• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cinco Melhores Universidades do Mundo

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
A Universidade Harvard é uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo, bem como a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos. Até 2010, ela era considerada a melhor universidade do mundo pelo Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University. Fundada em 8 de Setembro de 1636 em Cambridge, Massachusetts, era chamada simplesmente de new college (universidade nova). Foi baptizada então em 13 de Março de 1639 como Harvard College, em homenagem a John Harvard, um dos seus principais mecenas. A primeira vez na qual se mencionou a instituição como universidade foi em 1780. Harvard é a universidade privada com a maior dotação financeira do mundo; no ano de 2009 a soma foi de 25,9 biliões de dólares - este valor não corresponde a um orçamento anual, mas sim a activos (obtidos principalmente por doações e aplicações financeiras) de que a universidade dispõe e apenas uma parte, entre 5% e 10%, é usada em gastos anuais directos. Actualmente em 2011, possui matrícula de 20.042 estudantes, sendo:
- 6715 estudantes de graduação;
- 12.424 estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado);
- 975 estudantes em programas de extensão universitária.
O custo total de um estudante de graduação em Harvard no ano lectivo de 2008-2009 foi calculado em 2 milhões de reais, sendo 1 milhão somente de matrícula, meio milhão de estadia e alimentação, e meio milhão de outras taxas. A universidade é lar da quarta maior colecção de livros do mundo, com mais de 150,5 milhões de títulos, estando atrás apenas da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress), em Washington, DC, da Biblioteca Britânica, em Londres, e da Biblioteca Nacional da França, em Paris. Harvard, além de ser a mais rica, é também considerada a melhor universidade do mundo. O ranking anual feito pela Shanghai Jiao Tong University, o Academic Ranking of World Universities, coloca a universidade de Stanford em segundo lugar. Sete presidentes dos Estados Unidos graduaram-se em Harvard:
- John Adams;
- John Quincy Adams;
- Rutherford B. Hayes;
- John F. Kennedy;
- Franklin Delano Roosevelt;
- Theodore Roosevelt;
- Barack Obama.
Além disso, Bill Gates, presidente da Microsoft, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, também foram alunos da universidade.

Escolas de Harvard:
- Faculty of Arts and Sciences (FAS): Humanidades, Línguas, Ciências Naturais, Ciências Matemáticas e Ciências Sociais.
- Harvard College (1636).
- Graduate School of Arts and Sciences (1872).
- Division of Continuing Education, que inclui a Extension School (1909) e a Summer School (1871).
- School of Engineering and Applied Sciences.
- Harvard Medical School (1782): Medicina, Odontologia, Especialidades Médicas e Pesquisas Médicas.
- Harvard School of Dental Medicine (1867).
- Harvard Business School (1908): Administração de Empresas e Gestão em Geral.
- Graduate School of Design (1914): Arquitectura, Arquitectura de Paisagens e Planeamento Urbano.
- Harvard Divinity School (1816): Teologia, Estudo das Religiões e Estudos Ministeriais.
- Harvard Graduate School of Education (1920): Educação, Práticas Educacionais e Desenvolvimento Humano.
- John F. Kennedy School of Government (1936): Política, Administração Pública e Economia Política.
- Harvard Law School (1817): Direito Constitucional, Direito Criminal, Direito Internacional e Direito Financeiro.
- Radcliffe Institute for Advanced Study: Centro Interdisciplinar de Aprendizado.
- Harvard School of Public Health (1922): Política de Saúde Pública, Epidemiologia, Nutrição e Saúde Internacional.

