Canhotos pensam mais rápido

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
Os canhotos têm uma capacidade de raciocínio mais rápida do que os dextros. A conclusão é de um estudo publicado na revista Neuropsychology que afirma que os canhotos são os mais rápidos no processamento de múltiplos estímulos cerebrais.

No entanto, os especialistas portugueses não tomam partido do estudo e consideram que faltam mais estudos que comprovem a teoria.

O neuropsicólogo e membro do Instituto de Inteligência Nelson Lima considera que a veracidade «varia de caso para caso porque cada pessoa tem uma estrutura cerebral e um funcionamento muito particular».

«Aparecem muitos esquerdinos com habilidades mais desenvolvidas do que pessoas com igual nível de inteligência, mas que não são esquerdinos», afirmou o especialista em declarações à Lusa. No entanto, o especialista considera que o tema carece de novos estudos que venham confirmar a hipótese.

Entre as crianças, o número de esquerdinos que são sobredotados é elevado. «Não quer dizer que haja mais esquerdinos sobredotados do que dextros, mas o que acontece é que dentro dos esquerdinos há um elevado número de crianças sobredotadas e este simples facto dá que pensar, mas carece de maior investigação», defendeu Nelson Lima perante a inexistência de dados estatísticos.

João Ferreira considera que é preciso ter cuidado ao extrapolar informação de estudos com pequenas amostras. O presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) diz que «a maior parte da informação que existe sobre as características da inteligência ou características intelectuais distintas nos dextros ou nos canhotos são de uma maneira geral de pequena dimensão e cuja validade é questionável».

O Dia Internacional dos Canhotos comemorou-se no dia 13 de Agosto. A data foi criada em 1992 pelo clube britânico Left-Handers como forma de protesto contra a discriminação aos esquerdinos.



In Pais & Filhos
 
Topo