Certificação de eficiência energética já é obrigatória

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1

Com a entrada em 2009, entrou também em vigor a obrigatoriedade dos edifícios para venda ou arrendamento terem o certificado de eficiência energética, um documento que é passado por um técnico da Agência para a Energia.

A certificação de eficiência energética passa assim a ser obrigatória em qualquer transacção comercial em edifícios residenciais, mas também nos destinados a serviços, embora nestes o enquadramento seja «ligeiramente diferente», como explica Alexandre Fernandes, da Agência para a Energia.

Um edifício que seja bem classificado (com A ou A+) tem benefícios fiscais em sede de IRS, ou seja, «uma dedução majorada em 10%, sublinha o director-geral da Agência pela Energia, sendo que no caso do proprietário do edifício implementar energias renováveis, «30% desse valor é dedutível à colecta em termos de IRS», acrescenta.

De acordo com a Rádio Renascença, constam do certificado, para além da classificação, sugestões para tornar o edifício mais eficiente, pelo que é esperada uma poupança na factura da energia.



Fábrica de Conteúdos​
 
Topo