• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ciclismo - Volta a Catalunha 2022

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,022
Gostos Recebidos
2,328
Michael Matthews vence primeira etapa da Volta à Catalunha



No primeiro dia da 101.ª edição, as atenções rapidamente se viraram para a situação clínica em torno de Colbrelli, atual campeão europeu de fundo,
O ciclista australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco) voltou hoje às vitórias 573 dias depois, na primeira etapa da Volta à Catalunha, em que o segundo, o italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Victorious), desmaiou após cortar a meta.

Matthews cumpriu os 171,2 quilómetros com partida e chegada em Sant Feliu de Guíxols em 3:47.11 horas, batendo Colbrelli ao ‘sprint’, numa luta em que o francês Quentin Pacher (Groupama-FDJ) foi terceiro.

A chegada ao ‘sprint’ foi o culminar de uma etapa de ‘nervos’, devido a vários ‘abanicos’ (cortes no grupo principal devido ao vento), que chegaram a partir o pelotão em dois, ainda que se tenham reagrupado a caminho da meta.

Com um trio de portugueses da UAE Emirates em prova, o melhor foi João Almeida, um dos favoritos à vitória final, com o 73.º posto e o mesmo tempo do vencedor, Matthews, que lidera com quatro segundos sobre Colbrelli, seis sobre Pacher, e pelo menos 10 sobre os demais.

Ivo Oliveira foi 124.º, a mais de 13 minutos, com Rui Costa a ceder quase 17 e a ‘entrar’ na 150.ª posição.

Na terça-feira, a segunda de sete etapas liga L’Escala a Perpignan em 202,4 quilómetros, com mais de 2.000 metros de acumulado de subida e três contagens de montanha de terceira categoria, mas nenhuma nos últimos 50 quilómetros.

DesportoSapo
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,022
Gostos Recebidos
2,328
Kaden Groves vence segunda etapa da Volta à Catalunha, Hvideberg novo líder

img_920x518$2022_03_22_17_45_11_1975590.jpg


O ciclista australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco) venceu esta terça-feira ao 'sprint' a segunda etapa da Volta à Catalunha, em que o norueguês Jonas Iversby Hvideberg (DSM) subiu à liderança da geral.
Groves, de 23 anos, concluiu os 202,4 quilómetros entre L'Escala e a cidade francesa de Perpignan em 4:44.28 horas, batendo sobre a meta o alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious), segundo, e o francês Hugo Hofstetter (Arkéa Samsic), terceiro.

Foi o primeiro triunfo do jovem velocista australiano em 2022 e o segundo seguido para a BikeExchange-Jayco na prova, em dois dias.

O dia ficou marcado pelo efeito do vento, que provocou cortes no pelotão em vários momentos e levou muitos ciclistas a perder tempo, bem como várias quedas ao longo do percurso e o abandono do australiano Richie Porte (INEOS), segundo em 2021.

O antigo campeão mundial sub-23 Hvideberg aproveitou as bonificações ao longo do percurso, voltando a integrar a fuga do dia, para assumir um controlo completo das classificações: lidera a geral, os pontos, a montanha e a juventude.

Na geral, 'usurpou' o primeiro lugar ao australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco), agora segundo a um segundo, com Hofstetter a subir a terceiro, a sete.

João Almeida é o melhor do trio português da UAE Emirates, no 35.º posto, a 11 segundos do líder, após hoje ter sido 35.º na etapa, com o mesmo tempo do vencedor. Ivo Oliveira subiu a 122.º e Rui Costa a 126.º.

Na quarta-feira, a terceira etapa liga Perpignan a La Molina, culminando numa subida de primeira categoria no final de 161,1 quilómetros que têm outras duas ascensões de primeira no traçado.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,022
Gostos Recebidos
2,328
João Almeida quinto na terceira etapa da Volta à Catalunha ganha por Ben O'Connor

img_920x518$2022_03_23_19_26_55_1975975.jpg


O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) foi esta quarta-feira quinto classificado na terceira etapa da Volta à Catalunha, subindo a nono na geral, que tem agora como líder o vencedor da tirada, o australiano Ben O'Connor (AG2R Citroën).

