• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Campo Pequeno – Crónica da Monumental de Lisboa

Nuno Rato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 10, 2008
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
xmsImg.php


Pelas 376 páginas do volume perpassa a recordação das grandes figuras que pisaram o redondel lisboeta e mantiveram o Campo Pequeno em sintonia com a evolução da arte tauromáquica. No toureio a pé, evocam-se figuras clássicas como Guerrita e Antonio Fuentes, Joselito e Juan Belmonte, Manolo Bienvenida e Domingo Ortega, Manolete e Pepe Luis Vázquez. Mais próximos de nós, avultam os nomes de Manuel dos Santos e Diamantino Vizeu, Curro Romero e Antonio Ordoñez, Paco Camino e El Cordobés, numa lista que se prolonga até à actualidade

Quanto à lide equestre, o trabalho relembra artistas imortais como Vitorino Fróis, João Núncio, Simão da Veiga, António Luís Lopes e Mestre Batista, a par de ginetes do presente, que com as suas actuações triunfais dignificam a secular arte de Marialva. Porque os forcados não podiam ser esquecidos, há igualmente referências aos principais grupos que passaram pelo tauródromo lisboeta.

Mas não só de momentos apoteóticos se compõe a vida de uma praça. Em dezenas de «caixas» distribuídas ao longo do texto, o livro narra também episódios curiosos - as pequenas histórias de que também se tece o passado de uma instituição como o Campo Pequeno.

Sublinhe-se ainda que no final de cada um dos onze capítulos da obra foram inseridas crónicas de algumas das corridas citadas. Com um duplo objectivo: completar a informação e trazer à luz do dia algumas peças de um subgénero jornalístico pouco divulgado fora dos círculos taurinos, mas que merece ser melhor conhecido.
Livro em capa dura com 376 páginas impressas a 4 cores sobre couché de 150grs
 
Topo