Portal Chamar Táxi

CNB estreia três bailados com duas formações musicais em palco

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Dança: CNB estreia três bailados com duas formações musicais em palco, em Abril

Lisboa, 22 Mar (Lusa) - A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia em Abril os bailados "Front Line", "Lento para Quarteto de Cordas" e "Cantata", com a participação ao vivo do Quarteto Vianna da Motta e do Gruppo Musicale Assurd, no Teatro Camões.

De acordo com fonte da CNB, o programa das três coreografias será apresentado entre os dias 03 e 13 de Abril, com os dois agrupamentos musicais em acção nos espectáculos dos dias 03, 04, 05 e 06 de Abril no Teatro Camões, às 16:00 e 21:00.

"Front Line", coreografia de Henri Oguike com música de Dmitri Shostakovich, teve estreia mundial em Birmingham em 2002 pela British Dance Edition, e tem agora estreia em Portugal com remontagem coreográfica de Nuno Silva, desenho de luz de Guy Hoare e figurinos de Liliana Mendonça.

Em estreia mundial, "Lento para Quarteto de Cordas" é uma nova coreografia de Vasco Wellenkamp, com música de Anton Webern (Movimento lento para quarteto de cordas), cenário de Ricardo Vaz, figurinos de Liliana Mendonça e desenho de luz de Vasco Wellenkamp e Cristina Piedade.

Segundo uma nota explicativa do coreógrafo, também director artístico da CNB desde Outubro do ano passado, foram as emoções transmitidas pela música de Anton Webern que o conduziram "à totalidade do acto criativo" deste bailado.

"Viver fisicamente a música pode ser a mais sublime das emoções. Foi o que procurámos movendo-nos dentro do seu canto e das imagens que a dança nos ofereceu", acrescenta.

"Cantata", uma estreia na CNB, com coreografia de Mauro Bigonzetti, remontagem coreográfica de Carlos Prado e arranjo e interpretação musical do Gruppo Musicale Assurd a partir de música original e tradicional do sul de Itália, tem figurinos de Helena de Medeiros e desenho de luz de Carlo Cerri.

Esta coreografia presta homenagem à cultura e tradição musical italianas, utilizando música italiana dos séculos XVIII e XIX, desde as canções de embalar ao salentine pizziche e às serenatas napolitanas.

A CNB apresentará a versão revista por Mauro Bigonzetti para o Aterballetto, depois da estreia mundial no Ballet Gulbenkian, em 2001.

No âmbito das Comemorações dos 200 anos da Chegada da Corte Portuguesa, a CNB apresentará "Pedro e Inês", de Olga Roriz, em Maio e Junho, no Brasil.

AG.

Lusa/Fim
 
Topo