Portal Chamar Táxi

Informação Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,862
Gostos Recebidos
1,129
naom_68d25015c5c96.webp


Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o cancro da próstata é um dos mais incidentes nos homens. Um estudo alertou para um fator importante que muito homens ignoram e desconhece que pode ser importante para a detenção precoce da doença e para o aumento das hipóteses de tratamento.


De acordo com um estudo do Arthur G. James Cancer Hospital, aqui citado pelo Health, grande parte dos homens nos Estados Unidos, onde foi realizada a investigação, não sabe que o cancro da próstata num estágio inicial não apresenta qualquer tipo de sintomas.


Cancro da próstata. Fator importante pode ajudar a salvar vidas


"É muito importante que todos entendam que o cancro da próstata é assintomático até os estágios avançados e que quase ninguém com cancro da próstata num estágio inicial apresenta qualquer sintoma", revela o urologista Jairam Eswara.


Explicou que é importante mudar a mentalidade e fazer com que os homens se preocupem mais com o estado da sua saúde. A investigação entrevistou mais de mil homens com mais de 18 anos.


Cerca de 80% dos entrevistados não sabiam que o cancro da próstata num estágio inicial não apresentava qualquer tipo de sintomas físicos. Também 59% revelou que não sabiam que a disfunção sexual poderia ser um alerta para este tipo de cancro.


O cancro que não tem sintomas na sua fase inicial


"Como o cancro próstata está localizado profundamente no corpo, não é fácil determinar se alguém tem cancro da próstata ou não", começou por dizer o especialista. Esta acaba por ser uma preocupação para os profissionais de saúde.


"Faz com que as pessoas pensem que não correm risco de cancro quando, na verdade, correm, o que leva à relutância em fazer o exame", explica. Revelou ainda alguns dos sinais que devem funcionar como alerta para os homens.



É o caso de ter dificuldade em urinar, fluxo da urina fraco, urinar com frequência à noite, dor ou ardor ao urinar, sangue na urina, dor nas costas, ancas e zona pélvica que custa a passar ou da ejaculação dolorosa.


Novo teste pode melhorar tratamento do cancro da próstata


Uma equipa da Royal Marsden NHS Foundation Trust desenvolveu um teste através de Inteligência Artificial que pode melhorar o tratamento do cancro da próstata. Em causa está a identificação dos doentes mais aptos para receber um tratamento que reduz para metade o risco de cancro.

A nova ferramenta foi apresentada em maio deste ano no congresso anual da American Society of Clinical Oncology. A abiraterona pode ajudar no tratamento, mas não é eficaz da mesma forma em todos os pacientes. Desta forma, este teste consegue prever quem está será mais beneficiado.


Assim, o medicamento pode ser distribuído da melhor forma e evita outro tipo de tratamentos que podem ser mais agressivos e desnecessários.


"A abiraterona já melhorou a esperança de vida de centenas de milhares de homens com cancro da próstata avançado. Sabemos que, para muitos homens com cancro ainda não disseminado, também pode ter bons resultados”, revela Nick James, um dos responsáveis pelo estudo.

IN:NM
 
Topo