O'Connor, de 26 anos, cumpriu os 161,1 quilómetros entre Perpignan, França, e La Molina em 4:12.51 horas, seis segundos à frente de um grupo de favoritos em que o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) foi segundo e o colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic) terceiro.

O australiano, quarto na Volta a França de 2021, somou o primeiro triunfo este ano com um ataque nos últimos 7,5 quilómetros, conseguindo segurar a vantagem para o grupo de favoritos.

O português João Almeida procurou distanciar-se dos rivais pela vitória final, nos últimos metros, e acabou por cortar a meta em quinto, o que lhe valeu um salto para nono na geral, a 16 segundos do novo líder e com a mesma diferença temporal do quarto.

Juan Ayuso subiu a segundo, a 10 segundos de O'Connor, e Quintana é terceiro, a 12, após um dia de alta montanha que começou a provocar diferenças nos candidatos.

O dia voltou a ficar marcado por desistências de monta, como do holandês Tom Dumoulin (Jumbo-Visma), o australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco), antigo líder da geral, e do italiano Fausto Masnada (QuickStep-Alpha Vinyl), enquanto o polaco Michal Kwiatkowski (INEOS) nem sequer começou a etapa, num momento 'estranho' em que doenças têm assolado o pelotão mundial.

Os outros dois portugueses em prova, também da UAE Emirates, cortaram a meta fora do top 100, com Rui Costa em 106.º e Ivo Oliveira em 148.º, após a missão de apoio ao chefe de fila, Almeida, e ao 'trunfo' Ayuso.

Na quinta-feira, a quarta de sete etapas liga La Seu d'Urgell a Boi Taüll, em 166,7 quilómetros com três contagens de montanha de primeira categoria, a última até à meta, uma ascensão de 13 quilómetros a uma média de inclinação positiva de 6%.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,022
Gostos Recebidos
2,328
João Almeida vence etapa na Volta à Catalunha

JoaoAlmeidaDR.jpg


O português João Almeida, da UAE Emirates, venceu esta quinta-feira a 4.ª etapa da Volta à Catalunha, ao bater sobre a linha de meta, instalada no alto de Boí Taüll, os colombianos Nairo Quintana, da Arkéa, e Sergio Higuita, da Bora. O ciclista luso, que partia para o dia de hoje na nona posição, foi o mais forte num grupo de favoritos que resistiu na subida final e acabou por levar a melhor.

Tratou-se de uma exibição notável do ciclista de A-dos-Francos, já que nos últimos quilómetros foi ele a anular uma fuga que poderia ser perigosa de Richard Carapaz (Ineos), como depois teve pernas e forças para ir reagindo a novos ataques e na linha de meta ser o mais forte.

Com este triunfo, o primeiro da temporada, João Almeida confirma a subida de forma tendo em vista o Giro deste ano e consegue, por outro lado, ascender na tabela da prova catalã, ocupando agora o 2.º posto, em igualdade de tempo com Nairo Quintana, que com o segundo posto desta quinta-feira consegue ascender à liderança da prova. Uma estatuto que poderá ser colocado em discussão já na sexta-feira, numa 5.ª etapa de 206,3 quilómetros entre La Pobla de Segur e Vilanova i la Geltrú.

As bonificações, numa prova sem contrarrelógio, vão acabar por ditar o vencedor, sendo que o terceiro classificado, Higuita, está a seis segundos.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,022
Gostos Recebidos
2,328
João Almeida assume liderança da Volta à Catalunha

img_920x519$2022_03_25_18_16_37_1976788.jpg


João Almeida é o novo líder da Volta à Catalunha. O português da UAE Emirates, que entrava nesta 5.ª tirada no segundo posto empatado em tempo com Nairo Quintana, bonificou um segundo num dos sprints intermédios e acabou por superar o colombiano na tabela, isto quando faltam disputar somente duas etapas até o final da prova catalã.

