China «imita» «O Nascimento de Uma Nação» de D.W.Griffith

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Filme chama-se «Nascimento de uma República»
A última superprodução do cinema chinês, estreada esta semana, está a ser equiparada ao clássico de D.W.Griffith «O Nascimento de Uma Nação» (1915), considerado o primeiro «sucesso de massas» de Hollywood.

Chama-se «A Fundação de uma República» (neste caso, uma República Popular) e o elenco reúne mais de uma centena de vedetas do continente e de Hong Kong, entre as quais Jet Li, Jackie Chan e Zhang Ziyi.

«Este ano, a China criou a sua própria versão de O Nascimento de uma Nação», disse um jornal do Partido Comunista Chinês, citado pela agência Lusa. «Embora possa não ter o mesmo valor artístico, visa redefinir a indústria cinematográfica na China».

E como D.W.Griffith (1875-1943), os produtores de «A Fundação de uma República» pretendem atrair uma grande audiência e acentuar o actual «boom» da exibição cinematográfica na China.

«A fronteira entre filmes de autor e filmes comerciais é cada vez mais ténue. Na realidade, tentámos combinar os dois géneros neste filme», disse um dos realizadores, Huang Jianxin.

Apesar de o preço dos bilhetes não ser propriamente barato, as receitas das salas aumentaram 30 por cento em 2008, somando 630 milhões de dólares (435 milhões de euros).

O preço médio de um bilhete ronda os 35 yuan (3,5 euros), mas nas melhores salas, ao fim-de-semana, pode custar 80 yuan (8 euros), o que corresponde a mais de metade do que um professor ganha por dia.
iol
 
Topo