• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Começa hoje encontro de tango em Aveiro e Grande Porto

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,004
Gostos Recebidos
363
Começa hoje, terça-feira, o primeiro Porto Tango Tour, encontro que pretende reunir praticantes de tango argentino das regiões de Aveiro e do Grande Porto. São muitas as actividades abertas ao público, numa iniciativa que, até domingo, deverá reunir entre 700 e mil pessoas.


Aveiro recebe o evento apenas hoje, e a primeira actividade é uma tertúlia subordinada ao tema "Tango, a convergência na diversidade". Fernando Leal, da organização, explicou ao JN que, "tal como a ideia do encontro é agregar as pessoas de todos os estilos e correntes de tango argentino", também a tertúlia pretende "debater para onde convergem as pessoas e as diversidades do tango". O debate realiza-se no Hotel Moliceiro, com início às 21 horas.

A partir de amanhã, os "tangueros" reúnem em vários locais do Porto e de Gaia. Decorrendo ao longo de seis dias, o encontro inclui milongas (nome dado aos bailes ou aos locais onde se dança tango argentino), aulas, demonstrações de professores, performances e concertos.

Um dos espectáculos é do grupo As 3 Marias com o convidado especial Sérgio Castro (dos Trabalhadores do Comércio), a realizar amanhã, no espaço Maus Hábitos (Porto), a partir das 22 horas. Privilegiando o tango canção, a banda portuense mistura os recursos clássicos do tango com o flamenco, os boleros e outros estilos.

Também inspirada no tango é a performance de marionetas da autoria de Gilberto Hinça para ver depois de amanhã, no Mitango (Gaia), a partir das 22.30 horas. É mais um espectáculo que "se enquadra no espírito do encontro", acrescenta Fernando Leal. A seguir a esse apontamento, o público poderá assistir a uma exibição de "canyengue", a dança nascida nas periferias de Buenos Aires, nos finais do século XIX, e que é tida como o primeiro estilo de tango. "É o pai antiguinho do tango argentino", diz aquele responsável.

De destacar é ainda a sessão de encerramento, que está marcada para o bar Galeria de Paris (na rua homónima, no Porto), espaço que, praticamente desde o início do ano, acolhe uma milonga todos os domingos. A partir das 21 horas do dia 12, os "tangueros" não vão querer parar.

As pessoas que quiserem participar nas diversas propostas do Porto Tango Tour devem ter em conta o facto de, por exemplo, as aulas terem limite de participantes. E, apesar de todas as actividades serem abertas ao público, apenas a tertúlia de hoje é de acesso grátis.

No sábado, dia 11, celebra-se o Dia Mundial do Tango, data escolhida por ser a do aniversário de nascimento de Carlos Gardel (1890-1935), cantor e compositor tido como a figura mais representativa do tango argentino. Celebrado em toda a América Latina pela divulgação do estilo, Gardel viria a morrer na sequência de um acidente aéreo, durante uma digressão.

JN
 
Topo