Portal Chamar Táxi

Cientistas de todo o mundo reunidos em Lisboa para debater investigação do cancro

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Cientistas de vários países, especialistas em Oncologia, reúnem hoje e no sábado na Fundação Champalimaud, em Lisboa, para debater o estado da investigação do cancro e homenagear o médico e cientista norte-americano Judah Folkman.

“O simpósio é para discutir estratégias para controlar o cancro e os medicamentos que estão a ser desenvolvidos no âmbito dessas estratégias”, disse o director do Centro do Cancro da Fundação Champalimaud e cientista da Harvard Medical.

Raghu Kalluri especificou que os especialistas irão focar-se nas “diferentes estratégias para cortar o fornecimento de sangue aos tumores, de forma a controlar o seu crescimento”. “Neste momento há muitos medicamentos no mercado que estão a ser usados em pacientes para controlar o fornecimento de sangue aos tumores e os resultados por vezes são interessantes. Está na altura de discutirmos este tema para percebermos em que pé estamos”, afirmou.

O simpósio serve também para homenagear o cirurgião e cientista norte-americano Judah Folkman, que "desenvolveu a ideia de que pode cortar-se o fornecimento de sangue como forma de parar o crescimento dos tumores”.

O painel de convidados é composto, entre outros, por Hellmut Augustin (Alemanha), Donald McDonald, Gregg Semenza e Zena Werb (EUA), Peter Carmeliet (Bélgica), Lena Claesson-Welsh e Lars Holmgren (Suécia), Elisabetta Dejana (Itália), Kairbaan Hodivala-Dilke (Inglaterra) e Yongzhang Luo (China).

O Centro de Investigação Champalimaud, que integra o Centro do Cancro, foi inaugurado a 5 de Outubro do ano passado e em Abril próximo entra em funcionamento a área clínica e a investigação do cancro, sobretudo de metástases. António Champalimaud deixou parte da sua fortuna para a investigação médica, escolhendo a antiga ministra da Saúde Leonor Beleza para presidir à Fundação com o nome do empresário.

Público
 
Topo