Cólicas

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
Cólicas


Um bebé chorão coloca uma grande pressão sobre os pais. É bastante vulgar que os pais de um bebé chorão desenvolvam sentimentos como a incerteza, frustração, desamparo, culpa, depressão, exaustão, ressentimento e irritação.


O que são cólicas?

As cólicas caracterizam-se por um choro e agitação que dura mais de três horas durante um dia. Tanto os bebés que são amamentados a peito, como os que são alimentados a biberão, podem ter cólicas.

Cerca de 30% dos bebés, que em todos os outros aspectos são saudáveis, sofrem de cólicas. Estas desenvolvem-se normalmente durante a segunda e a quarta semanas de vida.


Como saberei se o meu bebe tem cólicas?



O seu bebé, aparentemente saudável, pode sofrer de cólicas se

Chorar mais de 3 horas durante o dia, mais de 3 dias por semana.
Por vezes gritar e parecer inconsolável. Os períodos mais críticos são normalmente o fim da tarde e o início da noite.
Esticar ou encolher as suas pernitas e expelir gases. O estômago pode parecer dilatado pelos gases.


O que provoca as cólicas?



Não se sabe ao certo o que causa as cólicas. No entanto, o bebés que sofrem de cólicas parecem ter contracções do intestino que são dolorosas.

Alguns peritos crêem que as cólicas estão relacionadas com a dieta. A sensibilidade à proteína do leite de vaca tem sido sugerida como uma possível causa das cólicas, assim como a intolerância à lactose. Um bebé alimentado a peito pode sofrer de cólicas devido a sensibilidade a um determinado alimento da dieta da sua mãe.

Outros têm sugerido que os bebés podem tornar-se irritáveis e agitados devido ao facto de ingerirem demasiado ar enquanto estão a ser alimentados. Tem sido igualmente sugerido que as cólicas surgem devido simplesmente ao facto do bebé ser invulgarmente sensível à estimulação.


As cólicas podem ser graves?


Em alguns casos, as cólicas podem ser um sintoma de um problema clínico, como uma hérnia. Se acha que o seu bebé têm cólicas, deverá consultar o seu profissional de saúde de modo a certificar-se de que o problema não está a ser causado por uma doença.


As cólicas começam normalmente durante o primeiro mês de vida, desaparecendo muitas vezes espontaneamente quando o bebé atinge os 3 ou 4 meses de idade.


Como se tratam as cólicas?


As cólicas podem ser causadas por uma grande variedade de factores e, por esta razão, nenhum tratamento é potencialmente eficaz para todos os bebés.

Se se suspeitar que a intolerância à lactose ou as alergias alimentares são uma causa possível, uma mudança de dieta pode ajudar.
As mães lactantes podem tentar eliminar da sua dieta alguns produtos lacticínios ou alimentos que são conhecidos por originar gases, como as couves, as cebolas ou o alho. Consulte o seu profissional de saúde para aconselhamento acerca do tratamento das possíveis sensibilidades alimentares.

Se estiver a alimentar o seu bebé a biberão, consulte o seu profissional de saúde para determinar se uma mudança para um leite preparado sem lactose ou sem leite de vaca poderá auxiliar o seu bebé que sofre de cólicas. Consulte as páginas em Escolher um leite para lactentes para mais informações acerca de leites preparados sem lactose ou sem leite de vaca.

Se as cólicas fizerem apenas parte de uma fase de desenvolvimento, o único “tratamento” que poderá ajudar a resolver o problema será o tempo.

O que posso fazer para melhorar as cólicas?

Poderá tentar

Manter o seu bebé perto de si num marsúpio. Os movimentos e o contacto corporal podem ser calmantes.
Criar um movimento e som rítmicos com um aspirador, secador de roupa ou outro electrodoméstico.
Oferecer a chucha ao seu bebé, o que poderá ser reconfortante.
Deitar o bebé de barriga para baixo sobre os seus joelhos e massajar-lhe as costas.
Embrulhar o bebé num cobertor para fazer com que este se sinta aconchegado e protegido.
Encontrar outra pessoa que tome conta do bebé para que tenha oportunidade de descansar um pouco de todo o stress resultante do cuidar de um bebé exigente. Mesmo uma hora de descanso pode ser revigorante e torná-la mais apta a lidar com toda a situação.
 
Topo