Carta de Pescador - mais uma...

Ðücky™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,661
Gostos Recebidos
0
Boas

andei pelo forum mas não vi nada a falar neste assunto, se já existir peço desculpa desde já.

Pois é, parece que o nosso Governo esta a estudar a maneira de arranjar mais uns cobres :Espi37:

Desta vez com a nova lei da pesca de aguas interiores, parece que é para passar a existir, imaginem... Carta de Pescador

Dantes, qualquer um poderia pescar, desde que munido do BI e da licença de pesca (só para que vejam que tal como uma conhecida alta entidade fdliana, também eu "tenho muita experiência no campo" ahahah). Agora, para além disso, é também necessário ter uma carta de pescador, o que faz todo o sentido, porque como é sabido, todas as actividades que envolvam possiveis perigos para quem as pratica ou para terceiros requerem uma carta, ora veja-se:



Os carros podem ser perigosos, logo é necessário carta.



As armas podem ser perigosas, logo é preciso carta.


Na pesca...hum...as canas não são perigosas mas...os anzóis ainda picam um bocado...hum...

Conclui-se portanto que o legislador é irritante e padece de mania de complicar. Analisemos agora, como devemos proceder para ter a tal Carta de Pescador:


Artigo 24.º

1 — Pode obter a carta de pescador quem satisfaça cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Possua a idade mínima de 16 anos;
b) Não esteja sujeito a proibição de pescar por disposição legal ou decisão administrativa ou judicial;
c) Tenha sido aprovado no respectivo exame, destinado a apurar se o interessado possui a aptidão e conhecimentos necessários para o exercício da pesca.

2 — O exame a que se refere o número anterior está sujeito ao pagamento de uma taxa e deve ser efectuado perante a entidade legalmente competente.

3 — A emissão da carta de pescador está sujeita ao pagamento de uma taxa.

Brilhante. É necessário fazer um exame para provar que o aspirante a pescador tem os conhecimentos necessários ("diga o que entende por carpa?" ou numa perspectiva de Formação Civica, "aponte aspectos em que a pesca pode contribuir para uma melhor integração e bem estar social"). Quem quiser fazer o exame terá que pagar, e caso passe, terá que pagar ainda outra vez, para que a carta seja emitida. Fantástico.

Barato? Duvido. Simplex? Nem por sombras. Idiota? Certamente!

Nova Lei da Pesca

a citação acima foi retirada da NET

Ora bem fico com algumas duvidas:

Será preciso tirar seguro?
Será preciso tirar Uso e Porte de Cana de Pesca?
Ir para o rio ou albufeira descontrair um pouco tem perigos?
As Canas de Pesca são perigosas?

Eu não estou inteiramente contra, porque sabemos que existe pessoal/furtivos que captura diversas especies abaixo do limite e leva para casa, mas nesse caso não seria melhor, em vez de reformar os Guardas Florestais, reforçar o patrulhamento?

Se forem estes os pontos a reforçar estou de acordo, agora se acontecer como na caça que começaram a criar Zonas de Caça Turisticas para desobedecer as leis e vender caça, vale mais ficar por aqui. Quanto a mim é o que vai acontecer, todas as albufeiras ou lagos irão ficar restritas a grupos de pesca, que por sua vez vão fazer negócio, tudo é negócio..... :Espi37:

No link que deixei acima, vejam o Art.15º
Repovoar, todos sabem o significado, mas alguem o faz?


Cumps
Ducky
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas

andei pelo forum mas não vi nada a falar neste assunto, se já existir peço desculpa desde já.

Pois é, parece que o nosso Governo esta a estudar a maneira de arranjar mais uns cobres :Espi37:

Desta vez com a nova lei da pesca de aguas interiores, parece que é para passar a existir, imaginem... Carta de Pescador



Nova Lei da Pesca

a citação acima foi retirada da NET

Ora bem fico com algumas duvidas:

Será preciso tirar seguro?
Será preciso tirar Uso e Porte de Cana de Pesca?
Ir para o rio ou albufeira descontrair um pouco tem perigos?
As Canas de Pesca são perigosas?

Eu não estou inteiramente contra, porque sabemos que existe pessoal/furtivos que captura diversas especies abaixo do limite e leva para casa, mas nesse caso não seria melhor, em vez de reformar os Guardas Florestais, reforçar o patrulhamento?

Se forem estes os pontos a reforçar estou de acordo, agora se acontecer como na caça que começaram a criar Zonas de Caça Turisticas para desobedecer as leis e vender caça, vale mais ficar por aqui. Quanto a mim é o que vai acontecer, todas as albufeiras ou lagos irão ficar restritas a grupos de pesca, que por sua vez vão fazer negócio, tudo é negócio..... :Espi37:

No link que deixei acima, vejam o Art.15º
Repovoar, todos sabem o significado, mas alguem o faz?


Cumps
Ducky

Quem faz o repovoamento das especies são as autoridades com competência específica para isso. Não são os pescadores de certeza. Eles tiram dumas barragens que têm mais peixes, para outras com menos quantidade. Ou devia ser assim...
 

Ðücky™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,661
Gostos Recebidos
0
Quem faz o repovoamento das especies são as autoridades com competência específica para isso. Não são os pescadores de certeza. Eles tiram dumas barragens que têm mais peixes, para outras com menos quantidade. Ou devia ser assim...

