• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como É Celebrado O Casamento?

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
IGREJA CATÓLICA

Dominante no Brasil, entre todas as religiões, somente a católica considera o casamento um verdadeiro sacramento, reconhecido como uma graça de Deus. Embora seja previsto que ele se realize somente em igrejas, é possível obter permissão da Cúria para casar em outro local. Durante a cerimônia, o padre solicita bastante a participação do casal, criando vários momentos para fotos. O ritual católico começa com um cortejo dirigindo-se lentamente para o altar, onde os participantes dividem-se em dois grupos: o da família da noiva e o do noivo.

É formal, cerimonioso e a ordem de entrada é a seguinte:
1 O noivo e a mãe
2 A mãe da noiva e o pai do noivo
3 Os padrinhos
4 Damas e pajens ao som de uma música especial
5 A noiva e o seu pai em entrada triunfal. Algumas noivas preferem entrar sozinhas na igreja. Isto não tem o menor problema.
casamento01.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
CASAMENTO JAPONÊS

Metade dos casamentos japoneses ainda é acertado entre famílias. A cerimônia é riquíssima e se transformou num negócio extremamente organizado e profissional.

Entre os japoneses, casar os filhos como manda o figurino significa cumprir um dever de pai. Pode custar entre US$ 50 mil a US$ 500 mil e as famílias costumam economizar a vida inteira para realizar a cerimônia, que lá não se prende necessariamente a uma única religião (predominam o budismo, xintoísmo, catolicismo e ritos filosóficos). A noiva chega a trocar de vestido quatro vezes, o que se reflete na quantidade de fotografias. São os maiores álbuns do planeta, com o triplo de fotos de outros países.
casamento02.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
CASAMENTO JUDAICO

O casamento judeu tem três etapas. Ketubah: o contrato de casamento descrito em hebraico e português. Deve ser assinado pelo noivo e mais duas testemunhas antes da chegada da noiva. Huppah: representa a casa dos noivos.

Na cerimônia, ganha a forma de uma tenda, sob a qual acontece o ritual. Chassns's tisch: uma mesa especial onde se serve bebidas e comidas depois das bênçãos matrimoniais do rabino. Na presença de dez testemunhas masculinas, o vinho e os anéis são abençoados e o casal bebe a primeira taça de vinho.

Os anéis, então, são trocados. Antes de a festa começar, outros rituais são cumpridos.
casamento03.jpg
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
CASAMENTO ORTODOXO

Um dos rituais de casamento mais bonitos que existem, embora sejam poucos no Brasil. A Igreja Ortodoxa vem de uma dissidência dos Católicos Apostólicos Romanos e é dominante nos países da Europa oriental, especialmente entre gregos, árabes, russos e eslavos. Suas liturgias são próximas às do catolicismo, mas o rito bizantino e sua teatralidade superam tudo.

Dependendo de quem celebrar, a cerimônia pode ser em português ou na língua da descendência dos cônjuges. O ritual, bem rígido, não permite alteração nas suas etapas, dai o termo ortodoxo, que significa "conforme a doutrina definida". A cerimônia é dividida em duas partes: a união do casal e a coroação. A disposição no altar é a mesma da igreja Católica.
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
CASAMENTO PROTESTANTE

Os protestantes são, por natureza, muito discretos. As cerimônias são despojadas de pompa, mas em compensação têm muita música, preces de oferenda e leituras. Alguns casais preferem casar na sala do pastor, evitando assim o ambiente de igreja. Neste caso, a noiva geralmente se veste com simplicidade. Mas quando na igreja, o ritual ganha uma maior participação do público.

Durante a cerimônia, alguém da platéia pode ser interpelado pelo pastor. No matrimônio protestante, prevê-se apenas uma madrinha e um padrinho de honra, que têm funções específicas.

A ela cabe segurar o buquê da noiva e a ele, passar as alianças na hora da benção. As famílias dos noivos não ficam no altar na hora da benção. Devem sentar-se nos primeiros bancos, lado a lado, logo atrás da noiva e do noivo. O pai da noiva, depois de entregar a filha no altar, junta-se a eles.
 

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Mensagens
19,102
Gostos Recebidos
2
casamento Indío

Nosso ritual nos dá força


Na nossa luta, nós sempre tivemos a iniciativa do nosso ritual, que é a dança tradicional, cultural, religiosa do nosso povo. E nós, baseado nesse resgate da dança, do nosso ritual, nós começamos a idealizar de que o movimento indígena só iria para frente com o nosso ritual, a nossa dança, onde nós consideramos como um dos pontos mais fortes na nossa luta. Quando estamos tristes, nós dançamos para ficar alegre, se tivermos alegre, nós dançamos para comemorar nossa alegria.

E o ritual sempre foi para nós uma coisa importante. Os nossos troncos antepassados, jamais eles teria reconhecimento de uma festa, um forró, um samba, mas sim, o povo todo sempre comemorava aquela dança.

Também hoje nos temos o casamento que nós mesmo realiza através da nossa dança, através das pessoas responsáveis por esse ritual, que é o Nailton, Maria Muniz, Manezinho e os outros que faz parte dessa equipe de comemoração religiosa. Para fazer um casamento, o padre exige que aquele casal que vai se casar seria de maior, porque ele não podia fazer o casamento de menor. Isso nós considera um desrespeito à nossa cultura, nossa tradição em relação ao casamento, porque o índio casa cedo, até mesmo para evitar de que haja mistura mais do que já aconteceu nas nossas áreas, aqui na nossa área indígena.

Então a gente mesmo somos quem comemora esse casamento religioso e tradicional, considerado como casamento indígena.

Nesse casamento nós temos a oração, temos o incenso e o cachimbo que é para espantar o mal, naquele momento as fumaças incensadas, as fumaças cheirosas, com a resina do jatobá, com a resina da amesca, com o capim de aruanda, com o capim santo, com herva cidreira, entre outras raízes cheirosas que mistura para que seja incensado esse casamento e consagrado, considerado que essa fumaça levou todo o mal. A partir desse momento, nós desenvolvemos nossa oração e comemoramos com a dança, a dança do ritual. Após essa dança do ritual tem a falação de oração pela professora Maria Muniz, e tem a consagração do casamento por Nailton, que foi a pessoa escolhida para ser o orador dessa oração, o realizador desse casamento.

Nessa comemoração do casamento, nós temos também a bebida tradicional, que é uma bebida bem preparada. Ele tem sete apreparo. Nós temos o caldo da cana, que a cana é moída para tirar o caldo, nós temos a mandioca, que botamos para pubar no caldo da cana juntamente com mel de abelha. Isso vai para dentro de um pote e é enterrado por oito dias, e depois desses oito dias ele á arrancado, coado. E temos mais quatro apreparos, que isso é um segredo que nós temos guardado, que até então não fomos autorizados a divulgar esses apreparo que é guardado em segredo. Mas o que mais rende na bebida tradicional seria o caldo da cana, a mandioca e o mel de abelha.

Nós temos um aviso de que só podemos falar tudo em relação à preparação dessa bebida após um encontro de pajé que a gente estamos planejando aqui na nossa área.

Hoje os Pataxó-Hãhãhãe já ocupou aproximadamente quase 16 mil hectares de terra aqui na região, e a gente agradece, a maior parte, é a resistencia de todos, baseado no ritual. Sem o ritual a gente não consegue reagir, resistir a qualquer tipo de pressão.
 
Topo