A Universidade Johns Hopkins é uma instituição de ensino superior privada situada em Baltimore, Maryland, Estados Unidos. Foi fundada em 22 de Fevereiro de 1875 baseada no modelo exemplar da Universidade Humboldt de Berlim que dava grande ênfase à pesquisa académica; foi a primeira a seguir tal modelo nos Estados Unidos. Johns Hopkins oferece cursos de graduação e pós-graduação no campus de Homewood em Baltimore. O campus principal está em Maryland, Washington DC, mas a universidade mantém centros de pesquisa no exterior como Bologna (Itália) e Singapura. Johns Hopkins é considerada uma das instituições académicas de pesquisa mais importantes do mundo e se alinha entre as universidades de maior prestígio dos Estados Unidos. Actualmente está posicionada no ranking das Universidades, segundo a revista U.S Weekly (2007), entre as 3 melhores Universidades dos Estados Unidos. As faculdades mais importantes são:
- Economia;
- Engenharia;
- Medicina;
- Música;
- Saúde Pública;
- Relações Internacionais;
- Educação.
A Universidade Johns Hopkins, com sede nos Estados Unidos, coordenou uma pesquisa em 35 países, incluindo o Brasil, e constatou que as organizações sociais sem fins lucrativos empregam 39,5 milhões de pessoas, equivalente a 6,8% da população economicamente activa. Estas organizações administram recursos privados para fins públicos, formando o terceiro sector. No Brasil, onde a pesquisa foi coordenada pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER), o sector já conta com 1,2 milhão de trabalhadores, 1,5 milhão de voluntários, movimenta 12 biliões de dólares por ano através das mais de 250.000 organizações.

A Universidade de Washington é uma universidade pública de pesquisa em Seattle, Washington, Estados Unidos. É a maior universidade do noroeste americano e uma das mais antigas da costa oeste. Fundada em 1861, a universidade tem três campus, o maior em Seattle e outros dois menores em Tacoma e Bothell. Em 2008, ficou na 16ª posição no ranking das melhores universidades do mundo, de acordo com o Academic Ranking of World Universities.

A Universidade Stanford é uma das mais importantes universidades dos Estados Unidos, no Estado da Califórnia. Em Outubro de 1891, a Universidade Stanford abriu suas portas no Estado da Califórnia, na região conhecida como Palo Alto, em memória do filho do fundador, Leland Stanford. Desde então, a universidade cresceu, não apenas em número de alunos e funcionários, mas também em material académico e docente, para oferecer aos seus alunos a melhor educação e situar-se entre as cinco universidades mais prestigiosas dos EUA. O campus é composto de sete edifícios, quatro dos quais oferecem apenas cursos de pós-graduação. Estas são suas faculdades:
- Faculdade de Ciências da Terra;
- Faculdade de Engenharia;
- Faculdade de Humanidades;
- Escola de Administração;
- Faculdade de Educação;
- Faculdade de Direito;
- Faculdade de Medicina.
Além das carreiras universitárias, doutorados e mestrados, Stanford oferece também outros cursos, como continuação dos estudos, cursos para executivos na área de negócios e direito, cursos de verão, cursos para estudantes de K-12 e outros programas para crianças e professores da região. Complementando a oferta académica, a universidade dispõe de importantes recursos académicos para oferecer uma formação completa aos seus alunos, englobando desde bibliotecas até catálogos e outras colecções. Cada faculdade conta com um jornal on-line onde são apresentadas todas as novidades relativas à sua área de estudo, assim como as notícias ocorridas no campus, a fim de manter seus estudantes informados. Foi nessa universidade que surgiu o projecto de um sistema de busca que veio a se tornar o actual Google. Desde que em 1897, Jane Stanford, co-fundadora da universidade, considerou apropriado que os estudantes residissem próximo do local de estudo, a Universidade de Stanford desenvolveu um amplo e completo sistema de residência estudantil, que beneficia actualmente cerca de 10.000 estudantes distribuídos em 800 residências. A escolha de uma residência é uma decisão importante, não apenas no âmbito pessoal mas também no académico. Por isso o aluno deve conhecer os diferentes tipos de residência que essa universidade oferece para que tome a decisão correcta. Essas residências, no total de 67, distribuem-se ao longo de todo o campus, a 10 minutos a pé ou de bicicleta dos edifícios onde são ministradas as aulas ou das bibliotecas. Há diversas formas de residências, desde aquelas que oferecem programas culturais ou linguísticos especiais, até as conhecidas fraternidades e irmandades, passando pelas residências clássicas, apartamentos ou residências compartilhadas. Assim como ocorre com as outras universidades norte-americanas de grande prestígio, Stanford caracteriza-se por ser bastante selectiva na hora de aceitar alunos. Isso quer dizer que dos 19.000 estudantes que solicitam sua inscrição anualmente, somente 12,7% são admitidos, dos quais apenas 5% são estrangeiros, o que significa: 900 estudantes. Seguindo essa linha selectiva, somente aqueles estudantes que demonstrem um magnífico histórico escolar e excelentes qualidades pessoais serão admitidos nesta universidade. Além disso, será considerada a participação em actividades desportivas, artísticas ou extra-académicas durante sua etapa estudantil. Para a inscrição, será considerada a pontuação obtida nas provas SAT I ou ACT e caso a sua língua materna não seja o inglês, será necessário apresentar pontuação superior a 257 pontos no exame TOEFL. A oferta de cursos de pós-graduação dessa universidade é bastante ampla e engloba todos os campos do conhecimento. Para se informar sobre os diferentes programas, basta entrar na página de cada faculdade, onde encontrará as exigências que deve atender para ser aprovado nesses programas ou para solicitar ajuda financeira:
- Escola de Administração;
- Faculdade de Direito;
- Faculdade de Medicina;
- Escola de Ciências da Terra;
- Faculdade de Engenharia;
- Escola de Educação;
- Escola de Artes e Ciências.

