• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias China elogia "posição" de Sánchez e apela ao diálogo com UE sobre tarifas

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
41,265
Gostos Recebidos
905
naom_66e2bd897219d.jpg


"A sua posição é racional e objetiva e a China aprecia-a", disse a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Mao Ning, em conferência de imprensa, comentando as observações de Sánchez durante a sua recente visita ao país asiático.






Mao Ning apelou a Bruxelas para que seja "flexível" e "sincera" e que trabalhe com Pequim para encontrar "um meio-termo", resolvendo as fricções económicas "através do diálogo e da consulta".


Durante a sua visita, Sánchez também sublinhou que "não há necessidade de uma guerra comercial" e defendeu a necessidade de encontrar um "meio-termo" entre a UE e a China para resolver as fricções económicas.


"Esperamos que a UE dê ouvidos a vozes racionais e objetivas e compreenda bem as vantagens complementares e a oportunidade de cooperação que existe entre a China e a Europa no domínio dos veículos elétricos", acrescentou Mao.


A porta-voz sublinhou que o desenvolvimento da indústria dos veículos elétricos é do interesse tanto da Europa como da China: "As duas partes devem trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios, o que beneficiará as empresas e os consumidores de ambas as partes. Ajudará também a China e a Europa, e mesmo o mundo, a avançar na sua transformação ecológica".


"A China sempre se comportou com sinceridade em relação a esta questão e procurou ativamente soluções para cumprir as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) que são aceitáveis para ambas as partes. Queremos promover o desenvolvimento de laços estáveis e saudáveis nas relações comerciais entre a China e a UE", defendeu Mao.


O ministro chinês do Comércio, Wang Wentao, vai também deslocar-se na próxima semana à Europa para discutir as taxas impostas por Bruxelas, anunciou hoje o seu ministério.


Wang encontrar-se-á com Valdis Dombrovskis, Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia e Comissário para o Comércio, em 19 de setembro, para abordar a questão.


Sánchez apelou a Bruxelas para que "reconsidere" taxas alfandegárias impostas sobre os automóveis elétricos chineses, numa altura em que Pequim aguarda ciosamente uma votação na União Europeia, marcada para o final de outubro, para formalizar a medida.


A China exige que o bloco recue e intensificou a pressão comercial para evitar as tarifas que Bruxelas justificou com base em subsídios estatais atribuídos por Pequim aos fabricantes chineses.


Em retaliação, Pequim abriu uma investigação sobre a carne de porco europeia, que poderá afetar particularmente a Espanha, dado que é o principal exportador europeu de carne suína para a China.

IN:NM
 
Topo