Caçadores furtivos já mataram 245 rinocerontes este ano

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,999
Gostos Recebidos
358
Caçadores furtivos já mataram 245 rinocerontes este ano

Caçadores furtivos já mataram 245 rinocerontes na África do Sul desde o início deste ano, indicam as mais recentes estatísticas oficiais, hoje divulgadas.
O Parque Nacional Kruger, que faz fronteira com Moçambique, é a reserva onde mais rinocerontes foram mortos (147), tendo as reservas do Limpopo perdido no mesmo período 34, as do Kwazulu-Natal 25 e as do Noroeste 24, referem as estatísticas compiladas pelo Ministério do Ambiente.
Embora considerando que a caça ilegal de rinocerontes atingiu níveis de crise, sem precedentes na África do Sul, as autoridades destacam que foram conseguidos sucessos importantes no combate a este tipo de crime, designadamente com a detenção de 161 suspeitos desde 01 de janeiro de 2012 e a morte de pelo menos duas dezenas de caçadores furtivos em tiroteios com guardas florestais e agentes da polícia e do exército nas reservas estatais e privadas.
Entre os detidos, 138 são caçadores e os restantes recetadores ou correios, ao serviço de sindicatos internacionais que fornecem os mercados asiáticos de cornos de rinocerontes, considerados «curas milagrosas» de uma série de doenças e um afrodisíaco em países como a China e o Vietname.
Em 2010, o primeiro ano em que a caça furtiva de rinocerontes disparou verdadeiramente depois de mais de duas décadas sem incidentes de maior, foram mortos na África do Sul 333 daqueles animais.
No ano seguinte, o número aumentou para 448 e se a tendência dos primeiros seis meses de 2012 se mantiver, este poderá a vir a ser mais um ano trágico para os rinocerontes sul-africanos, com uma população calculada em cerca de 20 mil animais.

Fonte: Lusa/SOL
 
Topo