- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,600
- Gostos Recebidos
- 1,226
Tem algum medicamento que toma todos os dias? Existe um em particular que pode estar relacionado com alguns problemas de saúde que poderia não esperar. Um cardiologista deixou um aviso sério sobre o que pode acontecer.
Ao Mirror, o médico Malcolm Finlay revelou que pode estar a correr alguns riscos se toma aspirina todos os dias. Existem casos específicos em que algumas pessoas a tomam. Contudo, se não tiver certo tipo de problemas, o melhor é deixar este fármaco de lado se o toma diariamente.
“Para pacientes que já sofreram um ataque cardíaco ou um AVC, ainda há bons argumentos para tomar aspirina diariamente. Mas, para todos os outros, o benefício é mínimo”, começa por dizer o cardiologista.
Existem alguns efeitos secundários do consumo de aspirina em excesso e também para quem a toma sem ter sido recomendado medicamente. “A aspirina e medicamentos antiácidos, como o omeprazol, não devem ser tomados a longo prazo. Existem tratamentos cardiovasculares muito melhores que não apresentam esses efeitos negativos.”
Entre alguns dos efeitos que o cardiologista aponta está a hemorragia no estômago, mas há mais. “Esses efeitos não são brincadeira. Pode ter uma hemorragia estômago, que pode causar alguns dias de dor terrível. Ou, se a hemorragia ocorrer no cérebro, isso pode mesmo ser fatal.”
Nas bulas deste medicamento são apontados efeitos como tosse com sangue, sangue com fezes, olhos amarelados, dores nas articulações, inchaço nas mãos ou nos pés, como resultado da retenção de líquidos.
O que diz um estudo sobre a toma de aspirina todos os dias
O fígado é logo um dos primeiros órgãos a ser afetado com uma toma diária deste fármaco. Segundo uma pesquisa do LiverTox, pode ser a causa de algumas doenças hepáticas.
A probabilidade de vir a ter úlceras no estômago também é forte. “O nível de proteção no estômago diminui e corre o risco de sangrar mais vezes”, conta Mark Fendrick da universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
O risco de convulsões, para pessoas que têm epilepsia, também é forte. Pode acabar por interferir com outra medicação que possa estar a ser tomada. Os derrames no cérebro são outros dos efeitos a longo prazo.
Um estudo da JAMA Neurology revelou que pessoas sem qualquer problema cardiovascular acabaram por ter hemorragias depois da toma prolongada deste medicamento. A função renal também pode estar comprometida já que a aspirina acaba por limitar o fluxo sanguíneo para estes órgãos.
Ainda assim, nem todos os efeitos são maus com a toma mais recorrente da aspirina. São também vários estudos e cientistas que afirmam existirem benefícios na toma deste fármaco.
É o caso, por exemplo, das hipóteses de vir a ter cancro que são mais reduzidas. Também a pele fica mais saudável uma vez que ajuda à manutenção do colágeno. Os ossos também beneficiam e ficam mais fortes. O alívio das dores e inflamações acabam por ser umas das consequências mais conhecidas do uso deste fármaco.
IN:NM