Universidade da Califórnia fundada em 1868, é uma instituição de ensino superior dos Estados Unidos mantida pelo Estado da Califórnia. Possui diversos campus espalhados pelo estado, como os de Los Angeles (UCLA), Berkeley (UC Berkeley), San Diego (UCSD), Davis, Irvine, Merced, Riverside, São Francisco, Santa Cruz e Santa Bárbara. Possui um total de 10 campus, e emprega mais vencedores do Prêmio Nobel do que qualquer outra instituição de ensino superior no mundo. Cita-se duas das mais importantes destas instituições.

A Universidade da Califórnia em Berkeley é uma universidade pública situada em Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos. Berkeley oferece cerca de 300 cursos de graduação, em um grande número de áreas do conhecimento. A universidade ocupa uma área de aproximadamente 2,7 hectares, dos quais 80,9 hectares destinados ao campus central. Berkeley foi o primeiro dos dez campi da Universidade da Califórnia, fundada em 1868 mediante a fusão entre o College of California - uma instituição privada - e o Agricultural, Mining, and Mechanical Arts College, de propriedade pública. 65 laureados com o Prémio Nobel foram alunos, professores ou pesquisadores de Berkeley. Foi nomeada a melhor universidade pública nos Estados Unidos pela revista U.S. News and World Reports. A Universidade desenvolveu e mantém um sistema operacional, o FreeBSD, que é um avançado sistema operacional com código livre. Dois personagens da série "CSI: Crime Scene Investigation", Greg Sanderse, Química na Universidade de Berkeley e Sara Sidle receberam um titulo de Mestre. Não deve ser confundida com o Berklee College of Music, conservatório de música privado, localizado na cidade de Boston.

A Universidade da Califórnia em Los Angeles (em inglês: University of California, Los Angeles, UCLA) é uma universidade americana fundada em 1919 e localizada na região de Westwood, na cidade de Los Angeles, a cerca de 7 km do Oceano Pacífico. Tem o maior campus da Universidade da Califórnia. Possui cerca de 25.000 estudantes de graduação e 11.000 de pós-graduação. Tem como mascote o Bruin Bear e suas cores são o azul e o ouro. A sua biblioteca central possui cerca de 8 milhões de livros, sendo a oitava maior dos Estados Unidos. Desde que a primeira turma se formou, em 1923, a UCLA gerou quatro prêmios Nobel:
- 1990: William Sharpe - Economia;
- 1984: Bruce Merrifield - Química;
- 1951: Glenn Seaborg - Química;
- 1950: Ralph Bunche - Paz.
 
Última edição:
Topo