Portal Chamar Táxi

Cientistas avançam no estudo da 'partícula de Deus'

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
ng1167477_435x190.jpg


Um grupo de cientistas internacionais descobriu vestígios do bosão de Higgs, uma partícula elementar que acreditam ter estado na base do 'Big Bang', a mais aceite e consensual teoria da criação do universo. Vários investigadores apontam já que, a confirmar-se, será a «descoberta do século».
Duas equipas independentes do laboratório de Partículas Físicas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), avançaram esta terça-feira em Genebra, capital suíça, que os mais recentes estudos e experiências aproximaram-se drasticamente da descoberta do bosão de Higgs.
O bosão de Higgs é uma partícula elementar e sub-atómica, que os cientistas crêem estar na base da matéria de outras partículas fundamentais do modelo padrão da física, explica a revista Nature. O bosão terá desempenhado um papel primordial na formação do universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos atrás.
O CERN revelou que os cientistas encontraram vestígios da partícula nos mais recentes testes e experiências efectuadas, que consistiam na análise das partículas deixadas pelas colisões a altas velocidades entre protões.
Porém, de acordo com as revelações do CERN, as conclusões «não são fortes o suficiente para reclamar a descoberta» da 'partícula de Deus', denominação normalmente conferida ao bosão de Higgs.
Mas os cientistas acreditam ter descoberto o rumo correcto a tomar em futuras experiências. Contudo, há quem desconfie dos avanços revelados pelo CERN. O Financial Times citou o director do departamento de Física de partículas da Universidade de Liverpool, Themis Bowcock, que lembrou ser possível que «cada observação [registada] seja simplesmente uma falha estatística».


SOL
 
Topo