A liderança de João Almeida é agora precisamente de 1 segundo para Quintana e de 7 para Sergio Higuita. E será de camisola de líder vestida que, no sábado, o ciclista de A-dos-Francos partirá para a 6.ª etapa, uma tirada de 167,6 quilómetros entre Salou e Cambrils. Um etapa que contará com seis contagens de montanha, mas nenhuma a coincidir com a meta.

Quanto à luta pela vitória final nesta 5.ª etapa, na chegada a Vilanova i la Geltrú, numa tirada de 206,3 quilómetros, o triunfo foi para o britânico Ethan Vernon, numa luta ao sprint na qual levou a melhor sobre Phil Bauhaus e Dorian Godon. Ivo Oliveira, também da Emirates, foi oitavo.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,022
Gostos Recebidos
2,328
João Almeida desce a 3.ª na geral da Volta à Catalunha

img_920x519$2022_03_26_17_07_27_1977096.jpg


Durou apenas um dia a liderança de João Almeida na Volta à Catalunha. Este sábado, à 6.ª e penúltima etapa, o português da UAE Emirates cedeu o comando da prova para o colombiano Sergio Higuita, da BORA - hansgrohe, acabando por descer ao terceiro lugar, atrás também de Richard Carapaz, da INEOS, que foi o vencedor da tirada do dia.

Numa etapa que se previa agitada, a verdade é que a ação começou praticamente logo nos primeiros quilómetros, com Higuita e Carapaz a surpreenderem com um ataque bem cedo, ainda antes da subida ao Coll de les Llebres - Mussara. E foi assim, juntos, que colombiano e equatoriano seguiram até à meta, instalada em Cambrils. A diferença chegou em determinado momento a estar em mais de 3 minutos, mas no final a vantagem do duo para o pelotão, com João Almeida integrado, acabou por ser de 48 segundos.

Por isso, contadas as bonificações, Higuita fecha a jornada com a camisola de líder com 16 segundos para Richard Carapaz e 52 segundos para João Almeida. Diferenças que servirão de referência e que serão colocadas à prova na 7.ª e última etapa da prova, agendada para domingo, com 140 quilómetros que prometem... e muito. Especialmente pela fase final, a partir dos 90 quilómetros, com seis voltas a um circuito em Montjuïc.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,022
Gostos Recebidos
2,328
João Almeida acaba Volta à Catalunha na 3.ª posição

img_920x518$2022_03_27_13_10_06_1977377.jpg


O português João Almeida acabou este domingo a Volta à Catalunha na 3.ª posição final, atrás do vencedor Sergio Higuita e de Richard Carapaz. O ciclista da UAE Emirates, que na véspera havia perdido a liderança numa etapa verdadeiramente para esquecer para si e para a sua equipa, chegou à meta da 7.ª e última etapa, instalada em Montjuïc, integrado no grupo de favoritos (acabou em 16.º) e, dessa forma, segurou a posição final nos três primeiros. Andrea Bagioli, da Quick-Step Alpha Vinyl, foi o vencedor da tirada, numa luta ao sprint na qual Almeida cedo ficou fora da discussão.

O português até tentou na última subida ao Alt del Castell de Montjuïc (o pelotão subiu-o por seis ocasiões nesta jornada) fugir e tentar a vitória, mas o seu ataque não surtiu efeito e acabou, assim, por ter de se contentar com o top-3 final e uma vitória em etapa (na 5.ª tirada, na sexta-feira). Almeida, refira-se, acabou a 52 segundos de Higuita e 36 para Carapaz. Nairo Quintana foi 4.º, 1 segundo atrás do português, ao passo que Juan Ayuso acabou em 5.º, a 16 segundos do colega de equipa.

Record
 
Topo