tudo fizemos para que hoje seja autorizado. E que fizeram ou fazem esses "balelas" de hoje?
A ANACOM da toda (não fiscalizam) ou quase, liberdade para poderem subir e descer em frequência. E que fizeram ou fazem esses "balelas" de hoje?
Damos-lhes todo o espaço que querem pois quase que abandonamos a frequência aos predadores, porque presamos a nossa integridade moral e familiar. E que fizeram ou fazem esses "balelas" de hoje?
Acaparam-se do principal que é: a liberdade e o tempo do outro, ou seja ... a minha, a sua e a de todos os que colocaram a CB e não só, no ponto de se poder livremente, trocar um QSO.


Por estas e outras razoes, fico triste quando dizem prejudicialmente que a CB já não é a que era. As pessoas é que não são as mesmas.


TKS
 
Última edição:
Topo