Boas

eu sei quem tem o direito de o fazer, a questão é que ninguem o faz e quando é feito é para zonas privadas.

Cumps
Ducky
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Ðücky™;556114 disse:
Boas

eu sei quem tem o direito de o fazer, a questão é que ninguem o faz e quando é feito é para zonas privadas.

Cumps
Ducky

Ninguem o faz? discordo,pois na barragem de Alqueva foi repovoada com achigãs,carpas,peixes gatos etc e nao fui eu que os la meti,foi o ministerio da agricultura,quanto aos pescadores fazerem,incorrem em ser multados,pois o repovoamento deve ser feito de maneira a que as especies introduzidas nao prejudiquem as outras que la estao,entre outros criterios.

cumpts
hell
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Ninguem o faz? discordo,pois na barragem de Alqueva foi repovoada com achigãs,carpas,peixes gatos etc e nao fui eu que os la meti,foi o ministerio da agricultura,quanto aos pescadores fazerem,incorrem em ser multados,pois o repovoamento deve ser feito de maneira a que as especies introduzidas nao prejudiquem as outras que la estao,entre outros criterios.

cumpts
hell

Nem mais... Tem de haver uma politica de repovoamento, concertada e de acordo com as necessidades.
 

Ðücky™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,661
Gostos Recebidos
0
Ninguem o faz? discordo,pois na barragem de Alqueva foi repovoada com achigãs,carpas,peixes gatos etc e nao fui eu que os la meti,foi o ministerio da agricultura,quanto aos pescadores fazerem,incorrem em ser multados,pois o repovoamento deve ser feito de maneira a que as especies introduzidas nao prejudiquem as outras que la estao,entre outros criterios.

cumpts
hell

claro, essa era amor novo
agora que existe uma grande percentagem de barragens e albufeiras que nem sequer são vigiadas ou repovoadas, isso há.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Ðücky™;558776 disse:
claro, essa era amor novo
agora que existe uma grande percentagem de barragens e albufeiras que nem sequer são vigiadas ou repovoadas, isso há.

Ducky nem todas serao e bem poucas as sao,utiliza-se mais o repovoamento em controle de pragas, nao para renovar o stock de peixe nas barragens ou albufeiras :Hee::Hee::Hee:
 

joaosilva38

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião, é realmente descabido a imposição de tirar a carta de pescador. Eu tenho 32 anos e acho que não vai ser muito complicado tirá-la (ainda falta ser definido que tipo de exame será...). O que me preocupa são as pessoas de mais idade aqui na minha terra, nomeadamente pessoas nos 60 e 70 que estão reformados e adoram passar algum tempo de distracção a "dar banho à minhoca", uma vez que não têm mais nada aqui que os ocupe.
Já basta terem que fazer quase 40 Km para tirar a actual licença!
Outro aspecto será o local de exame.... Será nas Direcções Regionais? Lá vão os "velhotes apanhar o autocarro às 07h00 da manhã e só podem regressar às 19h00. Será um exame escrito? A maioria deles não sabe ler.....
Talvez a solução seja estas pessoas acabarem os seus dias de vida à porta dos cafés a ver quem passa.......... se não tiverem que vir a pagar "ocupação da via pública".
Cumprimentos, joaosilva
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião, é realmente descabido a imposição de tirar a carta de pescador. Eu tenho 32 anos e acho que não vai ser muito complicado tirá-la (ainda falta ser definido que tipo de exame será...). O que me preocupa são as pessoas de mais idade aqui na minha terra, nomeadamente pessoas nos 60 e 70 que estão reformados e adoram passar algum tempo de distracção a "dar banho à minhoca", uma vez que não têm mais nada aqui que os ocupe.
Já basta terem que fazer quase 40 Km para tirar a actual licença!
Outro aspecto será o local de exame.... Será nas Direcções Regionais? Lá vão os "velhotes apanhar o autocarro às 07h00 da manhã e só podem regressar às 19h00. Será um exame escrito? A maioria deles não sabe ler.....
Talvez a solução seja estas pessoas acabarem os seus dias de vida à porta dos cafés a ver quem passa.......... se não tiverem que vir a pagar "ocupação da via pública".
Cumprimentos, joaosilva

Que me perdoem, mas o exame devia ser assim: Alinhar os politicos todos sem excepção numa formatura. Todos os que potencialmente quizessem tirar a carta de pescador, tinham de lançar cinco batatas de diâmetro médio, tentando acertar em pleno nariz desses politicos, sendo que tinham todo o dia para o fazer. Se não acertassem, nunca teriam a carta de pescador.

:Espi42::isso_se_faz:
 

joaosilva38

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Amigo CSI, se em vez de batatas médias fosse qualquer coisa em chumbo também não era má ideia!!!!!!!!!!!!
Acho que as pessoas faziam tudo para chumbar no exame ...só para repetir!
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
C.S.I.™;565724 disse:
Que me perdoem, mas o exame devia ser assim: Alinhar os politicos todos sem excepção numa formatura. Todos os que potencialmente quizessem tirar a carta de pescador, tinham de lançar cinco batatas de diâmetro médio, tentando acertar em pleno nariz desses politicos, sendo que tinham todo o dia para o fazer. Se não acertassem, nunca teriam a carta de pescador.

:Espi42::isso_se_faz:

Nao concordo,teria de ser com uma fisga :Espi06::Espi06::Espi06:
 
Topo