Cem famílias testam carros a hidrogénio [com video]

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1

A General Motors colocou à disposição de 100 famílias norte-americanas uma centena de Chevrolet Equinox com propulsão a pilhas... de combustível. (Veja o vídeo no fim do texto)

O teste vai durar três meses e segue-se a outros ensaios já efectuados por empresas, nas suas frotas automóveis
O teste vai durar três meses e segue-se a outros ensaios já efectuados por empresas, nas suas frotas automóveis. Desta vez, caberá aos condutores "normais" a última palavra sobre este tipo de automóveis, que só deverão entrar em produção em série lá para 2018.

O primeiro teste com este tipo de veículos, movidos a hidrogénio e com emissões zero (do escape sai apenas vapor de água) foi realizado no Japão em 2003, através de um protocolo entre a empresa americana de distribuição FedEx Express e a General Motors. Dessa feita, o carro utilizado surgiu com base no Opel Zafira, para cumprir com as tarefas de distribuição de correio expresso nas ruas de Tóquio.

Entretanto, outras marcas como a Honda e a Daymler-Chrysler têm também programas de hidrogénio em curso, alguns bastante avançados.

Os carros movidos a hidrogénio utilizam pilhas de combustível (fuel cells em inglês) que convertem em energia eléctrica uma mistura de hidrogénio puro e oxigénio, através de electrólitos.

A primeira pilha de combustível foi inventada por Sir Robert Grove, um juíz escocês, em 1839. Entretanto, várias pilhas de combustível já foram utilizadas pela NASA desde os anos 60 no programa espacial americano. Actualmente existem diferentes tipos de pilhas de combustível, com utilizações que vão da alimentação de geradores para fábricas à alimentação de telemóveis.








Expresso
 
Topo