• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Combustíveis: Vem aí mais uma (forte) descida. Saiba quanto vai poupar na próxima semana

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,394
Gostos Recebidos
802
combustiveis1.jpg


Prepare-se: esta vai ser uma semana para ‘correr’ aos postos de combustível – a partir desta segunda-feira os portugueses em geral vão poder sentir um forte alívio na carteira. “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços em 8 cêntimos por litro na gasolina 95 ao passo que o litro de gasóleo deverá recuar 8 cêntimos”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Multinews’.


Já os preços dos postos junto aos hipermercados vão seguir a tendência do mercado, com uma “descida acentuada de 0,0653 euros na gasolina, um tendência replicada no gasóleo, com uma descida acentuada de 0,0761 euros”, avançou outra fonte.


Assim, a partir desta 2ª feira, encher um depósito com 60 litros de gasolina vai custar menos 4,8 euros. Já a fatura para atestar um tanque de gasóleo também vai ficar 4,8 euros mais barata.


Esta será a terceira semana consecutiva de descida no preço do gasolina 95 – passou de 1,824 euros por litro para 1,699 euros: equivale dizer que atestar um depósito com 60 litros ficou 9,3 euros mais barato neste período. Já o gasóleo tem registado uma queda mais impressionante: seis semanas consecutivas de descidas do preço, que passou de 1,959 euros/litro para 1,706 euros, baixando a fatura de um depósito de 60 litros em 15,18 euros.


Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,786 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 1,779 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 22ª posição do ranking europeu.


Segundo dados europeus, o preço do gasóleo como da gasolina 95 em Portugal estão abaixo da média europeia, estabelecida em 1,797 e 1,785, respetivamente.


Até ao final do ano, pelo menos, mantém-se o desconto no imposto sobre os produtos petrolíferos que permite uma redução do preço final “de 32,1 cêntimos por litro de gasóleo e 27,6 cêntimos por litro de gasolina”, segundo informou o Ministério das Finanças.

IN:MULTINWES
 
Topo