Portal Chamar Táxi

Cirurgias para perder peso têm impacto nos problemas conjugais

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,519
Gostos Recebidos
1,113
naom_5ac4c38498e9a.jpg


Uma relevante perda de peso, resultante de uma cirurgia plástica como a colocação de uma banda gástrica, tem consequências para a vida do indivíduo que não se cingem de todo ao físico.

Avança a Reuters Health, com base num estudo feito pela Universidade de Gotemburgo, que indivíduos que já foram submetidos a cirurgias para redução de peso, quando num relacionamento, têm maior probabilidade em terminar a relação. Por outro lado, indivíduos que passem pela mesma cirurgia mas estavam solteiros na altura, estão mais propícios a começar uma relação no prazo médio de quatro anos.

Da amostra analisada, que contava com indivíduos que passaram pela cirurgia e indivíduos que não foram submetidos à mesma, passados quatro anos contabilizou-se 21% novos relacionamentos por parte de quem passou pela cirurgia em oposição aos restantes 11%. Passados dez anos, as percentagens aumentaram para 35 e 19%, respetivamente.

Quanto à taxa de separação, foi de 9% após quatro anos feita a cirurgia e de 6% para quem não fez a cirurgia (contabilizados no mesmo período). Numa década após a cirurgia, as percentagens de separação ou divórcio passaram aos valores de 17% e 12%.

O motivo apontado pelos especialistas assenta-se na ideia de que, ao perder peso, os antigos obesos ganham consciência de que ‘é possível’ sair de uma relação onde se é infeliz. Além disso, poderá haver um aumento na tensão entre o casal cuja relação já estava vulnerável.


IN:NM​
 
Topo