• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cinco conselhos para proteger os dentes - sem abdicar dos doces de Natal

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,480
Gostos Recebidos
805
naom_61bb36ddd049f.jpg


Chegou a altura do ano em que os doces são os reis da festa e em que o açúcar faz parte de todas as ementas. Contudo, não deve dispensar os cuidados com a sua saúde oral para que o início de 2022 não seja uma verdadeira dor... De dentes.

"O risco de criar condições para desenvolver cárie dentária poderá ser maior", alerta Bernardo Romão de Sousa, da Malo Clinic. Acrescenta ainda que a cárie é "uma doença infeciosa e multifactorial, causada por bactérias presentes na boca que se alimentam de determinados tipos de açúcares, provenientes da nossa dieta".

Nesse sentido, o especialista recomenda alguns hábitos a adotar durante as festividades. Veja abaixo:

1- Modere a quantidade de açúcar ingerido.

2- Reduza a frequência de consumo. O ideal é concentrar o consumo em períodos curtos, logo após as principais refeições, e antes de escovar os dentes.

3- Tenha ainda mais atenção à escovagem. Os dentes devem ser escovados, pelo menos, duas vezes por dia, durante dois minutos, e utilizando movimentos circulares com uma inclinação de 45º graus junto à gengiva. Se possível, lave os dentes 30 minutos após as principais refeições.

4- Reforce o uso do fio dentário e do flúor.

5- Faça um 'check-up' no dentista/higienista idealmente de de seis em seis meses.


IN:NM
 
Topo