kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
[h=2]A descoberta de água em Marte reacendeu a discussão sobre a existência de vida fora da Terra.
[/h]
Os cientistas e os astrónomos empenharam-se sempre para descobrirem algo sobre a existência de vida fora da Terra e desvendar os mistérios que se escondem entre o universo.
[/h]
Os cientistas e os astrónomos empenharam-se sempre para descobrirem algo sobre a existência de vida fora da Terra e desvendar os mistérios que se escondem entre o universo.
Segundo o Canal Tech tudo, começou quando o telescópio espacial Kepler observava a chamada KIC 8462852, uma estrela localizada a 1.480 anos-luz do nosso planeta. Os cientistas notaram então uma estranha variação na luminosidade desta estrela, quase como se algum tipo de estrutura desconhecida tivesse passado em frente dela, obstruindo o caminho da luz e criando esse efeito. O problema é que ninguém sabe até agora do que se tratou.
De acordo com uma pós-doutora da Universidade de Yale, Tabethe Boyanjian, este tipo acontecimento é algo que os astrónomos nunca tinham observado antes. Boyanjian explica que tiveram origem várias teorias, mas nenhuma delas se encaixa dentro daquilo que foi observado pelo telescópio.
Boyanjian comentou que quando o KIC 8462852 foi descoberto em 2011 apresentou um tipo de irregularidade em forma e uma variação no seu brilho que não tinha uma frequência definida, como acontece com qualquer outro tipo de corpo celeste.
Desde então, os cientistas continuam a acompanhar a estrela mas os dados recolhidos não se encaixam em nenhum conceito conhecido até agora. A hipótese mais plausível até agora é a existência de fragmentos de exocometas — cometas fora do nosso Sistema Solar — que orbitam em torno da estrela e, por conta da variedade no tamanho, acabam por ofuscar o brilho da KIC 8462852 em diferentes intensidades.
Ainda segundo a publicação, esse brilho anómalo da estrela é resultado de um tipo de construção que esses seres criaram ao redor do corpo celeste. Para Wright, é quase como se esses extraterrestres tivessem criado grandes painéis para recolher a iluminação estelar – como gigantescos painéis solares – e colocado em torno de toda a KIC 8462852.
Nomeada de Esfera de Dyson, seria como uma série de satélites colocada em torno da estrela quase como uma casca — ou mesmo uma nave — a fim de recolher a energia ali presente.
Agora os estudiosos querem usar um enorme telescópio a rádio para tentar captar sinais que comprovem (ou não) a existência dessa tecnologia alienígena.
nm
nm